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Plano de aula - Período e Frequência de uma Onda

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Período e Frequência de uma Onda

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudio Reinke

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

 Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que respondam o que significa as faixas kHz e MHz. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como é possível, com único aparelho, sintonizarmos inúmeras emissoras de rádio, selecionando as que mais gostamos?

Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e envie as questões em Word, via Whatsapp.

Peça para eles elaborarem um resumo explicando o que são ondas, as características, natureza, direção de vibração e o estudo matemático delas.

Questões:

- O que significam os valores mostrados no painel?
- Por que algumas faixas são mostradas em kHz e outras em MHzw?
- Como lemos essas medidas?
- O que significam as medidas dadas em metro(m) no painel?

Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.

Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.

Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Retorne a questão disparadora e amplie a discussão sobre as GRANDEZAS FÍSICAS ASSOCIADAS A UMA ONDA.

Tutorial Google Meet (disponível aqui).

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE9_05M&E03

(EF09CI05) Investigar os principais mecanismos envolvidos na transmissão e recepção de imagem e som que revolucionaram os sistemas de comunicação humana.


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