12785
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Composição química do universo

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Composição química do universo

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU02, CEI9_17TU03 e CEI9_17TU04, uma vez que traz temas já abordados e reitera a composição química do universo e das estrelas, e sua ação para o desenvolvimento destes elementos.

Materiais necessários para a aula:

Materiais necessários para o circuito do conhecimento, presente nos materiais de apoio.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e pergunte o que entendem sobre o tema levantado e sobre os elementos químicos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o trecho da música acima e diga aos alunos que o universo sempre está em constante mudança e criação, sendo da cinza a matéria. Cite a célebre frase do químico Antoine Lavoisier, que no século 18 trouxe a ideia de transmutação dos elementos. Comente com os alunos que, desde a formação do nosso universo, há 13,7 bilhões de anos, os elementos sofrem constante transformação, tendo tudo iniciado pelo hidrogênio e, por ações já estudadas nos planos CEI9_17TU01 a CEI9_17TU06, chegando aos elementos mais pesados da tabela periódica atual.

Link para a música- https://www.youtube.com/watch?v=ziRSj1oS9Iw

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora e deixe os alunos debaterem sobre o tema, elencando suas hipóteses e formulando suas teorias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: A sala deve ser dividida em três grupos, que devem ter as indicações de atividades acima. Para cada uma das etapas do circuitos planejado, os alunos devem passar, no máximo, 10 minutos. 2 minutos deve ser o tempo que o material fica sendo deslocado entre os grupos.

ETAPA 1 - Após a leitura do texto (link para texto desta etapa do circuito no material complementar), os estudantes devem responder a seguinte questão:

1 - Quais são os elementos químicos mais abundantes e importantes para o corpo humano? (É esperado que os alunos respondam baseado no texto sobre os elementos C, O, N, H e P.)

2 - Como podemos perceber a estabilidade dos átomos, como o carbono e o oxigênio? (Com a ajuda do texto, é esperado que entendam que a estabilidade pode ser conseguida por meio de combinações e ligações com outros átomos, o que forma componentes mais sólidos.)

3 - Como a matéria é formada? (O texto fornece aos alunos a resposta - por meio das ligações químicas, nas quais pode haver o compartilhamento de elétrons, que são capazes de formar moléculas que formam as células do corpo humano.)

ETAPA 2 - Os alunos devem destacar qual corpo celeste está sendo questionado para cada uma das charadas apresentadas. Os alunos também devem responder as seguintes questões:

(link para imagens da charada no material complementar)

4 - Em qual dos momentos há maior formação de elementos químicos? (Supernova).

5 - Qual destas imagens impactam diretamente a vida atual no planeta Terra? (Sol).

6 - Qual a imagem que apresenta a estrutura mais densa do espaço? (Buraco negro).

ETAPA 3 - Assistindo ao vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=MaJFK_8a72M/ link para transcrição do texto caso não tenha como apresentar o vídeo aos estudantes [professor, utilize os parágrafos que são subsequentes ao tópico “Nas palavras de Neil DeGrasse Tyson”]

- https://www.tecmundo.com.br/ciencia/21241-qual-e-o-fato-mais-impressionante-do-universo-video-.htm), os alunos devem responder os seguintes questionamentos:

7 - Como podemos compreender a afirmação “Há um universo em nós”?

(Espera-se que os alunos possam relacionar a construção do universo, das galáxias e das estrelas com os elementos químicos, e perceber que todos nós também possuímos estes mesmos elementos em nossa constituição.)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Utilize 8 minutos para este slide. Retome com os alunos a Questão disparadora e tente obter deles as respostas sobre o construído durante o
Mão na massa. Traga tópicos para que eles possam pensar em como estes elementos podem ter relação com os processos necessários à vida, como onde, nas florestas, podemos encontrar estes elementos químicos (podem responder nas plantas e nos animais, como também no solo, nas águas e nas rochas). Quando saímos das florestas, e vamos para a cidade, leve a uma discussão de onde podem ser encontrados tais elementos, como o carbono e o nitrogênio (podem ser levantadas ideias dos combustíveis usados nas cidades, trazendo também a ideia de poluição, já que quando estes elementos são queimados e lançados na atmosfera podem levar a formação da chuva ácida). E, para finalizar, levante a discussão sobre os elementos químicos que fazem parte do nosso corpo e que foram liberados pela supernova, focando naqueles que compõem nosso DNA, como C, H, O e P, além de lembrar que o Sol, assim como ajudou a criar nossos elementos, pode acabar nos destruindo se não nos protegermos dos seus raios UV. Apresente no próximo slide um diagrama que demonstra o início da organização dos corpos, de um elemento químico, até o corpo humano complexo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os 4 minutos finais da aula para apresentação deste slide, mostrando a imagem acima e fazendo a reflexão com os alunos sobre a composição das moléculas orgânicas e como podemos identificar o produto liberado pelas estrelas na composição do nosso corpo.

Link imagem - http://www.formasnaturales.com/gestor/recursos/imagenes/postereureka.jpg

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU02, CEI9_17TU03 e CEI9_17TU04, uma vez que traz temas já abordados e reitera a composição química do universo e das estrelas, e sua ação para o desenvolvimento destes elementos.

Materiais necessários para a aula:

Materiais necessários para o circuito do conhecimento, presente nos materiais de apoio.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e pergunte o que entendem sobre o tema levantado e sobre os elementos químicos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o trecho da música acima e diga aos alunos que o universo sempre está em constante mudança e criação, sendo da cinza a matéria. Cite a célebre frase do químico Antoine Lavoisier, que no século 18 trouxe a ideia de transmutação dos elementos. Comente com os alunos que, desde a formação do nosso universo, há 13,7 bilhões de anos, os elementos sofrem constante transformação, tendo tudo iniciado pelo hidrogênio e, por ações já estudadas nos planos CEI9_17TU01 a CEI9_17TU06, chegando aos elementos mais pesados da tabela periódica atual.

Link para a música- https://www.youtube.com/watch?v=ziRSj1oS9Iw

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora e deixe os alunos debaterem sobre o tema, elencando suas hipóteses e formulando suas teorias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: A sala deve ser dividida em três grupos, que devem ter as indicações de atividades acima. Para cada uma das etapas do circuitos planejado, os alunos devem passar, no máximo, 10 minutos. 2 minutos deve ser o tempo que o material fica sendo deslocado entre os grupos.

ETAPA 1 - Após a leitura do texto (link para texto desta etapa do circuito no material complementar), os estudantes devem responder a seguinte questão:

1 - Quais são os elementos químicos mais abundantes e importantes para o corpo humano? (É esperado que os alunos respondam baseado no texto sobre os elementos C, O, N, H e P.)

2 - Como podemos perceber a estabilidade dos átomos, como o carbono e o oxigênio? (Com a ajuda do texto, é esperado que entendam que a estabilidade pode ser conseguida por meio de combinações e ligações com outros átomos, o que forma componentes mais sólidos.)

3 - Como a matéria é formada? (O texto fornece aos alunos a resposta - por meio das ligações químicas, nas quais pode haver o compartilhamento de elétrons, que são capazes de formar moléculas que formam as células do corpo humano.)

ETAPA 2 - Os alunos devem destacar qual corpo celeste está sendo questionado para cada uma das charadas apresentadas. Os alunos também devem responder as seguintes questões:

(link para imagens da charada no material complementar)

4 - Em qual dos momentos há maior formação de elementos químicos? (Supernova).

5 - Qual destas imagens impactam diretamente a vida atual no planeta Terra? (Sol).

6 - Qual a imagem que apresenta a estrutura mais densa do espaço? (Buraco negro).

ETAPA 3 - Assistindo ao vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=MaJFK_8a72M/ link para transcrição do texto caso não tenha como apresentar o vídeo aos estudantes [professor, utilize os parágrafos que são subsequentes ao tópico “Nas palavras de Neil DeGrasse Tyson”]

- https://www.tecmundo.com.br/ciencia/21241-qual-e-o-fato-mais-impressionante-do-universo-video-.htm), os alunos devem responder os seguintes questionamentos:

7 - Como podemos compreender a afirmação “Há um universo em nós”?

(Espera-se que os alunos possam relacionar a construção do universo, das galáxias e das estrelas com os elementos químicos, e perceber que todos nós também possuímos estes mesmos elementos em nossa constituição.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Utilize 8 minutos para este slide. Retome com os alunos a Questão disparadora e tente obter deles as respostas sobre o construído durante o
Mão na massa. Traga tópicos para que eles possam pensar em como estes elementos podem ter relação com os processos necessários à vida, como onde, nas florestas, podemos encontrar estes elementos químicos (podem responder nas plantas e nos animais, como também no solo, nas águas e nas rochas). Quando saímos das florestas, e vamos para a cidade, leve a uma discussão de onde podem ser encontrados tais elementos, como o carbono e o nitrogênio (podem ser levantadas ideias dos combustíveis usados nas cidades, trazendo também a ideia de poluição, já que quando estes elementos são queimados e lançados na atmosfera podem levar a formação da chuva ácida). E, para finalizar, levante a discussão sobre os elementos químicos que fazem parte do nosso corpo e que foram liberados pela supernova, focando naqueles que compõem nosso DNA, como C, H, O e P, além de lembrar que o Sol, assim como ajudou a criar nossos elementos, pode acabar nos destruindo se não nos protegermos dos seus raios UV. Apresente no próximo slide um diagrama que demonstra o início da organização dos corpos, de um elemento químico, até o corpo humano complexo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os 4 minutos finais da aula para apresentação deste slide, mostrando a imagem acima e fazendo a reflexão com os alunos sobre a composição das moléculas orgânicas e como podemos identificar o produto liberado pelas estrelas na composição do nosso corpo.

Link imagem - http://www.formasnaturales.com/gestor/recursos/imagenes/postereureka.jpg

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano