Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU05, uma vez que traz temas já abordados e reitera a interação com o Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.
Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para realização do Mão na massa.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre o processo de erupções solares e onde podemos observá-las.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a reportagem com os alunos e pergunte quais os impactos que foram sentidos por eles durante esta erupção (possivelmente os alunos não terão muito a relatar, uma vez que o entendimento do que é uma erupção é raro de estar presente na população, como também, mesmo conhecendo o termo, não entende muito dos efeitos ou os sentiram, já que estamos em um país tropical). Questione os alunos se eles conhecem o conceito aurora boreal e se sabem onde podem ocorrer? (lembre-os que o nome boreal é um conceito de geografia e remete ao norte do planeta, assim como austral remete ao sul).
https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/08/ciencia/1504866966_819501.html
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conhecem o termo erupção solar e como são criadas.
Mão na massa
Tempo sugerido: 34 minutos.
Orientações: Os alunos deverão ser divididos em grupos de quatro ou cinco alunos, em três temas centrais.
Cada grupo deve criar uma tabela, como apresentado acima, que será completada (as duas primeiras sessões) pelos estudantes de cada grupo. Será entregue a cada grupo um tema específico:
Tema 1 - Partes do Sol (o grupo deve ser capaz de responder a seguinte pergunta - Onde ocorrem as erupções solares?).
Tema 2 - Blackout - A conexão Terra-Sol
(o grupo deve ser capaz de responder a seguinte pergunta - Como as ondas de rádio podem nos informar sobre as erupções solares?); - https://sunearthday.nasa.gov/2009/multimedia/video.php
Tema 3 - Auroras boreais (o grupo deve ser capaz de responder a seguinte pergunta - Qual a relação entre as auroras e a conexão Terra-Sol?).
Ao finalizar as leituras, o professor deve solicitar que os grupos criem um roteiro (de até 2 minutos) para apresentar um jornal televisionado Notícias do Espaço, onde apenas UM aluno de cada tema deve se apresentar (o aluno solicitado não é de cada grupo e sim de cada tema), indicar a notícia principal (a pergunta do tema) e relatar sua experiência e resposta. O professor deve então selecionar três alunos, UM de cada tema, e avaliar as notícias criadas. Os grupos podem ajudar desenvolvendo imagens para ilustrar o material produzido, e também pode ser utilizado os celulares ou aparelhos de gravação de vídeo que a escola possua, para registrar esse momento.
Há indicação de um pré-roteiro no link a seguir que o professor deve avaliar se irá usar em sala de aula ou não. Não há necessidade de apresentar este material para os alunos, ficando a cargo do professor a sua disponibilização nos materiais complementares.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Utilize 5 minutos para finalizar a aula retornando a tabela e completando “O que aprendi sobre o Sol”, apresentando a todos os grupos a imagem das partes do Sol (já oferecido no tema 1), indicando a temperatura média da superfície (6.000°C e no seu interior até 15.000.000°C) e o tamanho médio de uma erupção solar na superfície do Sol (cerca de 35 planetas Terra).
Imagem - http://2.bp.blogspot.com/_ekArGClRK4M/SwqsGGjJ1XI/AAAAAAAAACM/zSiwNHz0Ms4/s1600/sol-caracteristicas00.jpg
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Nos últimos 5 minutos apresente as imagens acima e indique que demonstram como é o processo de uma erupção solar. A primeira imagem remete a um evento “fictício” em uma estrela de magnitude semelhante ao nosso Sol, e, na segunda, a imagem que um satélite da Nasa conhecido como ACE (Active Composition Explorer - Explorador de Composição Ativa - Tradução direta do inglês) consegue captar para os cientistas da Terra analisarem os dados. Se possível, mostre o vídeo abaixo para melhor entendimento dos alunos sobre como os astrônomos observam o processo de erupção solar no espaço presente na imagem 2. Realize a retomada da Questão disparadora (Quais os impactos de uma erupção solar no planeta Terra?) e procure com os alunos qual o impacto que eles veem como mais prejudicial para a vida na Terra. Construa, coletivamente um parágrafo que responda esta questão. Não esqueça de incluir neste parágrafo os possíveis efeitos sobre os seres vivos. Peça que anotem o parágrafo em seus cadernos.
Possíveis respostas que podem ser dadas: aumento do aquecimento global; problemas como o câncer de pele; mutações em células somáticas; aumento de casos de alergias.
https://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/comet_asas.html.
Caso possível, utilize a seguinte ferramenta oferecida pela Nasa para navegar nos detalhes que o Sol pode nos proporcionar, como também da ação dele sobre o nosso planeta - http://sunearth.gsfc.nasa.gov/sunearthday/media_viewer/flash.html. Ainda se possível, baixe o vídeo presente no tópico “Images from the Solar and Heliospheric Observatory (SOHO) spacecraft. (Click on images for still) Movie 1 Movie 1A | Movie 1B (large) | Movie 2 | Movie 3 | LASCO C2. Credit: NASA/ESA” na página a seguir, com nome MOVIE 1, que mostra a ação do satélite ACE. - https://www.nasa.gov/vision/universe/solarsystem/stereo1.html
https://www.flickr.com/photos/gsfc/15403844862/in/photostream/
http://cxc.harvard.edu/newsletters/news_11/image/rac_lasco.jpg