12790
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - As cores e a luz branca

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre As cores e a luz branca

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: ERIKA CARLA ALVES CANUTO DA COSTA

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Gravação de aulas: Loom ou Google Meet.
- Compartilhamento de materiais: Google Apresentações
- Vídeo introdutório e auxiliar: Youtube.
- Mural virtual: Padlet.

Contexto e questão disparadora

Monte uma apresentação Google com vídeo ou áudio e insira a imagem proposta no slide 3. Envie, junto da imagem, o texto do slide 1 e algumas questões para instigar os alunos.

Caso queira gerar mais curiosidade do grupo, envie também o link do vídeo “De onde vem o arco íris”, e peça aos alunos para assistirem até 1’40”. Ele pode ser acessado neste link (disponível aqui).

Na sequência, disponibilize a questão disparadora com questionamentos ao grupo sobre como podemos fazer nosso próprio arco íris. Se os alunos assistirem ao vídeo sugerido, é possível que consigam levantar muitas hipóteses. 

Mão na massa

Antes da aula, contate as famílias, por e-mail ou Whatsapp, e envie a lista de materiais que serão usados para o “mão na massa”. Envie também uma lista com uma divisão prévia dos grupos de trabalhos, que devem ter, no máximo, 8 alunos cada, e intervalos de 12 minutos entre cada grupo.

Faça uma videoconferência, por Hangouts ou Zoom, com cada um dos grupos. Explique que vocês farão os experimentos juntos e cada grupo deve partilhar, ao final da atividade, as aprendizagens no documento Padlet, que será disponibilizado.

Explique ao grupo que, agora, eles se tornarão cientistas e deverão produzir, cada um, o próprio arco íris. Siga as orientações dos slides para que os alunos construam hipóteses e conhecimentos.

Sistematização

Ao final do trabalho com os grupos, reúna todos os alunos online e discutam sobre a formação das cores, revisando os registros do Padlet e discutindo sobre as dúvidas que surgirem.

Convite às famílias

As famílias serão convidadas a auxiliarem as crianças na organização dos materiais para o experimento. As crianças deverão contar sobre as aprendizagens ao final da aula.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_02M&E07

(EF03CI02) Experimentar e relatar o que ocorre com a passagem da luz através de objetos transparentes (copos, janelas de vidro, lentes, prismas, água etc.), no contato com superfícies polidas (espelhos) e na intersecção com objetos opacos (paredes, pratos, pessoas e outros objetos de uso cotidiano).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas