Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem os slides "Contexto". Proponha que anotem as percepções sobre a Escala de Beaufort. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Medir a velocidade de corpos visíveis é fácil, mas, como medir a velocidade do vento?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos e envie a atividade via Whatsapp.
Peça para contarem a história evolutiva do anemômetro e elaborem um texto expositivo informativo. Eles devem criar um mural mostrando 5 tipos de anemômetros com as especificações.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com a turma. Proponha uma conversa para consolidar os conceitos para eles entenderem a importância do anemômetro.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_13T&U04
(EF08CI15) Identificar as principais variáveis envolvidas na previsão do tempo e simular situações nas quais elas possam ser medidas.
AULA 02
AULA 03
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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