Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: Folha sulfite, textos informativos sobre plantas aquáticas (disponíveis nos Materiais complementares, para impressão) e imagens de plantas aquáticas.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Apresente aos alunos o título da aula, conforme o slide. Caso a escola não possua projetor, mencione o tema “plantas aquáticas”. Peça para que os alunos se organizem em roda (com as mesas ou sentados no chão) para a atividade de contextualização e levantamento de conhecimentos prévios.
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: A dinâmica proposta estimula a criatividade e permite uma introdução ao assunto. Distribua uma folha sulfite para cada criança e peça para que utilizem o lápis que preferirem. Peça para que os alunos, após você dizer uma palavra, desenhem algo que vier à cabeça relacionado ao que foi dito. Por exemplo: se a palavra for planta, eles deverão esboçar no papel qualquer coisa que remeta a isso, como folhas, flores, sementes, frutos, terra, natureza etc.
Combine com os alunos um tempo para desenhar que seja confortável e seguro para conseguirem se expressar, mas, sem delongas. O objetivo é trabalhar com várias palavras. Após cada desenho feito dentro do tempo estipulado, os alunos devem trocar de folhas e passar seus desenhos para o colega a direita. Após ouvirem a próxima palavra, deverão desenhar na folha que receberam, aproveitando os traços dos esboços anteriores.
No fim da atividade pergunte sobre o que pensaram diante dos termos citados durante a atividade. Questione se conseguiram colocar o que pensaram no papel e discuta sobre a produção conjunta e colaborativa. Muitas crianças podem apresentar um posicionamento perfeccionista, de que seus desenhos ficaram diferentes do que queriam. Neste momento, a reflexão deve abordar a beleza da multiplicidade de pensamentos e formas de exteriorização, registro e criação. Aborde também as diferentes relações feitas sobre o tema “plantas aquáticas”. Caso julgue necessário, registre o que foi dito no quadro para retomar o debate em um novo momento.
Sugestões de palavras: plantas, rio, lago, mar, flutuantes, profundas, folhas, aquário, raíz, manguezal, brejo, fotossíntese, natureza, umidade, broto, caule, plantas aquáticas.
Obs.: uma sequência de músicas clássicas poderá ser colocada de fundo, como esta disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=JJwecS3kNCM&t=2918s
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Após a dinâmica de aquecimento que contextualizou o tema, questione os alunos sobre as duas perguntas norteadoras da aula:
- Quais tipos de plantas existem, considerando o ambiente em que vivem?
- Como algumas plantas conseguem sobreviver na água?
Caso algumas crianças comecem a responder, peça para que aguardem e respondam em conjunto com a turma no fim da aula, após a atividade mão na massa. Dessa forma, assim como na dinâmica de contexto, juntos eles poderão chegar a uma resposta rica e bem completa.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Divida os alunos em três grandes grupos e direcione cada um deles para um canto da sala de aula. Apresente ao primeiro um conjunto de imagens de plantas aquáticas, conforme as apresentadas no slide. Você pode acrescentar outras imagens, retiradas de revistas e livros regionais, para enriquecer esta etapa. Para o segundo grupo, entregue o texto “Plantas de mangue respiram com snorkel”, extraído do site https://super.abril.com.br/ideias/plantas-de-mangue-respiram-com-snorkel/ . Para o terceiro grupo, entregue trechos do texto “Ambiente das plantas”, acessado através do link https://www.smartkids.com.br/trabalho/ambiente-das-plantas.
Dê cinco minutos aos alunos para que observem as imagens, façam a leitura dos respectivos textos e anotações baseadas nas questões disparadoras. Em seguida, os grupos devem trocar de estação e mais cinco minutos devem ser disponibilizados para a reflexão e leitura. Repita novamente o procedimento. Cada grupo deve passar por cada uma das estações, totalizando um tempo de quinze minutos para esta etapa.
Nos dez minutos finais, reúna a turma novamente em círculo e promova uma discussão para a troca de observações e hipóteses. A conclusão das respostas das questões disparadoras apresentadas na etapa anterior deve ser feita em conjunto.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Encerre a aula retomando as atividades de contextualização e mão na massa. Nesse momento, o objetivo é sistematizar os conceitos apreendidos sobre plantas aquáticas, terrestres e aéreas, bem como as particularidades e exemplos relacionados ao ambiente aquático. Por fim, ressalte a importância do trabalho e instrua os alunos para a produção em duplas de um resumo do que foi discutido e experienciado ao longo da aula, com uso de esquemas, desenhos, esboços, escrita ou da forma como preferirem se expressar. Você poderá fazer uso dos registros feitos ao final para avaliar se os objetivos da aula foram contemplados.