12769
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Inversão térmica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Inversão térmica

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem a imagem abaixo (slides "Contexto"). Proponha que eles respondam o questionamento:
- Que tipos de prejuízos a poluição pode trazer à saúde?

Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Por que a poluição pode se agravar no inverno?

Mão na massa
Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo receberá uma estação. Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Envie o texto em Word e as perguntas:

 CIE8_14T&U06

- Como ocorre o El niño?
- Como ocorre a La niña?
- Exemplifique outros fenômenos que ocorrem de maneiras semelhantes a estes.
- O que pode influenciar a ocorrência destes fenômenos?
- Relate uma curiosidade de seu texto ou alguma informação nova para seu grupo.

Os grupos que ficaram com a estação 1 deverão compartilhar a atividade com os que ficaram com a estação 2, e vice-versa.
Peça para os representantes dos grupos enviarem as respostas para você.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e proponha uma conversa para consolidar o que foi aprendido sobre o conceito de inversão térmica.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_14T&U06

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas