12803
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Cadeia alimentar: a vida na Terra e a necessidade do carbono

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406 e CIE4_0407.

Materiais necessários para a aula: Esquema e imagens que integram a sua representação (encontradas no material complementar deste plano). Caso não seja possível a impressão do material, você poderá solicitar o desenho das imagens ou a escrita das palavras em retângulos, que podem posteriormente ser recortados.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

  • Texto: A importância do carbono para manutenção da vida na Terra

https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/1199-a-importancia-do-carbono-para-manutencao-da-vida-na-terra

  • Carbono

https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/

http://elementos-quimicos.info/elementos-quimicos/carbono.html

  • Ciclo do carbono

https://www.significados.com.br/ciclo-do-carbono/

  • Decomposição

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

  • Como surgiram os refrigerantes

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-os-refrigerantes/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por cadeia alimentar. Provavelmente, os alunos já terão o conceito pré-estabelecido, tendo em vista as aulas trabalhadas anteriormente. Portanto, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Na sequência, pergunte sobre a relação da cadeia alimentar com a vida na Terra. Questione o significado da palavra necessidade e aborde a palavra carbono, questionando se os alunos já ouviram falar dela. Possivelmente, algum aluno lembre do gás carbônico ou do papel carbono. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que eles acreditam que será tratado nesta aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Questione os alunos se algum deles sabe a resposta. Como sugestão, você pode solicitar que eles escrevam uma possível resposta, mas lembre-se de não mostrar o texto. Em seguida, realize a leitura do texto e levante questionamentos, como:

  • Alguém conhecia a história do refrigerante e nome do gás que é colocado nele?
  • Esse gás pode ser encontrado em outro local? Onde?
  • Quem, na natureza, utiliza o gás carbônico? Para quê?
  • O refrigerante faz bem para a saúde? Por quê?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da "Questão disparadora" para os alunos. Pergunte onde podemos encontrar o carbono. Provavelmente, os alunos dirão que ele está presente no gás carbônico. Aproveite o momento e informe que o carbono está presente no diamante, no grafite, no petróleo e no organismo dos seres vivos. Solicite aos alunos o significado da palavra continuidade e quais são os seres vivos que existem no planeta. Questione quais são as condições necessárias para a vida e mencione o processo da cadeia alimentar, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Questione aos alunos o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias dos alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as imagens recortadas e os cartões informativos (esse material está disponível no material complementar deste plano). As imagens a serem montadas são: vegetais (árvores/plantas), seres vivos (chimpanzé) e bactérias/fungos. Solicite que os alunos montem as imagens. Salienta-se a possibilidade de colá-las em papel sulfite para que fiquem fixas e não desmontem mais. Peça para que leiam os cartões de informação e discutam as informações, determinando a qual imagem pertence. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias sobre a colocação dos cartões. Solicite, então, que as duplas se juntem à outra dupla para conferirem se os cartões estão na mesma figura. Caso haja alguma divergência, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. O quadro está disponível no material complementar do plano, contudo pode ser passado no quadro. Solicite aos alunos que observem as imagens e releiam as informações sobre elas. Peça para que preencham o quadro utilizando o material disponível e a troca de opiniões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas.

As respostas esperadas são: fotossíntese (absorvido); alimentação de nível para nível e decomposição dos seres vivos com resíduos para o solo (movimento do carbono) e respiração dos seres vivos e liberação de gás na decomposição dos seres vivos (devolvido). Terminada essa atividade, proponha aos alunos a organização de um semicírculo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Entregue o esquema a ser preenchido (encontra-se no material de apoio do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela. Aproveite o momento do preenchimento para realizar questionamentos, como: "O carbono que fica na matéria orgânica é eliminado por quais seres vivos? De que forma?"

Nesse momento, o alunos precisam apontar que no solo vivem os decompositores que usam a matéria orgânica para se alimentar e o carbono volta para a atmosfera no gás carbônico eliminado na respiração celular. ale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico. Na sequência, retorne à questão disparadora e verifique com os alunos se realmente houve a compreensão da necessidade do carbono para os seres vivos. Salienta-se que o carbono é encontrado na atmosfera e na hidrosfera em forma de gás carbônico e outros gases, além de estar presente na constituição dos seres vivos. O gás carbônico é utilizado no processo de fotossíntese e posteriormente é devolvido ao meio ambiente pela respiração dos organismos vivos. Portanto, o carbono é extremamente necessário para os seres vivos e o seu ciclo permite a continuidade da vida.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. A legenda apresentada neste slide está junto ao esquema a ser preenchido (encontra-se no material complementar do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela e a legenda. Ao observar o esquema, nota-se que o número 1 corresponde à seta com tracejado que representa o gás carbônico sendo absorvido da atmosfera pelos produtores, representados na imagem dos vegetais. Na sequência, o número 2, que corresponde à seta contínua, representa o gás carbônico sendo devolvido ao meio através da respiração dos vegetais e animais. O número 3, indicado pela seta pontilhada, representa o movimento do carbono na cadeia alimentar, através da alimentação e posteriormente pela decomposição, ao devolver o carbono para o solo que retornará ao produtores e também para o ambiente por meio da respiração dos decompositores. As letras A, B e C representam respectivamente os produtores, os consumidores e os decompositores, ou seja, os níveis tróficos na cadeia alimentar, que deverão ser preenchidos no esquema. Para finalizar a legenda, as chaves significa os seres vivos que serão decompostos. Vale salientar a necessidade de observar constantemente a indicação das setas, além de retomar o quadro preenchido anteriormente.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique com eles se a construção do esquema está correto. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula, como curiosidade.

Pílulas de Ciência: O gás nos refrigerantes (2:39) - https://www.youtube.com/watch?v=5bESwEa7CBw

A natureza está falando - Gilberto Gil é o Solo (1:25) - https://www.youtube.com/watch?v=NZfHmoroHD0&index=11&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE4_0401, CIE4_0402, CIE4_0403, CIE4_0404, CIE4_0405, CIE4_0406 e CIE4_0407.

Materiais necessários para a aula: Esquema e imagens que integram a sua representação (encontradas no material complementar deste plano). Caso não seja possível a impressão do material, você poderá solicitar o desenho das imagens ou a escrita das palavras em retângulos, que podem posteriormente ser recortados.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para o seu aproveitamento, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significamente.

  • Texto: A importância do carbono para manutenção da vida na Terra

https://www.greenme.com.br/informar-se/ambiente/1199-a-importancia-do-carbono-para-manutencao-da-vida-na-terra

  • Carbono

https://www.infoescola.com/elementos-quimicos/carbono/

http://elementos-quimicos.info/elementos-quimicos/carbono.html

  • Ciclo do carbono

https://www.significados.com.br/ciclo-do-carbono/

  • Decomposição

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/decomposicao.htm

  • Como surgiram os refrigerantes

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgiram-os-refrigerantes/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Pergunte o que eles entendem por cadeia alimentar. Provavelmente, os alunos já terão o conceito pré-estabelecido, tendo em vista as aulas trabalhadas anteriormente. Portanto, os alunos poderão apresentar a concepção de cadeia alimentar como um processo de transferência de matéria e energia entre os seres vivos por meio da alimentação. Na sequência, pergunte sobre a relação da cadeia alimentar com a vida na Terra. Questione o significado da palavra necessidade e aborde a palavra carbono, questionando se os alunos já ouviram falar dela. Possivelmente, algum aluno lembre do gás carbônico ou do papel carbono. Finalize a discussão relendo o título da aula e indagando sobre o que eles acreditam que será tratado nesta aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta inicial deste slide para os alunos. Questione os alunos se algum deles sabe a resposta. Como sugestão, você pode solicitar que eles escrevam uma possível resposta, mas lembre-se de não mostrar o texto. Em seguida, realize a leitura do texto e levante questionamentos, como:

  • Alguém conhecia a história do refrigerante e nome do gás que é colocado nele?
  • Esse gás pode ser encontrado em outro local? Onde?
  • Quem, na natureza, utiliza o gás carbônico? Para quê?
  • O refrigerante faz bem para a saúde? Por quê?

Essas questões devem introduzir a discussão desta aula. Este não é o momento de trazer conceitos pré estabelecidos para os alunos, mas sim, de envolvê-los na temática, estimulando a participação de todos e descobrindo quais conhecimentos prévios eles trazem consigo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a pergunta da "Questão disparadora" para os alunos. Pergunte onde podemos encontrar o carbono. Provavelmente, os alunos dirão que ele está presente no gás carbônico. Aproveite o momento e informe que o carbono está presente no diamante, no grafite, no petróleo e no organismo dos seres vivos. Solicite aos alunos o significado da palavra continuidade e quais são os seres vivos que existem no planeta. Questione quais são as condições necessárias para a vida e mencione o processo da cadeia alimentar, ou seja, relembre os níveis tróficos da cadeia alimentar (produtores, consumidores, decompositores) e, ainda, o que é uma cadeia alimentar em equilíbrio e desequilíbrio. Vale salientar que tais conceitos foram apresentados em aulas anteriores e, neste momento, já devem ter sido compreendidos. Todavia, caso haja alguma dúvida, retome os conceitos. Questione aos alunos o que acontece com a energia transferida de nível trófico para nível trófico. Permita que os alunos digam suas percepções mediante a pergunta, possibilitando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 24 minutos

Orientações: Solicite que as crianças se organizem em duplas. Leia ou projete para os alunos as orientações. Entregue para cada grupo as imagens recortadas e os cartões informativos (esse material está disponível no material complementar deste plano). As imagens a serem montadas são: vegetais (árvores/plantas), seres vivos (chimpanzé) e bactérias/fungos. Solicite que os alunos montem as imagens. Salienta-se a possibilidade de colá-las em papel sulfite para que fiquem fixas e não desmontem mais. Peça para que leiam os cartões de informação e discutam as informações, determinando a qual imagem pertence. Nesse momento, ande pela sala e verifique quais são as ideias sobre a colocação dos cartões. Solicite, então, que as duplas se juntem à outra dupla para conferirem se os cartões estão na mesma figura. Caso haja alguma divergência, é preciso acompanhar a troca de ideias e realizar questionamentos que ativem conceitos pré-elaborados.

Slide Plano Aula

Orientações: Leia ou projete a sequência da atividade para os alunos. O quadro está disponível no material complementar do plano, contudo pode ser passado no quadro. Solicite aos alunos que observem as imagens e releiam as informações sobre elas. Peça para que preencham o quadro utilizando o material disponível e a troca de opiniões. Caminhe entre os grupos, auxiliando e ouvindo os argumentos que são utilizados pelos alunos para determinar as respostas, e, se for o caso, intervenha em algum grupo que apresente divergências, estabelecendo ações reflexivas.

As respostas esperadas são: fotossíntese (absorvido); alimentação de nível para nível e decomposição dos seres vivos com resíduos para o solo (movimento do carbono) e respiração dos seres vivos e liberação de gás na decomposição dos seres vivos (devolvido). Terminada essa atividade, proponha aos alunos a organização de um semicírculo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. Entregue o esquema a ser preenchido (encontra-se no material de apoio do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela. Aproveite o momento do preenchimento para realizar questionamentos, como: "O carbono que fica na matéria orgânica é eliminado por quais seres vivos? De que forma?"

Nesse momento, o alunos precisam apontar que no solo vivem os decompositores que usam a matéria orgânica para se alimentar e o carbono volta para a atmosfera no gás carbônico eliminado na respiração celular. ale salientar que os questionamentos servirão de base para a construção do conhecimento científico. Na sequência, retorne à questão disparadora e verifique com os alunos se realmente houve a compreensão da necessidade do carbono para os seres vivos. Salienta-se que o carbono é encontrado na atmosfera e na hidrosfera em forma de gás carbônico e outros gases, além de estar presente na constituição dos seres vivos. O gás carbônico é utilizado no processo de fotossíntese e posteriormente é devolvido ao meio ambiente pela respiração dos organismos vivos. Portanto, o carbono é extremamente necessário para os seres vivos e o seu ciclo permite a continuidade da vida.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide ou realize a leitura da atividade para os alunos. A legenda apresentada neste slide está junto ao esquema a ser preenchido (encontra-se no material complementar do plano). Juntamente com os alunos, preencha a tabela e a legenda. Ao observar o esquema, nota-se que o número 1 corresponde à seta com tracejado que representa o gás carbônico sendo absorvido da atmosfera pelos produtores, representados na imagem dos vegetais. Na sequência, o número 2, que corresponde à seta contínua, representa o gás carbônico sendo devolvido ao meio através da respiração dos vegetais e animais. O número 3, indicado pela seta pontilhada, representa o movimento do carbono na cadeia alimentar, através da alimentação e posteriormente pela decomposição, ao devolver o carbono para o solo que retornará ao produtores e também para o ambiente por meio da respiração dos decompositores. As letras A, B e C representam respectivamente os produtores, os consumidores e os decompositores, ou seja, os níveis tróficos na cadeia alimentar, que deverão ser preenchidos no esquema. Para finalizar a legenda, as chaves significa os seres vivos que serão decompostos. Vale salientar a necessidade de observar constantemente a indicação das setas, além de retomar o quadro preenchido anteriormente.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o slide para os alunos. Em seguida, verifique com eles se a construção do esquema está correto. Como sugestão, caso haja tempo hábil, ou para uma próxima aula, segue o link de um vídeo, para complementar a aula, como curiosidade.

Pílulas de Ciência: O gás nos refrigerantes (2:39) - https://www.youtube.com/watch?v=5bESwEa7CBw

A natureza está falando - Gilberto Gil é o Solo (1:25) - https://www.youtube.com/watch?v=NZfHmoroHD0&index=11&list=PLX05YXpz2n2gAmYwYsBM8wQNDmD_cKReu

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano