12795
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A vegetação protege o solo

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre A vegetação protege o solo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.

Optativa:
- Lousa virtual: Google Jamboard.

Contexto e questão disparadora
Produza um documento, via Powerpoint ou Google apresentações, e envie para a turma por e-mail ou Classroom. Solicite aos alunos que façam a leitura prévia e sinalizem as partes principais do texto.

Retome o contexto por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e faça as perguntas sugeridas no slide 3.

Apresente a “questão disparadora” e ouça todas as hipótese dos alunos antes de passar para o “mão na massa”.

Mão na massa
Ainda em videochamada, siga as instruções do slide 5, montando o experimento sugerido. As orientações podem ser vistas no slide 1.

Você deverá simular as situações sugeridas no “mão na massa”.

Divida a turma em 3 grupos, conforme orientação do slide. Todos observarão as simulações, mas cada grupo deverá tratar de uma amostra.

Partilhe com os grupos um documento Google Docs e peça para cada grupo registrar observações e conclusões sobre a amostra de solo designada ao grupo.

Faça os questionamentos do slide 5, para que os alunos confirmem as hipóteses e tirem as dúvidas.

Peça aos alunos para apresentarem as observações e conclusões e, na sequência, envie o material complementar para que cada aluno preencha-o.

Projete esse documento para discutir e preencher junto com a turma. Use o Jamboard para fazer as ilustrações.

Sistematização
Finalize a aula com a leitura do slide 6. Converse sobre as dúvidas dos alunos e construam, juntos, um texto para ser compartilhado com o grupo.

Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no trabalho com a leitura e exploração do texto informativo do contexto.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_10T&U08

(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas