Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.
Objetivo específico
Resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais.
Conceito-chave
Transformar frações decimais em números decimais, a partir da resolução de problemas.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Material dourado;
- Lápis e borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos, deixando que manuseiem o material dourado e representem os números indicados. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Analisar o material dourado e utilizá-lo para construir o conceito de número decimal.
Discuta com a turma:
- Para o que serve o material dourado?
- O que o cubinho representa?
- O que a barra representa?
- O que a placa representa?
- Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
- Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra? E uma placa?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação problema e tracem estratégias para representar os números indicados através de frações decimais, com o auxílio do material dourado. Depois, deixe que discutam com o colega as possibilidades de soluções encontradas, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de representar os números pré-estabelecidos através de frações decimais, com o auxílio do material dourado.
Discuta com a turma:
- Como podemos utilizar o material dourado para representar números decimais?
- E frações decimais?
- Qual é a relação entre uma barra e uma placa?
- Qual é a relação entre um cubinho e uma barra? E entre um cubinho e uma placa?
- Observando o material dourado e a relação que ele tem entre si, quantos inteiros e quantos números decimais há em cada número?
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Material complementar para o professor
- Introdução aos números decimais
https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals
- Números decimais
http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm
- Introdução aos números decimais
https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Peça para os alunos, individualmente, pensem em como representar os números decimais no Quadro Valor Lugar. Em seguida, deixe que discutam com sua dupla suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.
Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.
Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar os números decimais no Quadro Valor Lugar.
Discuta com a turma:
- Para o que serve o Quadro Valor Lugar?
- Que parte do número decimal colocamos do lado esquerdo da vírgula? Por quê?
- Que parte do número decimal colocamos do lado direito da vírgula? Por quê?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.
Discuta com a turma:
- Para o que serve o material dourado?
- Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
- E uma placa?
- Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
- Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
- Um cubinho dentro de uma barra, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
- Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
- E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.
Discuta com a turma:
- Para o que serve o material dourado?
- Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
- E uma placa?
- Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
- Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
- E se considerarmos os números decimais, que ordem os cubinhos representam?
- E as barras?
- E as placas?
Discussão de solução
Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).
Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.
Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.
Discuta com a turma:
- Para o que serve o material dourado?
- Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
- E uma placa?
- Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
- Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
- Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
- E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
Sistematização do conceito (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Sistematização do conceito (slides 10 e 11)
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.
Discuta com a turma:
- Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
- Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?
Materiais complementares