12794
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Como eram os seres do passado?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Como eram os seres do passado?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: E-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Apresentações Google para projeção.
- Gravador de vídeo: Loom.
- Ferramenta de partilha de vídeos: Flipgrid.

Contexto e questão disparadora

Grave um vídeo pelo Loom (sugestão) com a sua turma e apresente o tema da aula:
- Como eram os seres do passado?

Monte uma apresentação de slides com as informações dos slides 3 e 4, destaque os trechos que os alunos podem desconhecer, como o significado da palavra “Ancestral”. Em seguida, leia a “questão disparadora” para as crianças de modo a deixá-las instigadas.

Mão na massa

Organize previamente a turma em 4 ou 5 grupos e sugira que eles se comuniquem via Whatsapp, para realizarem a atividade proposta (após a videochamada). Envie um vídeo curto ou documento explicando toda a atividade.

Para adaptar a etapa “mão na massa”, a investigação será virtual. Crie uma pasta na plataforma Flipgrid (plataforma de compartilhamento de vídeos) e poste um vídeo com o desafio da caixa descrito no slide 5 do plano. Faça movimentos e barulhos com a caixa no vídeo, assim os alunos poderão identificar possíveis pistas para descobrirem o objeto misterioso.

Incentive as crianças a postarem vídeos curtos tentando descobrir o conteúdo da caixa e agende a próxima videochamada após a conclusão dessa etapa.

Sistematização

Faça uma videochamada e convide as crianças a partilharem mais uma vez as hipóteses. Compartilhe, na tela, o conteúdo da caixa e siga as orientações dos slides 6 e 7 para dar continuidade a sistematização, dando ênfase ao trabalho realizado pelos paleontólogos através de vestígios encontrados.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças durante as postagens dos vídeos na plataforma Flipgrid, que exige login para compartilhamento de vídeos.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E09

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas