Guia de intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Cálculo mental com múltiplos de 10 - Divisão
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo mental envolvendo múltiplos de 10
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na divisão por múltiplos de 10. Utilizar a ideia da divisão como distribuição em partes iguais para descobrir regularidades de divisões por 10 e seus múltiplos. Desenvolver processos de cálculo mental relacionados à divisão.
Conceito-chave
Divisão, cálculo mental.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Múltiplos, decomposição, fatores, divisor, dividendo.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- cartolina,
- lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete ou escreva as divisões na lousa. Leia a pergunta. Peça para que os alunos pensem, em 1 minuto, como resolver mentalmente as divisões. Abra a discussão para toda a turma. A medida que os alunos vão falando suas estratégias, sistematize na lousa e vá pedindo que cada um explique suas estratégias e por que usaram aquela determinada estratégia. Pergunte à turma se todos concordam com aquela estratégia, se ela está correta e se alguém pensou diferente.
Propósito: Levantar hipóteses sobre formas de se resolver divisões envolvendo múltiplos de 10.
Discuta com a turma:
- Como você pensou?
- Quando essa estratégia é eficiente?
- Por que você usou essa estratégia?
- Essa estratégia está correta?
- Todos concordam com a estratégia utilizada pelo colega?
- Alguém utilizou outra estratégia?
Resolução:
320: 40 = 8
180 : 20 = 9
420 : 70 = 6
540 : 90 = 6
200 : 50 = 4
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução da Karina (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ela. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que a Karina (apresentada no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).
Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.
Discuta com a turma:
- A estratégia da Karina está correta?
- Alguém pode explicar como ela pensou?
- Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
- Vocês acham que podem utilizar a estratégia da Karina para resolver outras divisões?
Aquecimento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Projete o slide ou escreva a resolução do Cauê (personagem do slide) no quadro. Pergunte à turma quem poderia explicar o raciocínio utilizado por ele. Discuta com os alunos as questões listadas abaixo. Caso a estratégia tenha aparecido na discussão do slide anterior, ressalte que o Cauê (apresentado no slide) utilizou uma estratégia similar àquela utilizada pelo o aluno (diga o nome do aluno que falou essa estratégia).
Propósito: Analisar uma forma de calcular mentalmente divisões por múltiplos de 10.
Discuta com a turma:
- A estratégia do Cauê está correta?
- Alguém pode explicar como ele pensou?
- Quais as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
- Vocês acham que podem utilizar a estratégia do Cauê para resolver outras divisões?
- Comparando as estratégias do Cauê com a da Karina (slide anterior), qual vocês acham mais simples? Por quê?
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Proponha aos alunos o jogo “Dominó da Divisão”, para a prática de divisões envolvendo múltiplos de 10. Se possível, imprima as regras e entregue para os estudantes. Leia as regras com os alunos para tirar eventuais dúvidas. Caso não consiga imprimir uma cópia para cada aluno ou uma por dupla, registre no quadro ou em um cartaz onde todos consigam ler. Pergunte se alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas. Como o jogo de dominó comum provavelmente será conhecido pela maioria dos alunos, espera-se que essa etapa seja rápida e sem complicações. Se houver tempo, as regras podem ser, inclusive, todas elaboradas coletivamente com a turma. Após a leitura das regras, também é possível pedir a um aluno que, voluntariamente, explique para a classe como se joga. No caso de propostas serem feitas, discuta rapidamente o motivo da modificação e consulte a turma antes de mudar. Os alunos devem anotar as modificações nas folhas impressas ou em suas anotações. Eles podem ainda anotar as regras no caderno para poder jogar em outras ocasiões com amigos ou mesmo com a família.
Propósito: Compreender as regras de um jogo e discuti-las.
Discuta com a turma:
- O que entenderam das regras apresentadas? Aproveite para tirar dúvidas e esclarecer possíveis dúvidas quanto às regras.
- Alguém gostaria de propor alguma outra regra ou modificar alguma das listadas?
Materiais complementares
Material complementar para o professor
- Leia a matéria sobre os fatos fundamentais da multiplicação em Um novo jeito de ensinar a tabuada em https://novaescola.org.br/conteudo/162/novo-jeito-ensinar-tabuada
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Distribua as folhas impressas com as peças do dominó em branco. Se possível, imprima em um papel de maior gramatura (cartolina, papel cartão, etc.) ou forneça um para que os alunos colem a folha para fazer as peças. Cada aluno elaborará 6 peças do dominó. Oriente para que eles iniciem com a divisão (lado direito da primeira peça) e siga preenchendo com resultados e novas divisões como mostrado no slide. Faça um exemplo na lousa de como construir as peças. Chame a atenção para o fato de que o primeiro campo deve ser o último a ser preenchido, pois dependerá da última divisão do colega. Para esse último resultado, divida a turma em grupos de 5 ou 6 alunos e disponha-os em círculo, de forma que cada um preencha seu primeiro campo com o resultado da última divisão do colega à sua esquerda. Assim, o jogo de dominó estará fechado. Peça para que os alunos troquem suas folhas para conferir os resultados uns dos outros antes de recortar as peças. Cada grupo terá um jogo completo, que poderá ser jogado nesses mesmos grupos, ou em outra configuração. Escolha alguns alunos para fazerem uma rodada demonstrativa na lousa. Caso ainda tenham alguma dúvida, este é um bom momento para esclarecê-las.
Propósito: Preparar o jogo, desenvolvendo estratégias e praticando o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10.
Discuta com a turma:
- Como podemos verificar se as respostas estão corretas?
Materiais complementares
Atividade principal para impressão (Regras)
Atividade principal para impressão (Peças)
Atividade principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientação: Organize grupos de 5 ou 6 alunos para jogar. Podem ser os mesmos da construção das peças nesse momento para agilizar a organização. Assim, pense previamente em formar agrupamentos produtivos. Cada grupo precisará de um conjunto de dominó. Proponha aos grupos que joguem algumas rodadas e que anotem, em uma folha avulsa, os resultados que eles forem produzindo das divisões (tanto certos como errados), registrando quais acertaram e quais erraram. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles jogam, calculam e registram seus resultados. Preste atenção especial a como os alunos, quando discordam em relação a um resultado, explicam suas estratégias uns aos outros. Se não explicarem, intervenha, pedindo que expliquem até que todos do grupo compreendam qual a resposta correta e como chegar nela. Em caso de dúvidas nas divisões, peça para que conversem com os colegas para tentar resolver.
Propósito: Desenvolver estratégias e praticar o cálculo mental de divisões por múltiplos de 10. Aplicar as regras do jogo discutidas e elaboradas anteriormente.
Discuta com a turma:
- Como podemos verificar se as respostas estão corretas?
- Como você abordou os problemas apresentados no jogo?
- A estratégia que você encontrou foi bem sucedida?
- O que você aprendeu com a sua estratégia?
- Quais estratégias foram usadas?
- Como você pensou para resolver essa divisão?
- Alguém do grupo resolveu com outra estratégia?
Materiais complementares
Atividade principal para impressão (Regras)
Atividade principal para impressão (Peças)
Resolução da atividade principal
Material complementar para o professor:
- Leia a matéria As trocas que fazem a turma avançar. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/366/as-trocas-que-fazem-a-turma-avancar.
- Leia a matéria Como agrupo meus alunos? Disponível em
- https://novaescola.org.br/conteudo/1475/como-agrupo-meus-alunos.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Peça aos alunos que observem individualmente as folhas avulsas onde anotaram os resultados que disseram para as divisões durante o jogo. Pergunte aos alunos quais foram as divisões mais difíceis e por que eles acreditam que aquelas foram as mais difíceis. Peça que 3 ou 4 alunos expliquem como resolveram as divisões e quais dificuldades tiveram. Peça que compartilhem como resolveram as dificuldades ou como um colega lhe explicou o erro. Pergunte se alguém usou diferentes estratégias dependendo dos números envolvidos. Peça que compartilhem. Nesse momento, retome as anotações que você fez durante a observação do jogo e convide alunos específicos a compartilharem suas estratégias e dificuldades, de acordo com o que foi observado. Dessa forma, haverá uma variedade a ser discutida. Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia.
Propósito: Analisar os cálculos mentais que dominam, em quais precisam empreender maior esforço e o que é preciso revisar.
Discuta com a turma:
- Quais estratégias foram usadas?
- Em que situação cada estratégia foi mais utilizada?
- Quais as dificuldades que apareceram?
- Como as dificuldades foram resolvidas?
- Como você pode trabalhar seus pontos fracos?
- O que você aprendeu com seus erros?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a estratégia para divisão envolvendo múltiplos de 10 mais eficiente aprendida na aula. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade.
Propósito: Apresentar o conceito principal aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem, revisando o conceito estudado.
Raio X
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Apresente a proposta aos estudantes e peça que eles calculem mentalmente os resultados. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia do enunciado. Como essa é uma atividade bastante direta, disponibilize 2 minutos para que eles resolvam (use um cronômetro se possível). Peça que os estudantes compartilhem em voz alta os caminhos que eles seguiram para calcular, escrevendo no quadro se necessário. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Sempre pergunte quem resolveu da mesma forma apresentada e quais outros caminhos eles seguiram ou poderiam usar?
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias possíveis para se fazer esses cálculos?
- Qual é a estratégia mais prática para esse cálculo?
- Quais foram as dificuldades encontradas?
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_05NUM_03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: -
- Opcionais: Google Formulários, Google Meet, WhatsApp, Google Apresentações.
Para este plano, foque na etapa Aquecimento
Aquecimento
Propor que a turma escolha uma das estratégias de cálculo para a divisão indicadas nos slides 3 e 4. Peça que utilizem essa estratégia em outra operação de divisão indicada por você. Eles podem fazer isso via Google Meet de maneira síncrona ou enviando pelo Google Formulários o registro das estratégias. Caso não tenham o recurso digital, o professor pode solicitar uma explicação por escrito para ser enviado pela turma.
Atividade principal
Para que o jogo aconteça o professor precisa enviar as regras e as peças para cada aluno, de forma impressa. Eles podem simular situações de jogo e registrar com fotos para envio posterior pelo Google Formulários ou via WhatsApp, ou sem o recurso digital com uma descrição de como foi usar o dominó por escrito.
Discussão das soluções
Os alunos podem escrever um pequeno parágrafo contando o que aprenderam com o jogo, que pode ser enviado ao professor pelo Google Formulários ou por escrito. Caso o recurso síncrono seja possível, a discussão de como foi jogar pode acontecer via Google Meet.
Sistematização
O professor pode encaminhar os slides dessa etapa e da próxima (Encerramento) via Google Apresentações para a turma, contendo ainda alguma outra explicação que achar necessário. Caso não tenham o recurso digital, enviar de maneira impressa.
Encerramento
Ver etapa anterior.
Raio X
Os alunos podem resolver as situações indicadas em folha impressa enviada previamente ou pelo Google Formulários.
Convite às famílias
Propor que a família jogue o dominó da Atividade Principal deste plano com os alunos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Andresa Prata Cirino Cuginotti
Mentor: Elisa Greenhalgh Vilalta
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidades da BNCC
(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.
Objetivo específico
Levantar hipóteses, investigar e checar os resultados obtidos na divisão por múltiplos de 10. Utilizar a ideia da divisão como distribuição em partes iguais para descobrir regularidades de divisões por 10 e seus múltiplos. Desenvolver processos de cálculo mental relacionados à divisão.
Conceito-chave
Divisão, cálculo mental.
Vocabulário que será adquirido nesta aula
Múltiplos, decomposição, fatores, divisor, dividendo.
Recursos necessários
- Lápis,
- papel,
- cartolina,
- lápis de cor.