12776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que saibam sobre a evolução dos cavalos. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- Como a evolução dos cavalos pode ser explicada pela seleção natural?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos. Envie a atividade em Word, via Whatsapp:

  1. A qual classe de animais eles pertencem?
  2. Quais características dos corpos deles são mais marcantes?
  3. Do que os cavalos se alimentam?
  4. Em qual tipo de ambiente eles costumam viver hoje?
  5. Em quais tipos de ambiente eles viviam antes de serem domesticados?
  6. Crie um texto expositivo informativo e conte a história evolutiva dos cavalos.

 

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Compartilhe o quadro abaixo e converse sobre a relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_11V&E03

(EF09CI11) Discutir a evolução e a diversidade das espécies com base na atuação da seleção natural sobre as variantes de uma mesma espécie, resultantes de processo reprodutivo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas