12784
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - O Sol e os processos vitais

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre O Sol e os processos vitais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto". Proponha que eles anotem alguns conceitos importantes que possam ter identificado durante a leitura.

Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Qual o impacto que a vida na Terra teria sem o Sol?

Mão na massa
Divida a turma em três grupos. Cada um receberá um ciclo para desenvolver a atividade:
- Grupo A - Ciclo da água;
- Grupo B- Ciclo do carbono;
- Grupo C- Ciclo do oxigênio.

Peça para o grupo elaborar um resumo e um mapa mental sobre o ciclo. O mapa mental poderá ser construído em uma folha de papel, ou os alunos podem usar um link (disponível aqui) mapa construí-lo on-line.

Para facilitar a construção do mapa mental, os grupos podem se dividir entre eles e depois decidir qual o melhor mapa para enviar.

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque uma data para o representante do grupo enviar a atividade.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Proponha uma reflexão de como o Sol impacta em cada ciclo, para que entendam que sem ele não existiria mais vida e todos os seres vivos morreriam.

Use o Padlet, recurso digital, para organizar um mural com os mapas mentais dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo e assistirem ao vídeo (disponível aqui).

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_17T&U05

(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano:

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas