Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU02, CEI9_17TU03 e CEI9_17TU04, uma vez que traz temas já abordados e reitera a composição química do universo e das estrelas, e sua ação para o desenvolvimento destes elementos.
Materiais necessários para a aula:
Materiais necessários para o circuito do conhecimento, presente nos materiais de apoio.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e pergunte o que entendem sobre o tema levantado e sobre os elementos químicos.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o trecho da música acima e diga aos alunos que o universo sempre está em constante mudança e criação, sendo da cinza a matéria. Cite a célebre frase do químico Antoine Lavoisier, que no século 18 trouxe a ideia de transmutação dos elementos. Comente com os alunos que, desde a formação do nosso universo, há 13,7 bilhões de anos, os elementos sofrem constante transformação, tendo tudo iniciado pelo hidrogênio e, por ações já estudadas nos planos CEI9_17TU01 a CEI9_17TU06, chegando aos elementos mais pesados da tabela periódica atual.
Link para a música- https://www.youtube.com/watch?v=ziRSj1oS9Iw
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora e deixe os alunos debaterem sobre o tema, elencando suas hipóteses e formulando suas teorias.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações: A sala deve ser dividida em três grupos, que devem ter as indicações de atividades acima. Para cada uma das etapas do circuitos planejado, os alunos devem passar, no máximo, 10 minutos. 2 minutos deve ser o tempo que o material fica sendo deslocado entre os grupos.
ETAPA 1 - Após a leitura do texto (link para texto desta etapa do circuito no material complementar), os estudantes devem responder a seguinte questão:
1 - Quais são os elementos químicos mais abundantes e importantes para o corpo humano? (É esperado que os alunos respondam baseado no texto sobre os elementos C, O, N, H e P.)
2 - Como podemos perceber a estabilidade dos átomos, como o carbono e o oxigênio? (Com a ajuda do texto, é esperado que entendam que a estabilidade pode ser conseguida por meio de combinações e ligações com outros átomos, o que forma componentes mais sólidos.)
3 - Como a matéria é formada? (O texto fornece aos alunos a resposta - por meio das ligações químicas, nas quais pode haver o compartilhamento de elétrons, que são capazes de formar moléculas que formam as células do corpo humano.)
ETAPA 2 - Os alunos devem destacar qual corpo celeste está sendo questionado para cada uma das charadas apresentadas. Os alunos também devem responder as seguintes questões:
(link para imagens da charada no material complementar)
4 - Em qual dos momentos há maior formação de elementos químicos? (Supernova).
5 - Qual destas imagens impactam diretamente a vida atual no planeta Terra? (Sol).
6 - Qual a imagem que apresenta a estrutura mais densa do espaço? (Buraco negro).
ETAPA 3 - Assistindo ao vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=MaJFK_8a72M/ link para transcrição do texto caso não tenha como apresentar o vídeo aos estudantes [professor, utilize os parágrafos que são subsequentes ao tópico “Nas palavras de Neil DeGrasse Tyson”]
- https://www.tecmundo.com.br/ciencia/21241-qual-e-o-fato-mais-impressionante-do-universo-video-.htm), os alunos devem responder os seguintes questionamentos:
7 - Como podemos compreender a afirmação “Há um universo em nós”?
(Espera-se que os alunos possam relacionar a construção do universo, das galáxias e das estrelas com os elementos químicos, e perceber que todos nós também possuímos estes mesmos elementos em nossa constituição.)
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Utilize 8 minutos para este slide. Retome com os alunos a Questão disparadora e tente obter deles as respostas sobre o construído durante o
Mão na massa. Traga tópicos para que eles possam pensar em como estes elementos podem ter relação com os processos necessários à vida, como onde, nas florestas, podemos encontrar estes elementos químicos (podem responder nas plantas e nos animais, como também no solo, nas águas e nas rochas). Quando saímos das florestas, e vamos para a cidade, leve a uma discussão de onde podem ser encontrados tais elementos, como o carbono e o nitrogênio (podem ser levantadas ideias dos combustíveis usados nas cidades, trazendo também a ideia de poluição, já que quando estes elementos são queimados e lançados na atmosfera podem levar a formação da chuva ácida). E, para finalizar, levante a discussão sobre os elementos químicos que fazem parte do nosso corpo e que foram liberados pela supernova, focando naqueles que compõem nosso DNA, como C, H, O e P, além de lembrar que o Sol, assim como ajudou a criar nossos elementos, pode acabar nos destruindo se não nos protegermos dos seus raios UV. Apresente no próximo slide um diagrama que demonstra o início da organização dos corpos, de um elemento químico, até o corpo humano complexo.
Sistematização
Tempo sugerido:
Orientações: Utilize os 4 minutos finais da aula para apresentação deste slide, mostrando a imagem acima e fazendo a reflexão com os alunos sobre a composição das moléculas orgânicas e como podemos identificar o produto liberado pelas estrelas na composição do nosso corpo.
Link imagem - http://www.formasnaturales.com/gestor/recursos/imagenes/postereureka.jpg