12776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

Plano 03 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Clara Nery da Silva

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento do contato dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Os alunos serão questionados sobre o conceito de seleção natural, por isso é importante que eles já tenham um conhecimento prévio sobre o assunto. Recomenda-se aqui os planos CIE9_10VE04 e CIE9_11VE02 como possíveis materiais de estudo para esta temática.

Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, sulfite, cartolina, cola, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que nesta aula estudaremos o processo de evolução dos cavalos com base nos conhecimentos sobre a seleção natural.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comente que nesta aula eles estudarão o processo de evolução
dos cavalos. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre estes animais como tarefa de casa, para que cheguem com referências para a aula e compartilhem suas pesquisas com os colegas. Você pode ainda perguntar o que eles sabem sobre estes animais, com questionamentos como: A qual classe de animais eles pertencem?; Quais características dos seus corpos são mais marcantes?; Do que os cavalos se alimentam?; Em que tipo de ambiente eles costumam viver hoje?; Em que tipos de ambiente eles viviam antes de ser domesticados?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles possam ver um cavalo e o ambiente onde estes animais costumam viver hoje.

Juntamente com as respostas dos alunos, comente que os cavalos são mamíferos, equinos, se alimentam principalmente de gramíneas e que preferem habitar planícies. A aproximação dos seres humanos com os cavalos se deu, inicialmente, com eles servindo de alimento para o seres humanos primitivos, mas depois eles passaram a ter uma importância fundamental, especialmente, no transporte de pessoas e de cargas. Estima-se que os cavalos tenham sido domesticados para servir como “veículos” de transporte entre 6.500 e 4.500 anos atrás e que há pelo menos 3.000 anos eles já tenham sido domesticados e levados para a Europa, a Ásia e a América do Norte.

Há alguns anos os cientistas estudam os cavalos e os fósseis que contam sua história evolutiva, tentando compreender de onde surgiram suas espécies ancestrais e atuais e como elas estão relacionadas com outros animais.

Para mais informações sobre o assunto: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/origem/index.html.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como cientistas estudando a evolução dos cavalos. Explique que eles deverão pensar sobre o surgimento destes animais, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Em que ambiente os cavalos podem ter surgido? Do que seus ancestrais se alimentavam? Será que seus corpos sempre foram assim? Qual a importância dos registros (como os fósseis) para que seja possível compreender sua evolução?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 23 minutos. Organize os estudantes em pequenos grupos estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar as ideias do grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Os alunos deverão receber folhas sulfites que serão usadas para sistematizar suas observações e ideias. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens no material complementar.

Caso você não possua uma impressora, pode colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Você também pode pedir que os alunos desenhem, pintem e coloquem legendas com os nomes de cada um dos animais indicados. Você também pode pedir como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa, indicando que tragam nomes de ancestrais dos cavalos e suas características para serem usados nesta aula e que compartilhem com os colegas do seu grupo. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Lembre-se também de sempre deixar claro aos alunos o tempo a ser usado em cada etapa. Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro on line disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, você pode consultar os sites (textos em inglês): http://www.prehistoric-wildlife.com/species/m/mesohippus.html e https://www.floridamuseum.ufl.edu/100years/ancient-horses/.

Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, folhas sulfites, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 7 minutos. Depois de as perguntas respondidas, peça que dois grupos se reúnam, relatem suas conclusões e comparem suas árvores filogenéticas. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê.

Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro online disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Para saber mais sobre a construção de árvores filogenéticas você pode consultar o site: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização.

Nesta etapa você deve focar na relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites

http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text2a.htm e http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/A-Evolu--o-de-Darwin.pdf (especialmente as perguntas 1, 3, 7, 13, 14, 15, 16 e 43).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 5 minutos. Aqui você deve focar na retomada das árvores filogenéticas, expondo a árvore indicada neste slide para facilitar a visualização dos processos de especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível no anexo. A imagem do slide se refere a uma proposta de árvore filogenética para contar a história evolutiva dos cavalos, como foi apresentado na etapa Mão na massa. Para mais informações recomenda-se consultar o site https://www.floridamuseum.ufl.edu/fhc/Stratmap1.htm.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula representa a terceira etapa de uma sequência de aulas sobre a temática das teorias evolutivas, que se iniciou com o plano CIE9_11VE01. Você observará que a habilidade será contemplada em sua totalidade ao longo de todas as aulas. Esta aula visa o aprofundamento do contato dos alunos com as ideias evolucionistas de Darwin e de Wallace.

Os alunos serão questionados sobre o conceito de seleção natural, por isso é importante que eles já tenham um conhecimento prévio sobre o assunto. Recomenda-se aqui os planos CIE9_10VE04 e CIE9_11VE02 como possíveis materiais de estudo para esta temática.

Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, sulfite, cartolina, cola, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos e comente que nesta aula estudaremos o processo de evolução dos cavalos com base nos conhecimentos sobre a seleção natural.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula com os alunos organizados em um semicírculo. Em seguida, comente que nesta aula eles estudarão o processo de evolução
dos cavalos. Você pode pedir que eles façam uma pesquisa prévia sobre estes animais como tarefa de casa, para que cheguem com referências para a aula e compartilhem suas pesquisas com os colegas. Você pode ainda perguntar o que eles sabem sobre estes animais, com questionamentos como: A qual classe de animais eles pertencem?; Quais características dos seus corpos são mais marcantes?; Do que os cavalos se alimentam?; Em que tipo de ambiente eles costumam viver hoje?; Em que tipos de ambiente eles viviam antes de ser domesticados?

Caso tenha disponibilidade, projete a imagem para que eles possam ver um cavalo e o ambiente onde estes animais costumam viver hoje.

Juntamente com as respostas dos alunos, comente que os cavalos são mamíferos, equinos, se alimentam principalmente de gramíneas e que preferem habitar planícies. A aproximação dos seres humanos com os cavalos se deu, inicialmente, com eles servindo de alimento para o seres humanos primitivos, mas depois eles passaram a ter uma importância fundamental, especialmente, no transporte de pessoas e de cargas. Estima-se que os cavalos tenham sido domesticados para servir como “veículos” de transporte entre 6.500 e 4.500 anos atrás e que há pelo menos 3.000 anos eles já tenham sido domesticados e levados para a Europa, a Ásia e a América do Norte.

Há alguns anos os cientistas estudam os cavalos e os fósseis que contam sua história evolutiva, tentando compreender de onde surgiram suas espécies ancestrais e atuais e como elas estão relacionadas com outros animais.

Para mais informações sobre o assunto: http://www.gege.agrarias.ufpr.br/livro/origem/index.html.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Com os estudantes ainda organizados em semicírculo peça que se imaginem como cientistas estudando a evolução dos cavalos. Explique que eles deverão pensar sobre o surgimento destes animais, como trazido no Contexto (slide anterior). Leia então a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses para explicar a questão (estimule-os com questionamentos como: Em que ambiente os cavalos podem ter surgido? Do que seus ancestrais se alimentavam? Será que seus corpos sempre foram assim? Qual a importância dos registros (como os fósseis) para que seja possível compreender sua evolução?). Não se preocupe em responder aos questionamentos trazidos, mas em estimular os alunos a pensar sobre o tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 23 minutos. Organize os estudantes em pequenos grupos estabelecendo que um dos alunos deve ficar responsável por registrar as ideias do grupo, que serão compartilhadas em um momento posterior. Os alunos deverão receber folhas sulfites que serão usadas para sistematizar suas observações e ideias. Explique a atividade usando o slide projetado ou imprima as imagens no material complementar.

Caso você não possua uma impressora, pode colocar as indicações da atividade no quadro e pedir que eles registrem em seus cadernos. Você também pode pedir que os alunos desenhem, pintem e coloquem legendas com os nomes de cada um dos animais indicados. Você também pode pedir como tarefa de casa que eles façam uma pesquisa, indicando que tragam nomes de ancestrais dos cavalos e suas características para serem usados nesta aula e que compartilhem com os colegas do seu grupo. Lembre-se apenas de deixar um tempo disponível para isso.

Lembre-se também de sempre deixar claro aos alunos o tempo a ser usado em cada etapa. Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro on line disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Caso queira buscar mais informações sobre os conceitos trazidos para a realização da atividade, você pode consultar os sites (textos em inglês): http://www.prehistoric-wildlife.com/species/m/mesohippus.html e https://www.floridamuseum.ufl.edu/100years/ancient-horses/.

Materiais necessários: Folhas impressas das atividades, folhas sulfites, computador e projetor (datashow), caso tenha disponível em sua escola.

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão é que este momento leve cerca de 7 minutos. Depois de as perguntas respondidas, peça que dois grupos se reúnam, relatem suas conclusões e comparem suas árvores filogenéticas. Peça para que eles dialoguem sobre suas anotações, dizendo se concordam ou discordam do que foi proposto e porquê.

Durante toda esta etapa, circule pela sala e observe como os alunos interagem e como cada grupo consegue contribuir com o trabalho do outro. Intervenha quando eles não conseguirem interagir de forma construtiva, indicando soluções e fazendo questionamentos que possam auxiliar no encontro de concordâncias e divergências entre as ideias de cada grupo.
Você pode estipular com os alunos um modo de organização do tempo, com momento de leitura, de execução do jogo, de debate dentro do grupo e de troca entre os grupos. Ajude a marcar esses tempos, indicando-os no quadro, por exemplo. Caso esteja usando projeção de imagens e tenha acesso à internet, poderá usar também o cronômetro online disponível no link https://relogioonline.com.br/cronometro/.

Para saber mais sobre a construção de árvores filogenéticas você pode consultar o site: https://pt.khanacademy.org/science/biology/her/tree-of-life/a/phylogenetic-trees.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 11 minutos.

Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 6 minutos. Após o término do tempo estipulado para a troca entre os grupos, você deve fazer uma sistematização do que foi trabalhado nesta aula, retomando a Questão disparadora e discutindo os conceitos trazidos nos dois slides de Sistematização.

Nesta etapa você deve focar na relação entre os processos de seleção natural, adaptação e especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível.

Para mais informações recomenda-se consultar os sites

http://www.ib.usp.br/evolucao/inic/text2a.htm e http://www.esalq.usp.br/lepse/imgs/conteudo_thumb/A-Evolu--o-de-Darwin.pdf (especialmente as perguntas 1, 3, 7, 13, 14, 15, 16 e 43).

Slide Plano Aula

Orientações: A sugestão de tempo para este momento é de cerca de 5 minutos. Aqui você deve focar na retomada das árvores filogenéticas, expondo a árvore indicada neste slide para facilitar a visualização dos processos de especiação. Um documento com orientações mais detalhadas para a Sistematização está disponível no anexo. A imagem do slide se refere a uma proposta de árvore filogenética para contar a história evolutiva dos cavalos, como foi apresentado na etapa Mão na massa. Para mais informações recomenda-se consultar o site https://www.floridamuseum.ufl.edu/fhc/Stratmap1.htm.

Slide Plano Aula
  • Materiais complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Orientação para Sistematização - Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na massa - Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Mudança e sobrevivência: adaptação

AULA 04

Mudança e sobrevivência: o caso da espécie humana

AULA 05

Neodarwinismo ou Teoria sintética da evolução

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A Economia Circular

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Consumo consciente

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Sustentabilidade - Ações coletivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo O ciclo da matéria na natureza

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Coleta seletiva dos resíduos sólidos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Compostagem

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação de problemas ambientais locais

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A Meiose e a reprodução

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo A meiose e a variabilidade dos seres vivos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Meiose animada: os cromossomos e a variabilidade das espécies

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Mitose em jogo

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Genes, DNA e cromossomos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Plano Aula Relacionado por Eixo Os genes e as características hereditárias

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades das substâncias na visão microscópica

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

A Decomposição da Luz

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As Cores dos Corpos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Compreensão da hereditariedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mendel e sua Primeira Lei

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecimentos sobre teorias evolutivas

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Relação natureza e sociedade

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Consumismo e degradação ambiental

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Classificação dos planetas do sistema solar

9º ano / Ciências / Terra e Universo

A essencialidade da água para a existência da vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

O nascimento das estrelas

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Reflexão da Luz

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ideias evolutivas: Lamarck

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Satélites naturais e corpos celestes menores

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Além da água: fatores essenciais à vida

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Supernovas - colapso das estrelas

9º ano / Ciências / Terra e Universo

Agricultura e Clima

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Semelhanças e diferenças entre os seres vivos: mudança e evolução

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

Espelhos Planos

9º ano / Ciências / Matéria e Energia

As ondas no transporte de energia

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

E os genes, o que têm a ver com a hereditariedade?

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão celular: mitose - parte I

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Divisão Celular: Mitose - parte II

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

A Economia Circular

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI11 da BNCC

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: adaptação

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: o caso dos cavalos

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Mudança e sobrevivência: o caso da espécie humana

9º ano / Ciências / Vida e Evolução

Neodarwinismo ou Teoria sintética da evolução

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann