Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta aula é parte de uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais.
Nesta aula, vamos abordar o tema da compostagem, falando sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, a ação de microrganismos neste processo e sobre os diferentes tipos de composteiras para cada situação. Este plano complementa conceitos que já foram abordados no plano anterior, sobre a coleta seletiva (CIE9_13VE07).
Mais informações sobre o tema compostagem no site da Ecycle, disponível aqui: <https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem>, acesso em 16 de julho de 2018.
Materiais necessários para a aula: material impresso e notebook. A metodologia escolhida para esta aula é a Rotação de Estações, na qual a turma será dividida em 6 equipes. Serão disponibilizadas 3 tarefas, uma tarefa diferente para cada duas equipe, com 10 minutos para sua execução. Após o tempo determinado, as tarefas serão trocadas entre as equipes, de modo que cada equipe realize todas as tarefas. Mais informações sobre a metodologia “Rotação de Estações” no site da Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>, acesso em 16 de julho de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minutos
Orientações: Leia o título da aula e questione os estudantes sobre o que é compostagem e o que é lixo orgânico. Explore o conhecimento do grupo, se eles sabem diferenciar o que é lixo orgânico do lixo não-orgânico ou resíduos sólidos.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Se tiver utilizando data show, peça que os estudantes leiam este diálogo entre pai e filho. Se não tiver um data show disponível, imprima este texto com antecedência e distribua para as equipes, ou leia o texto para a turma. No Brasil, o hábito de separar o próprio lixo ainda é raro entre as famílias, segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 2 % das cidades brasileiras têm projetos de gestão dos resíduos orgânicos.
É possível que os estudantes se identifiquem com a cena doméstica do texto, na qual o lixo vai misturado para a lixeira. Converse um pouco sobre esse hábito e pergunte se eles sabem o quão importante é separar o lixo doméstico.
Pergunte se eles sabem o que é lixo orgânico ou se sabem reconhecer as diferenças entre os diferentes tipos de lixo que produzimos diariamente e mostre o slide seguinte.
Contexto
Tempo sugerido:
Orientações: É provável que alguns estudantes ainda não saibam o conceito de lixo orgânico e não-orgânico. Use este slide para conversar rapidamente sobre isso. É fundamental que eles tenham clareza sobre esses conceitos para falar sobre a compostagem.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Repita a pergunta feita pelo pai, no final do diálogo exposto anteriormente. Pergunte se eles sabiam que o lixo pode virar adubo e se é qualquer lixo que pode passar por essa transformação. A intenção é estimulá-los a falar sobre o tema da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Disponha as equipes de modo que você possa circular livremente entre elas, dando apoio na realização das tarefas. Distribua a tarefa da estação 1 para duas equipes, a tarefa da estação 2 para outras duas equipes e a tarefa da estação 3 para as duas equipes restantes. A cada 10 minutos, faça o rodízio das atividades, até que todas as equipes tenham feito todas as atividades.
Link com as tarefas das três estações no material complementar.
Tarefa da estação 1: Consiste no primeiro texto e questões disponíveis no material para impressão acima.
Tarefa da estação 2: Com uso do notebook, mostrar os dois vídeos disponíveis nos links a seguir, bem como a tarefa da estação 2, disponível na segunda página do material para impressão.
Vídeo 1 <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=Hg742fMqJIY>, acesso 16jul2018.
Vídeo 2 <https://www.youtube.com/watch?v=8xjViuCM1Ds>, acesso 16jul2018.
Tarefa da estação 3: Imprima com antecedência as páginas 9 e 10 do Manual de compostagem caseira produzido pela Prefeitura de Garibaldi-RS, disponibilizado neste link <http://www.garibaldi.rs.gov.br/upload/page_file/manual-pratico-de-compostagem-net-final.pdf>, acesso 16jul2018. Depois imprima as perguntas da estação 3, disponível na terceira página do material para impressão.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Hora de organizar as ideias apresentadas e discutidas nesta aula e produzir um pequeno texto respondendo a pergunta inicial.
Esta atividade fará o estudante revisitar tudo o que foi discutido em cada estação, estimulando o exercício da memória, do raciocínio e da argumentação para sistematizar tudo que foi visto sobre o tema compostagem. Assim, o exercício possibilitará uma aprendizagem mais significativa. Caso ainda tenha tempo com a turma, peça para que um ou mais estudante, voluntariamente, leia seu texto. O objetivo é criar a oportunidade de uma conversa, para os estudantes compartilharem as ideias que colocaram nos textos e reverem suas ideias e aprendizados. Aproveite para tecer comentários que ache pertinente em relação ao tema, especialmente se notar que conceitos importantes ficaram de fora dos textos produzidos. Uma sugestão é colar todos os textos feitos pela classe para que todos possam ler as produções de seus colegas. A tendência dos alunos é cuidar e produzir textos mais elaborados e caprichados ao saberem que sua produção ficará em exposição.