Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Documentos colaborativos Google: Apresentações e Docs.
- Apresentações Google para projeção.
Optativa:
- Lousa virtual: Google Jamboard.
Contexto e questão disparadora
Produza um documento, via Powerpoint ou Google apresentações, e envie para a turma por e-mail ou Classroom. Solicite aos alunos que façam a leitura prévia e sinalizem as partes principais do texto.
Retome o contexto por meio de uma videochamada pelo Zoom ou Google meet, e faça as perguntas sugeridas no slide 3.
Apresente a “questão disparadora” e ouça todas as hipótese dos alunos antes de passar para o “mão na massa”.
Mão na massa
Ainda em videochamada, siga as instruções do slide 5, montando o experimento sugerido. As orientações podem ser vistas no slide 1.
Você deverá simular as situações sugeridas no “mão na massa”.
Divida a turma em 3 grupos, conforme orientação do slide. Todos observarão as simulações, mas cada grupo deverá tratar de uma amostra.
Partilhe com os grupos um documento Google Docs e peça para cada grupo registrar observações e conclusões sobre a amostra de solo designada ao grupo.
Faça os questionamentos do slide 5, para que os alunos confirmem as hipóteses e tirem as dúvidas.
Peça aos alunos para apresentarem as observações e conclusões e, na sequência, envie o material complementar para que cada aluno preencha-o.
Projete esse documento para discutir e preencher junto com a turma. Use o Jamboard para fazer as ilustrações.
Sistematização
Finalize a aula com a leitura do slide 6. Converse sobre as dúvidas dos alunos e construam, juntos, um texto para ser compartilhado com o grupo.
Convite às famílias
As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças no trabalho com a leitura e exploração do texto informativo do contexto.
Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva
Código: CIE3_10T&U08
(EF03CI10) Identificar os diferentes usos do solo (plantação e extração de materiais, dentre outras possibilidades), reconhecendo a importância do solo para a agricultura e para a vida.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes