9724
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Relacionando decimais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais.



Conceito-chave

Transformar frações decimais em números decimais, a partir da resolução de problemas.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Material dourado;
  • Lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos, deixando que manuseiem o material dourado e representem os números indicados. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Analisar o material dourado e utilizá-lo para construir o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • O que o cubinho representa?
  • O que a barra representa?
  • O que a placa representa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra? E uma placa?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação problema e tracem estratégias para representar os números indicados através de frações decimais, com o auxílio do material dourado. Depois, deixe que discutam com o colega as possibilidades de soluções encontradas, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de representar os números pré-estabelecidos através de frações decimais, com o auxílio do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos utilizar o material dourado para representar números decimais?
  • E frações decimais?
  • Qual é a relação entre uma barra e uma placa?
  • Qual é a relação entre um cubinho e uma barra? E entre um cubinho e uma placa?
  • Observando o material dourado e a relação que ele tem entre si, quantos inteiros e quantos números decimais há em cada número?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

  • Números decimais

http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm

  • Introdução aos números decimais

https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para os alunos, individualmente, pensem em como representar os números decimais no Quadro Valor Lugar. Em seguida, deixe que discutam com sua dupla suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar os números decimais no Quadro Valor Lugar.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o Quadro Valor Lugar?
  • Que parte do número decimal colocamos do lado esquerdo da vírgula? Por quê?
  • Que parte do número decimal colocamos do lado direito da vírgula? Por quê?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • Um cubinho dentro de uma barra, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • E se considerarmos os números decimais, que ordem os cubinhos representam?
  • E as barras?
  • E as placas?

Discussão de solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?

Sistematização do conceito (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Sistematização do conceito (slides 10 e 11) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Mirian Carla Neiva Borges da Silva

Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidades da BNCC

(EF04MA10) Reconhecer que as regras do sistema de numeração decimal podem ser estendidas para a representação decimal de um número racional e relacionar décimos e centésimos com a representação do sistema monetário brasileiro.



Objetivo específico

Resolver problemas, transformando frações decimais em números decimais.



Conceito-chave

Transformar frações decimais em números decimais, a partir da resolução de problemas.



Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Material dourado;
  • Lápis e borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Permita que os alunos trabalhem em duplas ou pequenos grupos, deixando que manuseiem o material dourado e representem os números indicados. Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Analisar o material dourado e utilizá-lo para construir o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • O que o cubinho representa?
  • O que a barra representa?
  • O que a placa representa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra? E uma placa?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a situação problema e tracem estratégias para representar os números indicados através de frações decimais, com o auxílio do material dourado. Depois, deixe que discutam com o colega as possibilidades de soluções encontradas, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem nas possibilidades de representar os números pré-estabelecidos através de frações decimais, com o auxílio do material dourado.

Discuta com a turma:

  • Como podemos utilizar o material dourado para representar números decimais?
  • E frações decimais?
  • Qual é a relação entre uma barra e uma placa?
  • Qual é a relação entre um cubinho e uma barra? E entre um cubinho e uma placa?
  • Observando o material dourado e a relação que ele tem entre si, quantos inteiros e quantos números decimais há em cada número?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor

  • Introdução aos números decimais

https://pt.khanacademy.org/math/cc-fourth-grade-math/cc-4th-decimals/v/introduction-to-decimals

  • Números decimais

http://escolakids.uol.com.br/numeros-decimais.htm

  • Introdução aos números decimais

https://novaescola.org.br/conteudo/6308/introducao-aos-numeros-decimais

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Peça para os alunos, individualmente, pensem em como representar os números decimais no Quadro Valor Lugar. Em seguida, deixe que discutam com sua dupla suas soluções, os modos que pensaram e que façam perguntas sobre as estratégias utilizadas por ele.

Circule pela sala, observando como cada aluno e cada dupla realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem em estratégias para representar os números decimais no Quadro Valor Lugar.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o Quadro Valor Lugar?
  • Que parte do número decimal colocamos do lado esquerdo da vírgula? Por quê?
  • Que parte do número decimal colocamos do lado direito da vírgula? Por quê?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • Um cubinho dentro de uma barra, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • E se considerarmos os números decimais, que ordem os cubinhos representam?
  • E as barras?
  • E as placas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (slides 6 a 9).

Orientação: Projete ou leia a pergunta para a turma. Propicie oportunidades dos alunos exporem suas ideias, a forma com que pensaram, quais estratégias utilizaram e a qual conclusão chegaram.

Propósito: Discutir com a turma sobre a relação que o material dourado tem entre si, levando os alunos a refletirem que um cubinho, por exemplo, seria um décimo de uma barra; uma barra seria um décimo de uma placa e um cubinho, um centésimo de uma placa.

Discuta com a turma:

  • Para o que serve o material dourado?
  • Quantos cubinhos são necessários para formar uma barra?
  • E uma placa?
  • Quantas barras são necessárias para formar uma placa?
  • Se observarmos uma placa, podemos perceber que ela é toda dividida. Em quantas partes ela é dividida?
  • Um cubinho dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?
  • E uma barra dentro de uma placa, representa qual fração? Podemos transformar essa fração em número decimal?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que o sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Sistematize o conteúdo retomando com os estudantes que ao sistema monetário brasileiro é centesimal, então conseguimos transformá-los em frações. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala, observando como cada criança realiza a atividade e procure não dar respostas prontas, mas sim fazê-los encontrar as respostas pela reflexão. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação dos décimos e centésimos.

Discuta com a turma:

  • Quais foram seus pontos fortes e fracos nessa aula?
  • Qual é o seu plano para melhorar onde teve mais dificuldade?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano