12791
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Como é coberto o corpo dos animais?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre Como é coberto o corpo dos animais?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

 

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Ferramenta de partilha de vídeos – Flipgrid.
- Gravação de aulas: Loom ou Google meet.

 

Contexto e questão disparadora

Envie para a turma um vídeo introduzindo a aula. Se possível, grave o vídeo no Loom, utilizando o Google Apresentações de fundo. Nele, você pode inserir informações e fotos para ajudar na contextualização da aula. Use as informações do slide 3 para instigar os alunos a executarem a tarefa que será proposta e vá para as perguntas disparadoras.

Na sequência, monte um slide com diferentes tipos de cobertura de corpo dos animais e aponte uma imagem para cada aluno. A ideia é que eles façam uma pesquisa para descobrir a que animal a “cobertura” apontada no slide se refere. Lembre-se que a pesquisa e montagem serão feitas de forma individual.

Antes de iniciar o “mão na massa”, disponibilize no último slide o código de acesso para uma tarefa criada por você na plataforma Flipgrid, para que os alunos compartilhem as produções através de vídeos curtos. Deixe uma postagem com orientações na plataforma e com uma montagem sua sobre a atividade proposta.

 

Mão na massa

Peça para que as crianças façam as representações de texturas de cobertura do corpo dos animais com materiais que tenham em casa, enfatize que invistam na criatividade. Para a postagem no Flipgrid, os alunos deverão fazer um vídeo curto, de até 1 minuto, respondendo às perguntas disparadoras. Como a turma irá utilizar uma ferramenta de armazenamento de vídeo assíncrona, dê feedbacks nos vídeos à medida que forem postados.

 

Sistematização

Agende uma videochamada com a turma e projete a página com os vídeos carregados pelos alunos. Selecione alguns trabalhos para apresentar à turma e incentive os alunos a assistirem a todos os vídeos. Siga as orientações para sistematização com foco nos slides 7 e 9.

 

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na execução do “mão na massa” e envio dos vídeos para o Flipgrid. Convide-as a assistirem as postagens dos outros alunos, esse pode ser um momento bem animador para as famílias.

 

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E08

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas