12804
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - A queima de combustíveis fósseis

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre A queima de combustíveis fósseis

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407 e CIE4_0408. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia. O plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre a queima de combustíveis fósseis. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono abordado no plano CIE4_0408 e que terá continuidade no plano CIE4_04010, ao apresentar ações reflexivas sobre o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em vista que o ser humano interfere diretamente no ciclo.

Materiais necessários para a aula: Manchetes de reportagens (encontradas no material complementar deste plano), cartolina, lápis de grafite, canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, o intuito é, a partir da análise investigativa, que as crianças consigam compreender o significado com clareza.

  • Texto: combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/

  • Poluição por combustíveis fósseis

http://biobras.org.br/portal/?p=1567

  • A história do surgimento do petróleo

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-surgimento-do-petroleo/60520

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte sobre o significado da palavra queima. Questione quais materiais podem ser queimados e se todos reagem da mesma forma no momento da queima. É provável que os alunos digam “madeira” e “plástico”. Lembre-os também do gás de cozinha e enfatize a queima de combustíveis. Questione-os sobre o que são fósseis e sobre o que são combustíveis fósseis. Finalize a discussão relendo o título da aula e questionando sobre o que eles imaginam que será abordado. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento. O objetivo nesta etapa é que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e reflexão.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Pergunte se algum deles sabe a resposta. Em seguida, realize a leitura dos fatos apresentados e levante questionamentos, como:

  • Por que o petróleo é conhecido como ouro negro?
  • Quais são os organismos vivos que transformam os restos de animais e plantas mortas em compostos orgânicos? Como eles são conhecidos?
  • No processo de decomposição, gases são devolvidos para o meio. Quais vocês conhecem? Durante a formação do petróleo, o gás foi liberado?
  • Alguém conhece outro derivado do petróleo?

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Realize a leitura dos fatos sobre o petróleo apresentados neste slide. Em seguida, promova novos questionamentos, como:

  • Alguém já ouviu falar da Petrobras? Onde? O que será que ela é?
  • A extração do petróleo é importante? Por quê?
  • O que acontece se houver vazamento de petróleo no mar?
  • Do que o petróleo é composto? Em que materiais ele pode ser transformado para ser “queimado”? Qual será o gás que ele emite durante a queima?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Pergunte o que são consequências. Você pode utilizar uma ação do dia a dia escolar para exemplificar. Retome o significado da palavra queimar. Aproveite o momento e informe que a queima só ocorre se houver uma energia de ativação (faísca, por exemplo), além do combustível (gasolina, carvão) e do comburente (um gás, normalmente o oxigênio). Pergunte o que são combustíveis fósseis. É provável que alguns alunos indiquem que são a gasolina e o diesel, tendo em vista o fato número dois apresentado no contexto. Enfatize que o gás natural e o carvão também são combustíveis fósseis. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas concepções prévias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as manchetes (esse material está disponível no material complementar deste plano). Caso você tenha interesse em conhecer a reportagem na íntegra, segue o link das matérias.

Manchete 1 - https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,34-dos-paulistanos-querem-limitar-circulacao-de-veiculos-para-diminuir-poluicao-diz-pesquisa,70002348718

Manchete 2 - https://www.akatu.org.br/noticia/emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-35-no-brasil-em-2015/

Manchete 3 - https://www.akatu.org.br/noticia/nova-york-processa-grandes-empresas-de-petroleo-por-danos-causados-pelo-aquecimento-global/

Manchete 4 - https://www.oeco.org.br/noticias/25302-cientistas-fazem-mapeamento-inedito-de-gases-na-atmosfera/

Solicite que os alunos leiam as manchetes, discutam as informações e depois respondam às perguntas sobre cada uma delas. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as interpretações feitas sobre as manchetes. É importante lembrar que a segunda pergunta vem ao encontro da segunda atividade proposta, no intuito de auxiliá-la. Determine 10 minutos, em média, para esta atividade. Solicite que cada aluno escolha uma das manchetes. Na sequência, peça para que formem novos grupos a partir das manchetes escolhidas, que leiam suas respostas e conversem sobre elas. Caso haja alguma divergência de resposta, é preciso acompanhar a troca de ideias entre os alunos e realizar questionamentos que ativem conceitos anteriormente desenvolvidos ou verificar se a linha de pensamento segue a mesma dinâmica.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Diga aos alunos que vocês irão realizar uma campanha para conscientizar a população sobre os efeitos que a queima dos combustíveis fósseis causa no planeta. Explique que eles precisam elaborar um slogan utilizando a manchete escolhida, que tenha como foco minimizar o efeito daquela ação. Explique que um slogan é uma frase curta e simples, mas fácil de ser lembrada. Utilize alguma campanha publicitária para exemplificar (Exemplo: “Amo muito tudo isso”, do McDonald’s e “A gente se liga em você”, da Rede Globo”). Peça que utilizem a resposta da pergunta número 2 como base para criar a frase. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os slogans criados. Realize a correção de possíveis palavras erradas, incentive alguma alteração (se for o caso) e intervenha em algum grupo que apresente divergências. Estabeleça ações reflexivas para que a medida alternativa da ação na manchete esteja presente na frase elaborada. Entregue a cartolina, as canetinhas hidrocor, o lápis de cor e/ou o giz de cera para que o grupo faça um cartaz com o slogan. Terminada esta atividade, proponha aos alunos a apresentação do material confeccionado.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Retome a questão disparadora e, juntamente com os alunos, realize os registros no quadro. Para cada retângulo a ser preenchido, utilize uma das perguntas a seguir como apoio:

1. Os gases emitidos pelos automóveis são compostos por um elemento muito importante para a continuidade da vida. Qual elemento é este? Qual a primeira consequência da queima dos combustíveis fósseis?

Espera-se que os alunos respondam que o carbono é primordial para a vida dos seres vivos, haja vista a elaboração conceitual do ciclo do carbono, em aula anterior. A primeira consequência refere-se à emissão de gases poluentes na atmosfera, causando a poluição do ar.

2. A emissão de gases prejudica a atmosfera? De que forma? Qual a segunda consequência da queima de combustíveis fósseis?

Provavelmente os alunos responderão que sim, tendo em vista as notícias abordadas nas manchetes. Saliente a questão da poluição atmosférica provocada pela emissão de gases dos automóveis e das indústrias que queimam carvão. A segunda consequência é o efeito estufa em desequilíbrio.

3. As empresas citadas na manchete 3 causam danos à atmosfera através da emissão de gases. O que elas costumam queimar? Qual a terceira consequência da queima de combustíveis fósseis?

Nessa questão, espera-se que os alunos digam que são os combustíveis fósseis. Sendo assim, informe que boa parte das indústrias queima carvão. A terceira resposta refere-se ao aquecimento global.

4. O que a queima de combustíveis fósseis provoca na atmosfera? Isso ocorre por quê? Com esse fator o planeta está em equilíbrio ou desequilíbrio? Qual a quarta consequência da queima de combustíveis fósseis?

É preciso refletir com os alunos que a alta taxa de emissão do gás carbônico na atmosfera está provocando várias transformações na atmosfera, como a poluição, ocasionando o desequilíbrio no planeta. É importante retomar o ciclo do carbono e destacar que ele ocorre naturalmente, permitindo a vida na Terra. Saliente que, ao promover a queima dos combustíveis fósseis de forma desenfreada, o homem se responsabiliza pelas altas concentrações de gás carbônico na atmosfera. A consequência da resposta quatro é mudanças climáticas. Relembre que, entre as mudanças climáticas, há o aumento da temperatura, que causa o degelo e ocasiona problemas ambientais nos mares, por exemplo. Este problema acaba afetando os corais e, consequentemente, a cadeia alimentar marinha.

Vale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico e que o professor deve estar atento à forma como os alunos elaborarão as respostas. A redação deve estar de acordo com a linguagem utilizada pelas crianças, garantindo que não recaia em nenhum erro conceitual.

Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, seguem links de vídeos e de uma experiência sobre poluição do ar, para complementar a aula.

O caminho do petróleo (2:06) - https://www.youtube.com/watch?v=a2ObyRy9dG8

De onde vem o plástico? (4:03) - https://www.youtube.com/watch?v=uV0R0f1sy4Q&t=3s

O petróleo e sua origem (2:54) - https://www.youtube.com/watch?v=GkGdPCMpMqU

Experiência: Poluição atmosférica - https://www.smartkids.com.br/atividade/poluicao-experiencia

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior aos planos CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406, CIE4_0407 e CIE4_0408. Vale salientar que a habilidade relacionada ao plano refere-se ao ciclo da matéria e ao fluxo de energia. O plano apresentado traz uma análise reflexiva sobre a queima de combustíveis fósseis. Essa questão apresenta um contínuo pensar sobre o ciclo do carbono abordado no plano CIE4_0408 e que terá continuidade no plano CIE4_04010, ao apresentar ações reflexivas sobre o efeito estufa e o aquecimento global, tendo em vista que o ser humano interfere diretamente no ciclo.

Materiais necessários para a aula: Manchetes de reportagens (encontradas no material complementar deste plano), cartolina, lápis de grafite, canetinhas hidrocor, lápis de cor, giz de cera.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor. Não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, o intuito é, a partir da análise investigativa, que as crianças consigam compreender o significado com clareza.

  • Texto: combustíveis fósseis: por que eles prejudicam o meio ambiente?

http://www.bioblog.com.br/combustiveis-fosseis-por-que-eles-prejudicam-o-meio-ambiente/

  • Poluição por combustíveis fósseis

http://biobras.org.br/portal/?p=1567

  • A história do surgimento do petróleo

https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/a-historia-do-surgimento-do-petroleo/60520

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte sobre o significado da palavra queima. Questione quais materiais podem ser queimados e se todos reagem da mesma forma no momento da queima. É provável que os alunos digam “madeira” e “plástico”. Lembre-os também do gás de cozinha e enfatize a queima de combustíveis. Questione-os sobre o que são fósseis e sobre o que são combustíveis fósseis. Finalize a discussão relendo o título da aula e questionando sobre o que eles imaginam que será abordado. É importante salientar que os questionamentos desta seção não têm como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento. O objetivo nesta etapa é que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e reflexão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Pergunte se algum deles sabe a resposta. Em seguida, realize a leitura dos fatos apresentados e levante questionamentos, como:

  • Por que o petróleo é conhecido como ouro negro?
  • Quais são os organismos vivos que transformam os restos de animais e plantas mortas em compostos orgânicos? Como eles são conhecidos?
  • No processo de decomposição, gases são devolvidos para o meio. Quais vocês conhecem? Durante a formação do petróleo, o gás foi liberado?
  • Alguém conhece outro derivado do petróleo?
Slide Plano Aula

Orientações: Realize a leitura dos fatos sobre o petróleo apresentados neste slide. Em seguida, promova novos questionamentos, como:

  • Alguém já ouviu falar da Petrobras? Onde? O que será que ela é?
  • A extração do petróleo é importante? Por quê?
  • O que acontece se houver vazamento de petróleo no mar?
  • Do que o petróleo é composto? Em que materiais ele pode ser transformado para ser “queimado”? Qual será o gás que ele emite durante a queima?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos preestabelecidos para os alunos, mas sim de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Pergunte o que são consequências. Você pode utilizar uma ação do dia a dia escolar para exemplificar. Retome o significado da palavra queimar. Aproveite o momento e informe que a queima só ocorre se houver uma energia de ativação (faísca, por exemplo), além do combustível (gasolina, carvão) e do comburente (um gás, normalmente o oxigênio). Pergunte o que são combustíveis fósseis. É provável que alguns alunos indiquem que são a gasolina e o diesel, tendo em vista o fato número dois apresentado no contexto. Enfatize que o gás natural e o carvão também são combustíveis fósseis. Permita que os alunos digam suas percepções, possibilitando a troca de informações e verificando quais suas concepções prévias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em grupos de quatro alunos. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as manchetes (esse material está disponível no material complementar deste plano). Caso você tenha interesse em conhecer a reportagem na íntegra, segue o link das matérias.

Manchete 1 - https://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,34-dos-paulistanos-querem-limitar-circulacao-de-veiculos-para-diminuir-poluicao-diz-pesquisa,70002348718

Manchete 2 - https://www.akatu.org.br/noticia/emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-aumentaram-35-no-brasil-em-2015/

Manchete 3 - https://www.akatu.org.br/noticia/nova-york-processa-grandes-empresas-de-petroleo-por-danos-causados-pelo-aquecimento-global/

Manchete 4 - https://www.oeco.org.br/noticias/25302-cientistas-fazem-mapeamento-inedito-de-gases-na-atmosfera/

Solicite que os alunos leiam as manchetes, discutam as informações e depois respondam às perguntas sobre cada uma delas. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as interpretações feitas sobre as manchetes. É importante lembrar que a segunda pergunta vem ao encontro da segunda atividade proposta, no intuito de auxiliá-la. Determine 10 minutos, em média, para esta atividade. Solicite que cada aluno escolha uma das manchetes. Na sequência, peça para que formem novos grupos a partir das manchetes escolhidas, que leiam suas respostas e conversem sobre elas. Caso haja alguma divergência de resposta, é preciso acompanhar a troca de ideias entre os alunos e realizar questionamentos que ativem conceitos anteriormente desenvolvidos ou verificar se a linha de pensamento segue a mesma dinâmica.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. Diga aos alunos que vocês irão realizar uma campanha para conscientizar a população sobre os efeitos que a queima dos combustíveis fósseis causa no planeta. Explique que eles precisam elaborar um slogan utilizando a manchete escolhida, que tenha como foco minimizar o efeito daquela ação. Explique que um slogan é uma frase curta e simples, mas fácil de ser lembrada. Utilize alguma campanha publicitária para exemplificar (Exemplo: “Amo muito tudo isso”, do McDonald’s e “A gente se liga em você”, da Rede Globo”). Peça que utilizem a resposta da pergunta número 2 como base para criar a frase. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os slogans criados. Realize a correção de possíveis palavras erradas, incentive alguma alteração (se for o caso) e intervenha em algum grupo que apresente divergências. Estabeleça ações reflexivas para que a medida alternativa da ação na manchete esteja presente na frase elaborada. Entregue a cartolina, as canetinhas hidrocor, o lápis de cor e/ou o giz de cera para que o grupo faça um cartaz com o slogan. Terminada esta atividade, proponha aos alunos a apresentação do material confeccionado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Retome a questão disparadora e, juntamente com os alunos, realize os registros no quadro. Para cada retângulo a ser preenchido, utilize uma das perguntas a seguir como apoio:

1. Os gases emitidos pelos automóveis são compostos por um elemento muito importante para a continuidade da vida. Qual elemento é este? Qual a primeira consequência da queima dos combustíveis fósseis?

Espera-se que os alunos respondam que o carbono é primordial para a vida dos seres vivos, haja vista a elaboração conceitual do ciclo do carbono, em aula anterior. A primeira consequência refere-se à emissão de gases poluentes na atmosfera, causando a poluição do ar.

2. A emissão de gases prejudica a atmosfera? De que forma? Qual a segunda consequência da queima de combustíveis fósseis?

Provavelmente os alunos responderão que sim, tendo em vista as notícias abordadas nas manchetes. Saliente a questão da poluição atmosférica provocada pela emissão de gases dos automóveis e das indústrias que queimam carvão. A segunda consequência é o efeito estufa em desequilíbrio.

3. As empresas citadas na manchete 3 causam danos à atmosfera através da emissão de gases. O que elas costumam queimar? Qual a terceira consequência da queima de combustíveis fósseis?

Nessa questão, espera-se que os alunos digam que são os combustíveis fósseis. Sendo assim, informe que boa parte das indústrias queima carvão. A terceira resposta refere-se ao aquecimento global.

4. O que a queima de combustíveis fósseis provoca na atmosfera? Isso ocorre por quê? Com esse fator o planeta está em equilíbrio ou desequilíbrio? Qual a quarta consequência da queima de combustíveis fósseis?

É preciso refletir com os alunos que a alta taxa de emissão do gás carbônico na atmosfera está provocando várias transformações na atmosfera, como a poluição, ocasionando o desequilíbrio no planeta. É importante retomar o ciclo do carbono e destacar que ele ocorre naturalmente, permitindo a vida na Terra. Saliente que, ao promover a queima dos combustíveis fósseis de forma desenfreada, o homem se responsabiliza pelas altas concentrações de gás carbônico na atmosfera. A consequência da resposta quatro é mudanças climáticas. Relembre que, entre as mudanças climáticas, há o aumento da temperatura, que causa o degelo e ocasiona problemas ambientais nos mares, por exemplo. Este problema acaba afetando os corais e, consequentemente, a cadeia alimentar marinha.

Vale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico e que o professor deve estar atento à forma como os alunos elaborarão as respostas. A redação deve estar de acordo com a linguagem utilizada pelas crianças, garantindo que não recaia em nenhum erro conceitual.

Como sugestão, caso haja tempo hábil ou para uma próxima aula, seguem links de vídeos e de uma experiência sobre poluição do ar, para complementar a aula.

O caminho do petróleo (2:06) - https://www.youtube.com/watch?v=a2ObyRy9dG8

De onde vem o plástico? (4:03) - https://www.youtube.com/watch?v=uV0R0f1sy4Q&t=3s

O petróleo e sua origem (2:54) - https://www.youtube.com/watch?v=GkGdPCMpMqU

Experiência: Poluição atmosférica - https://www.smartkids.com.br/atividade/poluicao-experiencia

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano