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Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação por baixas temperaturas

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Transformação por baixas temperaturas

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula trabalharemos com um experimento simples, de resfriamento e congelamento pela temperatura, para descobrir o que aconteceu com o suco de frutas. Importante saber que para ser congelado o líquido precisa estar numa temperatura abaixo de 0°C, durante um período de aproximadamente 4 horas para efetivar o congelamento. Por isso, a finalização desta aula acontecerá no dia seguinte, mas você poderá analisar com seus alunos todos estes aspectos de transformação do estado líquido para o sólido.

Materiais necessários para a aula: Duas mangas grandes (dependendo do tamanho da turma, use mais mangas).

  • Liquidificador.
  • Água gelada.
  • 2 a 3 colheres de açúcar.
  • Uma jarra para colocar o suco.
  • 2 forminhas de gelo ou de picolé.
  • Palitos de picolé.
  • Refrigerador com freezer para congelar.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia a situação-problema para os alunos, de forma que desperte a curiosidade sobre o que aconteceu com o suco. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês imaginam que aconteceu com o suco da Fernanda?
  • Por que isso aconteceu? Quais as causas?
  • Vocês já viram isso acontecer na casa de vocês?

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar: “Hoje faremos uma atividade para descobrir as mudanças que podem acontecer em alguns materiais, como os alimentos, em especial, o suco”.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material líquido, que é o suco, pode ser transformado, modificando sua forma e textura.

Os alunos podem falar da aula anterior, citando a transformação ocorrida pela ação do calor. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui, desta vez usando a temperatura com o resfriamento.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://sentavemhistoria.wordpress.com/2016/01/20/8-receitas-de-picoles-caseiros-e-saudaveis-para-alegrar-as-criancas-neste-verao/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo receberá uma tarefa, pois trabalharão com elementos diferentes no preparo da atividade.
Desta forma, poderão avaliar a influência da temperatura no congelamento.

Traga a manga, de preferência já cortada em cubinhos, desta forma facilitará o manuseio e evitará o uso da faca em sala de aula.

O primeiro grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem alguns cubinhos de manga no liquidificador, junto com aproximadamente dois copos de água gelada. É importante que cada aluno, dentro do grupo, exerça uma função na execução do suco.

Peça para que outro aluno adicione o açúcar, duas colheres em média, já é suficiente. Feita esta etapa, deverão fechar a tampa, ligar o liquidificador e deixar bater por 2 a 3 minutos, para que não fiquem pedacinhos de manga no suco. Ao terminar, peça ao grupo que reserve o suco dentro da jarra e depois despeje dentro da primeira forminha, que poderá ser de gelo ou de picolé.

Colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O grupo 1 colocará sua forminha com suco no congelador.

O segundo grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem apenas os cubinhos de manga no liquidificador. O grupo 2 fará sua atividade sem utilizar água. Colocarão no liquidificador apenas a fruta picada e deixarão bater por alguns minutos até que se dissolva. Retire a fruta batida e peça aos alunos que despejem na forminha. Este tipo de suco ficará com uma textura diferente, bem mais grosso, pois não possui adição de água. Permita que seus alunos percebam estas características diferentes entre o suco do primeiro grupo e o suco deles.

Identifique cada forma de gelo ou de picolé com o nome do grupo e a forma como foi feito, se utilizou água e a quantidade de fruta. Os alunos colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O terceiro grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem alguns cubinhos da fruta dentro do liquidificador. Outro aluno colocará aproximadamente três copos de água. Deixe bater por alguns segundos e em seguida permita que eles coloquem a mistura nas forminhas de gelo ou picolé. A intenção é que percebam uma maior quantidade de água para intensificar a medição do tempo de congelamento. Colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O quarto grupo deverá preparar o suco da mesma forma que o primeiro grupo, porém será o único grupo que não colocará sua forminha no congelador, e sim apenas na geladeira para “resfriar”.

Os grupos 1, 2 e 3 colocarão sua forminha com suco no congelador.

O grupo 4 apenas na geladeira, para que este apenas se resfrie e não congele.

Estabeleceremos, com isso, uma comparação entre as forminhas, a que for submetida a uma temperatura baixa e outras a uma temperatura extremamente baixa.

Importante que fiquem até o dia seguinte na geladeira, para que o suco endureça de fato. No dia seguinte retome as investigações e as observações feitas.

Você poderá utilizar outras frutas de sua preferência ou da preferência de seus alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: No dia seguinte, ao retirar as forminhas da geladeira, converse com a turma sobre o que aconteceu. Compare as quatro forminhas e faça perguntas do tipo:

O que aconteceu com o suco do grupo 1? E com o do grupo 2?

Por que o suco do grupo 1 endureceu e do grupo 4, não?

Se ambos estavam na “geladeira”, por que apenas os sucos dos grupos 1, 2 e 3 endureceram?

Que fator foi determinante para que os grupos não tivessem um resultado igual?

O que aconteceu com os sucos do grupo 3 e 4?

A fruta endurece/congela em baixas temperaturas?

Em qual destes sucos não foi utilizada água? Quais características podemos observar na forminha do grupo que não utilizou água? E da que utilizou mais água do que fruta?

Professor, neste caso é importante que seus alunos compreendam que tudo se deve às diferentes temperaturas a que as forminhas com suco foram expostas. Que fique bem claro para eles que a temperatura foi o agente transformador do material líquido (o suco).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Sistematize o experimento estabelecendo uma tabela comparativa entre o suco que congelou e o que não congelou, descrevendo o porquê. Sinalize aos grupos sobre a quantidade de água que cada um utilizou e compare com o tempo de congelamento. Permita que seus alunos pensem sobre as características observadas do suco que não utilizou água e do que tinha mais água do que fruta.

Volte à Questão disparadora e peça para que os alunos a respondam, com base no que vivenciaram. Monte um cartaz ilustrativo com a tabela, para que fique exposto em sala. Desta maneira, os alunos constantemente recordarão, de forma recorrente, os estudos realizados sobre este assunto ao longo dos meses.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, mencione que este tipo de transformação se deve às diferentes temperaturas a que as forminhas com suco foram expostas. A temperatura foi o agente transformador do material líquido (o suco). Utilize, também, o registro final na tabela para
compor a finalização de sua aula. Não deixe de saborear com seus alunos ao finalizar a aula, os sucos congelados.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula trabalharemos com um experimento simples, de resfriamento e congelamento pela temperatura, para descobrir o que aconteceu com o suco de frutas. Importante saber que para ser congelado o líquido precisa estar numa temperatura abaixo de 0°C, durante um período de aproximadamente 4 horas para efetivar o congelamento. Por isso, a finalização desta aula acontecerá no dia seguinte, mas você poderá analisar com seus alunos todos estes aspectos de transformação do estado líquido para o sólido.

Materiais necessários para a aula: Duas mangas grandes (dependendo do tamanho da turma, use mais mangas).

  • Liquidificador.
  • Água gelada.
  • 2 a 3 colheres de açúcar.
  • Uma jarra para colocar o suco.
  • 2 forminhas de gelo ou de picolé.
  • Palitos de picolé.
  • Refrigerador com freezer para congelar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Leia a situação-problema para os alunos, de forma que desperte a curiosidade sobre o que aconteceu com o suco. Pergunte aos alunos:

  • O que vocês imaginam que aconteceu com o suco da Fernanda?
  • Por que isso aconteceu? Quais as causas?
  • Vocês já viram isso acontecer na casa de vocês?

Permita que seus alunos se expressem, de forma a contribuir com experiências já vividas por eles. Aproveite para comentar sobre a atividade que irão realizar: “Hoje faremos uma atividade para descobrir as mudanças que podem acontecer em alguns materiais, como os alimentos, em especial, o suco”.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o material líquido, que é o suco, pode ser transformado, modificando sua forma e textura.

Os alunos podem falar da aula anterior, citando a transformação ocorrida pela ação do calor. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui, desta vez usando a temperatura com o resfriamento.

Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: https://sentavemhistoria.wordpress.com/2016/01/20/8-receitas-de-picoles-caseiros-e-saudaveis-para-alegrar-as-criancas-neste-verao/

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo receberá uma tarefa, pois trabalharão com elementos diferentes no preparo da atividade.
Desta forma, poderão avaliar a influência da temperatura no congelamento.

Traga a manga, de preferência já cortada em cubinhos, desta forma facilitará o manuseio e evitará o uso da faca em sala de aula.

O primeiro grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem alguns cubinhos de manga no liquidificador, junto com aproximadamente dois copos de água gelada. É importante que cada aluno, dentro do grupo, exerça uma função na execução do suco.

Peça para que outro aluno adicione o açúcar, duas colheres em média, já é suficiente. Feita esta etapa, deverão fechar a tampa, ligar o liquidificador e deixar bater por 2 a 3 minutos, para que não fiquem pedacinhos de manga no suco. Ao terminar, peça ao grupo que reserve o suco dentro da jarra e depois despeje dentro da primeira forminha, que poderá ser de gelo ou de picolé.

Colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O grupo 1 colocará sua forminha com suco no congelador.

O segundo grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem apenas os cubinhos de manga no liquidificador. O grupo 2 fará sua atividade sem utilizar água. Colocarão no liquidificador apenas a fruta picada e deixarão bater por alguns minutos até que se dissolva. Retire a fruta batida e peça aos alunos que despejem na forminha. Este tipo de suco ficará com uma textura diferente, bem mais grosso, pois não possui adição de água. Permita que seus alunos percebam estas características diferentes entre o suco do primeiro grupo e o suco deles.

Identifique cada forma de gelo ou de picolé com o nome do grupo e a forma como foi feito, se utilizou água e a quantidade de fruta. Os alunos colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O terceiro grupo deverá preparar o suco da seguinte maneira:

Peça aos alunos que coloquem alguns cubinhos da fruta dentro do liquidificador. Outro aluno colocará aproximadamente três copos de água. Deixe bater por alguns segundos e em seguida permita que eles coloquem a mistura nas forminhas de gelo ou picolé. A intenção é que percebam uma maior quantidade de água para intensificar a medição do tempo de congelamento. Colocarão um palito de picolé em cada espaço da forminha, onde ficará o suco. Desta maneira, quando estiver pronto poderão segurar o picolé pelo palito.

O quarto grupo deverá preparar o suco da mesma forma que o primeiro grupo, porém será o único grupo que não colocará sua forminha no congelador, e sim apenas na geladeira para “resfriar”.

Os grupos 1, 2 e 3 colocarão sua forminha com suco no congelador.

O grupo 4 apenas na geladeira, para que este apenas se resfrie e não congele.

Estabeleceremos, com isso, uma comparação entre as forminhas, a que for submetida a uma temperatura baixa e outras a uma temperatura extremamente baixa.

Importante que fiquem até o dia seguinte na geladeira, para que o suco endureça de fato. No dia seguinte retome as investigações e as observações feitas.

Você poderá utilizar outras frutas de sua preferência ou da preferência de seus alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: No dia seguinte, ao retirar as forminhas da geladeira, converse com a turma sobre o que aconteceu. Compare as quatro forminhas e faça perguntas do tipo:

O que aconteceu com o suco do grupo 1? E com o do grupo 2?

Por que o suco do grupo 1 endureceu e do grupo 4, não?

Se ambos estavam na “geladeira”, por que apenas os sucos dos grupos 1, 2 e 3 endureceram?

Que fator foi determinante para que os grupos não tivessem um resultado igual?

O que aconteceu com os sucos do grupo 3 e 4?

A fruta endurece/congela em baixas temperaturas?

Em qual destes sucos não foi utilizada água? Quais características podemos observar na forminha do grupo que não utilizou água? E da que utilizou mais água do que fruta?

Professor, neste caso é importante que seus alunos compreendam que tudo se deve às diferentes temperaturas a que as forminhas com suco foram expostas. Que fique bem claro para eles que a temperatura foi o agente transformador do material líquido (o suco).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Sistematize o experimento estabelecendo uma tabela comparativa entre o suco que congelou e o que não congelou, descrevendo o porquê. Sinalize aos grupos sobre a quantidade de água que cada um utilizou e compare com o tempo de congelamento. Permita que seus alunos pensem sobre as características observadas do suco que não utilizou água e do que tinha mais água do que fruta.

Volte à Questão disparadora e peça para que os alunos a respondam, com base no que vivenciaram. Monte um cartaz ilustrativo com a tabela, para que fique exposto em sala. Desta maneira, os alunos constantemente recordarão, de forma recorrente, os estudos realizados sobre este assunto ao longo dos meses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize a aula e, após a conclusão do experimento, mencione que este tipo de transformação se deve às diferentes temperaturas a que as forminhas com suco foram expostas. A temperatura foi o agente transformador do material líquido (o suco). Utilize, também, o registro final na tabela para
compor a finalização de sua aula. Não deixe de saborear com seus alunos ao finalizar a aula, os sucos congelados.

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