12793
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Os insetos e seus diferentes aparelhos bucais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marluci Turquiai Goulart

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Envio de atividades online: Google formulários.
- Apresentações Google para projeção.

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada ou grave o contextos dessa aula com a leitura da poesia “O mosquito escreve” de Cecília Meireles:

O Mosquito pernilongo
trança as pernas, faz um M,
depois, treme, treme, treme,
faz um O bastante oblongo,
faz um S.

O mosquito sobe e desce.
Com artes que ninguém vê,
faz um Q,
faz um U e faz um I.

Esse mosquito
esquisito
cruza as patas, faz um T.
E aí, se arredonda e faz outro O, mais bonito.

Oh!
já não é analfabeto,
esse inseto,
pois sabe escrever o seu nome.

Mas depois vai procurar
alguém que possa picar,
pois escrever cansa,
não é, criança?

E ele está com muita fome.

(Cecília Meireles in “Ou isto ou aquilo”)

 

Siga as orientações presentes nos slides 3 e 4 e instigue os alunos com perguntas que os ajudem a formulação de hipóteses sobre os possíveis modos de alimentação dos insetos.

Apresente a “questão disparadora” para a turma e, em seguida, a atividade que deverá ser realizada em grupo pelos estudantes. Se preferir, tenha a divisão de grupos já definida.

Mão na massa

Organize a atividade disponível na aba “materiais e atividades” do plano em forma de um formulário do Google. Disponibilize o link de acesso a turma (utilize o e-mail, Whatsapp ou Classroom) e oriente as crianças sobre a organização do tempo para que os grupos se reúnam e façam o trabalho.

Sugira a elas que usem o Whatsapp para trocar ideias e que apenas um integrante do grupo envie o formulário final. Além de enviar o exercício em grupo, os alunos deverão desenhar no caderno as respostas para todas as questões do formulário, evidenciando a “boca” dos insetos.

Deixe uma videochamada programada para que as crianças compartilhem as produções.

Sistematização

Após o envio dos trabalhos, agende um novo encontro online com a turma. Projete os resultados do formulário que os grupos enviaram para evidenciar as respostas mais recorrentes.

Em seguida, apresente a tabela em branco, disponível no slide 6, e preencha-a junto com os alunos, projetando sua tela com as respostas corretas do exercício.

Faça comentários sobre cada animal e seu respectivo aparelho bucal, principalmente se os grupos apresentarem dificuldades para entender algum exemplo.

Siga as orientações do último slide e finalize a aula, garantindo a compreensão dos alunos.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a ajudarem as crianças para a organização dos encontros em grupo e envio dos relatórios.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_06V&E07

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas