Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Essa aula introduz conhecimentos acerca das características presentes nos seres vivos do passado e que também estão presentes em seres vivos atuais. Para isso, os alunos são convidados a resolver uma situação-problema que envolve a construção de um conceito para a palavra “evidência”. Após essa construção, os alunos perceberão que é através das evidências que a ciência busca explicar como eram os seres vivos que habitavam a Terra há milhares de anos atrás.
Materiais necessários para a aula: Lápis, borracha, caixa de papelão firme, papel de embrulho, fita adesiva e objetos de uso comum.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Faça a leitura do título para a turma e explique que nesta aula eles deverão realizar um procedimento investigativo para desvendar um problema. Apresente o contexto.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Apresente o título da reportagem “Encontrado dinossauro brasileiro ancestral das aves” e pergunte à turma se eles sabem o que é um ancestral. Caso ache necessário, diga que ancestral é um animal que veio antes das aves, ou seja, um parente primitivo das aves atuais. Após a apresentação, realize a leitura desse fragmento da reportagem presente no slide e depois volte a atenção da turma para a imagem. Para isso, utilize alguns questionamentos como:
- Quais são as características desse animal?
- Essas características estão presentes em algum animal que vocês conhecem?
- Qual(is) animal(is) é/são esse(s)?”
Apresente a questão disparadora.
A reportagem completa está disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/07/23/encontrado-dinossauro-brasileiro-ancestral-das-aves/.
Você pode ir além: essa é uma boa oportunidade para iniciar um glossário científico com a classe. Utilize as palavras desconhecidas por eles e mãos à obra!
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia em voz alta a questão disparadora e utilize o quadro para listar as respostas dadas pelos alunos e depois as retome no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Antes do início da aula, separe um objeto qualquer, como uma tesoura, um lápis, uma borracha, um clipe, etc. e o coloque dentro da caixa de papelão. Em seguida, a embrulhe de modo que impeça que os alunos identifiquem o objeto no interior.
Organize a classe em semicírculo e introduza a atividade dizendo aos alunos que eles irão realizar um procedimento análitico, no qual eles deverão descobrir o que há dentro da caixa. Mostre a caixa e diga que ela não pode ser aberta antes deles realizarem os procedimentos investigativos.
Etapas:
1. Deixe a caixa sobre a mesa e peça aos alunos que apenas a observem. Solicite que escrevam ou desenhem o que eles acham que possa estar dentro da caixa, um por vez, e deixe que apresentem suas hipóteses;
2. Dê a caixa para os alunos e diga a eles que, como o objeto que está lá dentro é desconhecido, eles devem manusear com muito cuidado, pois pode ser algo frágil. Permita que a caixa passe de aluno para aluno. Comente que eles podem cheirar, escutar se há algum som, etc. Peça que façam um novo registro das hipóteses e apresentem para a turma;
3. Para finalizar, fale para a turma que eles devem analisar seus registros sobre a caixa e formular uma hipótese final sobre o que há dentro dela. Após esse momento, peça que apresentem suas opiniões e abra a caixa para desvendar o mistério.
Para concluir, questione-os com as perguntas do próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Este momento está dividido em duas etapa. Utilize para cada uma delas, reflexão e desafio, o tempo de 10 minutos.
Promova uma reflexão sobre a atividade investigativa através dos questionamentos deste slide. Neste momento, retome as respostas dadas pela turma à questão disparadora e solicite que os alunos registrem em seus cadernos os conhecimentos trabalhados na aula, continuando a frase “Para que os cientistas possam descrever como eram os seres vivos do passado eles…”.
Após esse momento, complemente a aula explicando:
Na atividade da caixa misteriosa não é possível afirmar com toda a certeza o que há dentro da caixa sem analisá-la e levantar hipóteses. Quando conseguimos levantar hipóteses através da análise das PISTAS (barulho, peso, cheiro, etc…), estamos buscando por EVIDÊNCIAS do que possa estar lá dentro. Assim como a atividade da caixa, os pesquisadores também não podem afirmar com toda a certeza como eram os seres vivos do passado sem antes descobrir evidências. Essas evidências são geralmente os fósseis. Os fósseis são vestígios ou restos de seres vivos que viveram no passado e que geralmente são encontrados em rochas sedimentares. Somente a partir da descoberta e análise dos fósseis é possível descrever características dos seres vivos do passado.
Você pode ir além: em uma próxima oportunidade, aprofunde o assunto sobre fósseis com os alunos.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Para concluir, peça para que a turma observe as duas imagens presentes neste slide e, coletivamente, promova um levantamento das características observadas por eles. Anote as características apontadas no quadro. Algumas das possíveis características apresentadas são: rabo, quatro patas, coluna vertebral, asas, duas pernas e bico. Peça que os alunos escrevam nomes de animais que eles conhecem e que apresentam características semelhantes às dos fósseis presentes nas imagens. Caso ache necessário, dê exemplos, como “o jacaré é um animal que possui quatro patas e um rabo”. Para finalizar, os alunos devem compartilhar os nomes dos animais que foram lembrados por eles.
Para saber mais sobre o Archaopterix acesse o link: https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/arque%C3%B3pterix/480648
Para saber mais sobre os Fósseis acesse o link: https://novaescola.org.br/conteudo/225/5-animais-gigantes-que-habitaram-o-brasil-ha-milhares-de-anos
https://vimeo.com/106312290