12779
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Compostagem

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Compostagem

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula é parte de uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais.

Nesta aula, vamos abordar o tema da compostagem, falando sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, a ação de microrganismos neste processo e sobre os diferentes tipos de composteiras para cada situação. Este plano complementa conceitos que já foram abordados no plano anterior, sobre a coleta seletiva (CIE9_13VE07).

Mais informações sobre o tema compostagem no site da Ecycle, disponível aqui: <https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: material impresso e notebook. A metodologia escolhida para esta aula é a Rotação de Estações, na qual a turma será dividida em 6 equipes. Serão disponibilizadas 3 tarefas, uma tarefa diferente para cada duas equipe, com 10 minutos para sua execução. Após o tempo determinado, as tarefas serão trocadas entre as equipes, de modo que cada equipe realize todas as tarefas. Mais informações sobre a metodologia “Rotação de Estações” no site da Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Leia o título da aula e questione os estudantes sobre o que é compostagem e o que é lixo orgânico. Explore o conhecimento do grupo, se eles sabem diferenciar o que é lixo orgânico do lixo não-orgânico ou resíduos sólidos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Se tiver utilizando data show, peça que os estudantes leiam este diálogo entre pai e filho. Se não tiver um data show disponível, imprima este texto com antecedência e distribua para as equipes, ou leia o texto para a turma. No Brasil, o hábito de separar o próprio lixo ainda é raro entre as famílias, segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 2 % das cidades brasileiras têm projetos de gestão dos resíduos orgânicos.
É possível que os estudantes se identifiquem com a cena doméstica do texto, na qual o lixo vai misturado para a lixeira. Converse um pouco sobre esse hábito e pergunte se eles sabem o quão importante é separar o lixo doméstico.

Pergunte se eles sabem o que é lixo orgânico ou se sabem reconhecer as diferenças entre os diferentes tipos de lixo que produzimos diariamente e mostre o slide seguinte.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: É provável que alguns estudantes ainda não saibam o conceito de lixo orgânico e não-orgânico. Use este slide para conversar rapidamente sobre isso. É fundamental que eles tenham clareza sobre esses conceitos para falar sobre a compostagem.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Repita a pergunta feita pelo pai, no final do diálogo exposto anteriormente. Pergunte se eles sabiam que o lixo pode virar adubo e se é qualquer lixo que pode passar por essa transformação. A intenção é estimulá-los a falar sobre o tema da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Disponha as equipes de modo que você possa circular livremente entre elas, dando apoio na realização das tarefas. Distribua a tarefa da estação 1 para duas equipes, a tarefa da estação 2 para outras duas equipes e a tarefa da estação 3 para as duas equipes restantes. A cada 10 minutos, faça o rodízio das atividades, até que todas as equipes tenham feito todas as atividades.

Link com as tarefas das três estações no material complementar.

Tarefa da estação 1: Consiste no primeiro texto e questões disponíveis no material para impressão acima.

Tarefa da estação 2: Com uso do notebook, mostrar os dois vídeos disponíveis nos links a seguir, bem como a tarefa da estação 2, disponível na segunda página do material para impressão.

Vídeo 1 <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=Hg742fMqJIY>, acesso 16jul2018.

Vídeo 2 <https://www.youtube.com/watch?v=8xjViuCM1Ds>, acesso 16jul2018.

Tarefa da estação 3: Imprima com antecedência as páginas 9 e 10 do Manual de compostagem caseira produzido pela Prefeitura de Garibaldi-RS, disponibilizado neste link <http://www.garibaldi.rs.gov.br/upload/page_file/manual-pratico-de-compostagem-net-final.pdf>, acesso 16jul2018. Depois imprima as perguntas da estação 3, disponível na terceira página do material para impressão.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Hora de organizar as ideias apresentadas e discutidas nesta aula e produzir um pequeno texto respondendo a pergunta inicial.

Esta atividade fará o estudante revisitar tudo o que foi discutido em cada estação, estimulando o exercício da memória, do raciocínio e da argumentação para sistematizar tudo que foi visto sobre o tema compostagem. Assim, o exercício possibilitará uma aprendizagem mais significativa. Caso ainda tenha tempo com a turma, peça para que um ou mais estudante, voluntariamente, leia seu texto. O objetivo é criar a oportunidade de uma conversa, para os estudantes compartilharem as ideias que colocaram nos textos e reverem suas ideias e aprendizados. Aproveite para tecer comentários que ache pertinente em relação ao tema, especialmente se notar que conceitos importantes ficaram de fora dos textos produzidos. Uma sugestão é colar todos os textos feitos pela classe para que todos possam ler as produções de seus colegas. A tendência dos alunos é cuidar e produzir textos mais elaborados e caprichados ao saberem que sua produção ficará em exposição.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta aula é parte de uma sequência didática que tem por objetivo principal a construção do conhecimento acerca da sustentabilidade, do tratamento dado à natureza pela nossa sociedade, suas consequências e a busca de soluções para problemas ambientais locais.

Nesta aula, vamos abordar o tema da compostagem, falando sobre a importância de separar o lixo orgânico do lixo seco, a ação de microrganismos neste processo e sobre os diferentes tipos de composteiras para cada situação. Este plano complementa conceitos que já foram abordados no plano anterior, sobre a coleta seletiva (CIE9_13VE07).

Mais informações sobre o tema compostagem no site da Ecycle, disponível aqui: <https://www.ecycle.com.br/2368-compostagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Materiais necessários para a aula: material impresso e notebook. A metodologia escolhida para esta aula é a Rotação de Estações, na qual a turma será dividida em 6 equipes. Serão disponibilizadas 3 tarefas, uma tarefa diferente para cada duas equipe, com 10 minutos para sua execução. Após o tempo determinado, as tarefas serão trocadas entre as equipes, de modo que cada equipe realize todas as tarefas. Mais informações sobre a metodologia “Rotação de Estações” no site da Nova Escola, disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem>, acesso em 16 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minutos

Orientações: Leia o título da aula e questione os estudantes sobre o que é compostagem e o que é lixo orgânico. Explore o conhecimento do grupo, se eles sabem diferenciar o que é lixo orgânico do lixo não-orgânico ou resíduos sólidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Se tiver utilizando data show, peça que os estudantes leiam este diálogo entre pai e filho. Se não tiver um data show disponível, imprima este texto com antecedência e distribua para as equipes, ou leia o texto para a turma. No Brasil, o hábito de separar o próprio lixo ainda é raro entre as famílias, segundo o Ministério do Meio Ambiente, apenas 2 % das cidades brasileiras têm projetos de gestão dos resíduos orgânicos.
É possível que os estudantes se identifiquem com a cena doméstica do texto, na qual o lixo vai misturado para a lixeira. Converse um pouco sobre esse hábito e pergunte se eles sabem o quão importante é separar o lixo doméstico.

Pergunte se eles sabem o que é lixo orgânico ou se sabem reconhecer as diferenças entre os diferentes tipos de lixo que produzimos diariamente e mostre o slide seguinte.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: É provável que alguns estudantes ainda não saibam o conceito de lixo orgânico e não-orgânico. Use este slide para conversar rapidamente sobre isso. É fundamental que eles tenham clareza sobre esses conceitos para falar sobre a compostagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Repita a pergunta feita pelo pai, no final do diálogo exposto anteriormente. Pergunte se eles sabiam que o lixo pode virar adubo e se é qualquer lixo que pode passar por essa transformação. A intenção é estimulá-los a falar sobre o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Disponha as equipes de modo que você possa circular livremente entre elas, dando apoio na realização das tarefas. Distribua a tarefa da estação 1 para duas equipes, a tarefa da estação 2 para outras duas equipes e a tarefa da estação 3 para as duas equipes restantes. A cada 10 minutos, faça o rodízio das atividades, até que todas as equipes tenham feito todas as atividades.

Link com as tarefas das três estações no material complementar.

Tarefa da estação 1: Consiste no primeiro texto e questões disponíveis no material para impressão acima.

Tarefa da estação 2: Com uso do notebook, mostrar os dois vídeos disponíveis nos links a seguir, bem como a tarefa da estação 2, disponível na segunda página do material para impressão.

Vídeo 1 <https://www.youtube.com/watch?time_continue=2&v=Hg742fMqJIY>, acesso 16jul2018.

Vídeo 2 <https://www.youtube.com/watch?v=8xjViuCM1Ds>, acesso 16jul2018.

Tarefa da estação 3: Imprima com antecedência as páginas 9 e 10 do Manual de compostagem caseira produzido pela Prefeitura de Garibaldi-RS, disponibilizado neste link <http://www.garibaldi.rs.gov.br/upload/page_file/manual-pratico-de-compostagem-net-final.pdf>, acesso 16jul2018. Depois imprima as perguntas da estação 3, disponível na terceira página do material para impressão.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações: Hora de organizar as ideias apresentadas e discutidas nesta aula e produzir um pequeno texto respondendo a pergunta inicial.

Esta atividade fará o estudante revisitar tudo o que foi discutido em cada estação, estimulando o exercício da memória, do raciocínio e da argumentação para sistematizar tudo que foi visto sobre o tema compostagem. Assim, o exercício possibilitará uma aprendizagem mais significativa. Caso ainda tenha tempo com a turma, peça para que um ou mais estudante, voluntariamente, leia seu texto. O objetivo é criar a oportunidade de uma conversa, para os estudantes compartilharem as ideias que colocaram nos textos e reverem suas ideias e aprendizados. Aproveite para tecer comentários que ache pertinente em relação ao tema, especialmente se notar que conceitos importantes ficaram de fora dos textos produzidos. Uma sugestão é colar todos os textos feitos pela classe para que todos possam ler as produções de seus colegas. A tendência dos alunos é cuidar e produzir textos mais elaborados e caprichados ao saberem que sua produção ficará em exposição.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano