12802
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Pirâmide ecológica de energia: o fluxo de energia nas cadeias alimentares

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lenira Tamanini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações ou Docs.
- Apresentação de slides: Google apresentações.

Contexto e questão disparadora
Apresente o contexto da aula através de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet. Projete as imagens do slide 3 e provoque o grupo com as perguntas propostas. Apresente a “questão disparadora” e deixe a turma discutir as ideias antes de avançar para a próxima etapa.

Mão na massa
Divida a turma em salas/grupos menores e projete as orientações da atividade para todos. Adapte o material disponível na aba “materiais e atividades” em um documento colaborativo do tipo Apresentações. Desse modo, os grupos podem arrastar as imagens embaralhadas no documento em branco, para preencher as lacunas da pirâmide ecológica, fazer anotações, edição de cores etc.

Siga as orientações do slide 5 e viabilize a mudança de grupos para que as crianças confiram as pirâmides dos outros colegas. Finalize a etapa “mão na massa” de acordo com o slide 6.

Sistematização
Projete os slides 7 e 8 durante a sistematização e aproveite o momento para realizar os questionamentos propostos aos alunos. Finalize a aula com o vídeo completar sugerido.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças no acesso às plataformas digitais para a aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE4_04V&E07

(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares simples, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.

(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 4º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas