Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: A aula traz as diversas formas de reprodução dos animais. Os alunos deverão, no fim da aula, ser capazes de identificar e relacionar os modos como os animais se reproduzem, descrevendo as formas como os filhotes se desenvolvem e nascem (ovíparos, vivíparos, ovovivíparos, ovulíparos). Para alcançar este objetivo, foi elaborada uma Trívia dos Animais, jogo no qual os alunos, tal como num tradicional jogo de baralho, formarão trios de animais de acordo com sua classificação. O jogo envolverá o desenvolvimento de habilidades, tais como estratégia e raciocínio lógico, tendo em vista que cada aluno, ao tentar formar sua trívia, deverá levantar hipóteses sobre as trívias que os oponentes estão formando bem como manter em segredo a própria.
Materiais necessários para a aula: Cartas impressas e recortadas do baralho Trívia dos Animais (um kit por grupo), manual de instruções do jogo (um por grupo). Os materiais estão disponíveis no material complementar. Disponível nos seguintes links:
Jogo: https://docs.google.com/document/d/1YMywbSQpr50I_57OVZQbl7IxN_xj2kXvy3XtsrcKhCo/edit#
Instruções: https://docs.google.com/document/d/1O3eOiMc-PfOXR73iXWUrsmcaJK-2IfUrRpaXksHswUg/edit
Sugestão: Imprima as cartas e entregue para que os grupos as recortem. Esta atividade ajudará no desenvolvimento da coordenação motora bem como despertará nos alunos o sentimento de cooperação.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o Título da aula para a turma, questionando-os se eles sabem o significado da palavra “reprodução”. Ouça suas hipóteses e diga-lhes que a aula de hoje tratará sobre a reprodução dos animais.
Obs: Caso perceba que o significado da palavra “reprodução” esteja confuso para a turma, apresente-lhes sua definição. Sugerimos consultar o link: https://www.dicionarioinformal.com.br/reprodu%C3%A7%C3%A3o/
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o vídeo De onde vem o ovo? até o minuto 1:24. No vídeo, a personagem Kika, em uma situação cotidiana, se pergunta de onde vem o ovo. Outro personagem, o ovo, explica a forma de reprodução ovípara. A exibição deste vídeo servirá de pontapé inicial para a Questão disparadora, que aborda as demais formas de reprodução entre os animais. No final, se certifique que as crianças compreenderam como o animal se forma dentro do ovo e que esta é uma das formas de reprodução existentes. No entanto, se abstenha de oferecer, neste primeiro momento, explicações mais profundas acerca do tema. Ao terminar o vídeo, siga para o próximo slide e faça os questionamentos às crianças.
Link para acesso ao vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=xaNLpqz8Mjg
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia as Questões disparadoras para os alunos. Provavelmente, eles relembrarão a forma ovípara demonstrada no vídeo. No entanto, os instigue a apresentar outras maneiras levando em conta inclusive a reprodução humana. Este momento os levará a considerar que os animais podem também ser classificados de acordo com a reprodução, preparando-os para a atividade a ser realizada no Mão na massa. Caso seja necessário, registre as respostas dadas pelos alunos nesta etapa, a fim de que sejam retomadas posteriormente.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: Divida a classe em grupos e distribua, a cada um, um baralho e as orientações do jogo.
Peça que leiam as regras e discutam com o grupo como jogar. Caso a turma sinta dificuldade em compreender, leia as regras com a turma, explicando-lhes cada etapa. Se for preciso, simule uma jogada com a turma, para que tirem suas dúvidas. Quando todos compreenderem as regras, deixe-os jogar quantas rodadas o tempo permitir. Pode ser que alguns grupos joguem partidas mais longas ou mais curtas que os demais. Isso pode acontecer, tendo em vista que a formação de cada trívia independe de tempo, mas de sorte e estratégia.
Regras do jogo: O jogo consiste em um baralho com 30 cartas com animais e dois coringas, em que jogam até quatro alunos. Cada aluno recebe quatro cartas e o restante é colocado num monte com a face virada para baixo. Cada um, em sua vez, retira uma carta do monte e opta por agregá-la à sua coleção ou descartar num monte extra, e passa a vez para o colega (caso as cartas acabem, embaralha-se o monte extra e o retorna para o jogo). Todos fazem o mesmo, quantas vezes forem necessárias, até formar uma trívia de animais com uma única classificação. Exemplo: trívia de animais ovíparos. O vencedor é aquele que, acabadas as cartas, formar mais trívias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: No final do jogo, peça à turma para olhar as cartas com cuidado, separando os animais que nascem de ovos (ovíparos) e os que nascem diretamente da barriga das suas mães (vivíparos). Aproveite o momento para retomar as questões norteadoras. Leve a turma a formar grupos de animais ovíparos e vivíparos e, caso seja possível, perceberem as regularidades (as aves são ovíparas, os mamíferos vivíparos etc.) ou, até mesmo, as diferenças (a baleia e o pirarucu são animais que vivem na água, mas o primeiro é vivíparo e o segundo, ovíparo).
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Sistematize as aprendizagens apresentando aos alunos as definições dos animais ovíparos e vivíparos.