Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este é o sétimo plano de uma sequência didática que aborda temas relacionados às ações de consumo e o desenvolvimento sustentável. Nesta aula, o tema central é a coleta seletiva dos resíduos sólidos, com o objetivo de proporcionar ao estudante, além de informações inerentes ao tema, uma reflexão sobre o seu papel dentro desse contexto. O site do Ministério do Meio Ambiente traz um ótimo texto a respeito e está disponível nesse link: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018. Nesse texto há informações sobre a importância da coleta seletiva para a reciclagem e a forma correta de fazer a separação do lixo em casa. Ele será importante para enriquecer a reflexão dos estudantes ao fim da atividade sugerida na etapa “mão na massa”.
Materiais necessários para a aula: Os estudantes devem juntar em casa o lixo que eles (individualmente) produziram durante uma semana, exceto lixo orgânico. Eles devem trazer esse lixo para a escola no dia da aula. Providencie 4 sacos próprios para depósito de lixo ou 4 caixas de papelão, cole em cada recipiente uma etiqueta de papel cartão com as cores próprias indicativas do material que será depositado (azul - papel; amarelo - metal; verde - vidro; vermelho - plástico), papel A4 e pincéis de desenhar e colorir (se for o caso, solicite com antecedência que eles tragam de casa). Utilize o data show para apresentar estes slides ou, na falta deste, imprima apenas o slide 3 para a contextualização da aula. Imprima o texto do Ministério do Meio Ambiente citado acima, disponível em: <http://www.mma.gov.br/informma/item/8521-como-e-porqu%C3%AA-separar-o-lixo?tmpl=component&print=1>, acesso em 08 de julho de 2018.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o título da aula e questione sobre o significado de coleta seletiva, se ela é realizada em sua escola e cidade, e o que eles entendem por resíduos sólidos. O objetivo é trazer a tona o que eles já sabem sobre esse tema e instigá-los para essa aula.
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre a imagem da triagem do lixo e diga que o nosso lixo não desaparece quando o caminhão de coleta passa. Questione se eles sabem o que acontece com o lixo, depois dele ser recolhido pelo caminhão de coleta. Não se preocupe em dar respostas ou corrigi-los neste momento, apenas em despertar o interesse pelo tema.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia a questão disparadora, retome a contextualização do slide anterior e estimule a formação de hipóteses. Deixe a questão exposta no quadro enquanto eles realizam as próximas etapas da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
1. Divida a turma em seis equipes;
2. Peça aos estudantes que digam quanto pesa o lixo que eles acumularam por uma semana. Se eles tiverem dificuldade de fazer o cálculo, explique no quadro o exemplo trazido no slide. Esse cálculo é importante porque eles serão obrigados a se colocar como agentes ativos da produção de lixo no Brasil e esse reconhecimento é essencial para a reflexão;
3. Divida os seguintes questionamentos entre as equipes (imprima ou coloque no quadro):
Equipe 1 e 2 - Quais motivos tornam necessário separar o lixo para as pessoas que trabalham e vivem da coleta de resíduos sólidos?
Equipe 3 e 4 - Quais as vantagens trazidas pela separação do lixo e pela coleta seletiva para o meio ambiente?
Equipe 5 e 6 - Do ponto de vista econômico quais as vantagens da separação do lixo e a coleta seletiva?
Mão na massa
Orientações:
4. Cada equipe deve compartilhar oralmente, em 1 minuto, as conclusões a que chegaram.
5. Após a exposição das ideias, os estudantes devem fazer a separação do lixo que trouxeram de casa nos recipientes disponibilizados pelo professor.
No Brasil, a separação do lixo ainda não é um hábito e a maioria das pessoas tem uma ideia simplista dessa ação. É provável que os estudantes sigam esse padrão. Essa fase da aula é importante porque depois, com a leitura do texto, eles vão confrontar a sua ação com o modo correto de fazê-lo, proporcionando uma aprendizagem mais significativa.
6. Distribua o texto indicado para impressão no primeiro slide. A leitura desse texto com informações sobre a coleta seletiva vem na última etapa do mão na massa propositadamente, pois, dessa forma o estudante terá a oportunidade de exercitar o ato de refletir sobre uma questão por si mesmo, dialogando com os colegas na busca por argumentações lógicas, na busca de uma resposta. A leitura do texto, posteriormente, trará informações mais claras e organizadas, além de algumas ideias novas, obrigando o estudante a lançar um novo olhar sobre aquilo que acabara de discutir na etapa 4 e de fazer na etapa 5.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Esta atividade pode ser feita em grupo, os mesmo formados anteriormente. Nela, o estudante terá que compilar tudo que foi discutido em sala para criar um panfleto de conscientização sobre a importância da coleta seletiva. Pode ser um slogan composto por uma frase curta acompanhado de uma ilustração, pode ser também um quadrinho ou uma charge, enfim, o que estudante desejar. Se tiver mais tempo em sala com eles, dê mais tempo a essa atividade, caso contrário peça para eles conceberem a ideia neste momento, fazendo apenas um rascunho e trazer o trabalho finalizado na aula da semana seguinte.
A confecção do panfleto pode ser também uma boa oportunidade de trabalho colaborativo entre professores de diferentes disciplinas, como artes e português, levando-os a explorar diferentes maneiras de expressar suas ideias e o conhecimento adquirido.