Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem a imagem abaixo (slides "Contexto"). Proponha que eles respondam o questionamento:
- Que tipos de prejuízos a poluição pode trazer à saúde?
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que a poluição pode se agravar no inverno?
Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo receberá uma estação. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Envie o texto em Word e as perguntas:
- Como ocorre o El niño?
- Como ocorre a La niña?
- Exemplifique outros fenômenos que ocorrem de maneiras semelhantes a estes.
- O que pode influenciar a ocorrência destes fenômenos?
- Relate uma curiosidade de seu texto ou alguma informação nova para seu grupo.
Os grupos que ficaram com a estação 1 deverão compartilhar a atividade com os que ficaram com a estação 2, e vice-versa.
Peça para os representantes dos grupos enviarem as respostas para você.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa para consolidar o que foi aprendido sobre o conceito de inversão térmica.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_14T&U06
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
AULA 01
AULA 02
AULA 05
AULA 08
AULA 09
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes