Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.
Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete os slides de contextualização, faça as leituras dos textos com as crianças e levante os questionamentos sugeridos. Em seguida, apresente a “pergunta disparadora” e retome os conceitos relacionados a cadeia alimentar, trabalhados anteriormente com os alunos.
Mão na massa
Adapte todos os kits disponíveis na aba “materiais e atividades” em forma de documento colaborativo do tipo Apresentações. As crianças podem editar esses arquivos e trabalhar de forma síncrona com outros colegas em uma sala virtual criada por você. Verifique o que foi desenvolvido da atividade enquanto os alunos estão trabalhando em grupo. Na sequência, projete a tabela disponível no slide 6, para avaliar as respostas deles.
Sistematização
Projete o esquema do slide 7 e preencha a tabela, juntamente com os alunos. Aproveite o momento para realizar questionamentos, como:
- O carbono que fica na matéria orgânica é eliminado por quais seres vivos? De que forma?
Siga as orientações dos slides seguintes e compartilhe os vídeos complementares com a turma.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE4_04V&E08
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
AULA 09
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes