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Plano de aula - Velocidade do vento

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Velocidade do vento

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Danilo Pereira Pinseta

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta de uma sequência de cinco que abordarão assuntos relacionados à climatologia, ao monitoramento e à previsão do tempo. Nesta aula, o assunto é a velocidade do vento e os anemômetros, instrumentos utilizados para a medição desta grandeza.

Para saber mais:

Satélite da NASA para previsão do tempo: https://globoplay.globo.com/v/5351054/

Classificação dos ventos (escala Beaufort): https://climatologiageografica.com/classificacao-dos-ventos-segundo-beaufort-sec-xix-2/

Eventos e contexto histórico: https://en.wikipedia.org/wiki/Beaufort_scale

Ciclones e Furacões: https://pt.wikipedia.org/wiki/Previs%C3%A3o_de_ciclones_tropicais

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/furacees_sob_controle.html

Materiais necessários para a aula: Ventilador e, para cada grupo de aproximadamente cinco alunos, uma cópia do material de apoio, quatro garrafas PET de dois litros ou maiores, uma rolha ou borracha, palitos grandes de churrasco, uma tampa de caneta, ferro de solda ou arame + alicate e, neste caso, uma fonte de chama, tesoura ou estilete, uma agulha ou alfinete e cola.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o slide com o título para a classe. Lembre os alunos de que estamos numa sequência de aulas voltadas à previsão do tempo, sobre a qual os ventos interferem diretamente.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide projetado com os alunos. Se quiser agregar mais fatos históricos à contextualização da aula, a página em inglês da Wikipedia traz informações interessantíssimas sobre o Sr. Francis Beauford (https://en.wikipedia.org/wiki/Beaufort_scale).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre e leia a tabela classificação dos ventos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre e leia a tabela classificação dos ventos.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a questão aos alunos e dê algum tempo para que eles elaborem e apresentem hipóteses. Há opções ao anemômetro, como por exemplo, usar um pêndulo com uma esfera de isopor, o que permite estimar a velocidade do vento. No entanto, esse instrumento é muito impreciso, pois apresenta muita oscilação. Outra opção é o catavento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de aproximadamente cinco alunos. Disponibilize o material de apoio impresso, ao menos uma cópia para cada grupo. Além disso, cada equipe deverá receber quatro garrafas pet de dois litros ou maiores, uma rolha ou uma borracha, palitos grandes de churrasco, uma tampa de caneta, ferro de solda ou arame + alicate e, neste caso, uma fonte de chama, tesoura ou estilete, uma agulha ou alfinete e cola.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Questione os alunos acerca da necessidade de extrapolar a informação qualitativa (anemômetro girando mais rápido = maior velocidade do vento) para conseguir determinar numericamente a velocidade do vento. Permita que os estudantes elaborem e compartilhem ideias, hipóteses, resultados e dificuldades. A tabela de Beauford faz associações interessantes entre a velocidade do vento e as “manifestações” de correntes sobre a superfície marítima e terrestre. É provável que eles lancem olhares sobre o ventilador, e tentem determinar o intervalo de tempo que o vento leva pra percorrer alguma distância a partir de quando é lançado pelo aparelho.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A segunda pergunta exige que se saiba calcular o perímetro do trajeto circular que as conchas do anemômetro percorrem enquanto giram; e que se conte quantos giros completam em determinado intervalo de tempo. Essa discussão também é interessante para que os alunos entendam que, com os equipamentos de que dispomos, seria muito impreciso considerar intervalos pequenos de tempo e pouco prático considerar intervalos muito grandes. A contagem das rotações do anemômetro por minuto (r.p.m.) atenua a imprecisão instrumental no resultado de nossas medições. Também vale encaminhar uma discussão sobre como tornar essa contagem (das rotações do aparelho) mais precisa, fácil e prática: pintar uma das quatro conchas de uma cor diferente das outras, colocar um pedaço fino de plástico ou papel passando por um ponto fixo à base, de modo que cada giro completo fosse acompanhado de um barulho.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: A terceira pergunta remete ao fato de que a velocidade de giro do anemômetro há de ser menor que a velocidade do vento, em função de atritos entre as partes móveis e as partes fixas do aparelho. Permita que os alunos pensem a respeito, apresentem suas ideias e discutam antes de apresentar respostas prontas aos questionamentos.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta de uma sequência de cinco que abordarão assuntos relacionados à climatologia, ao monitoramento e à previsão do tempo. Nesta aula, o assunto é a velocidade do vento e os anemômetros, instrumentos utilizados para a medição desta grandeza.

Para saber mais:

Satélite da NASA para previsão do tempo: https://globoplay.globo.com/v/5351054/

Classificação dos ventos (escala Beaufort): https://climatologiageografica.com/classificacao-dos-ventos-segundo-beaufort-sec-xix-2/

Eventos e contexto histórico: https://en.wikipedia.org/wiki/Beaufort_scale

Ciclones e Furacões: https://pt.wikipedia.org/wiki/Previs%C3%A3o_de_ciclones_tropicais

http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/furacees_sob_controle.html

Materiais necessários para a aula: Ventilador e, para cada grupo de aproximadamente cinco alunos, uma cópia do material de apoio, quatro garrafas PET de dois litros ou maiores, uma rolha ou borracha, palitos grandes de churrasco, uma tampa de caneta, ferro de solda ou arame + alicate e, neste caso, uma fonte de chama, tesoura ou estilete, uma agulha ou alfinete e cola.

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Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Projete o slide com o título para a classe. Lembre os alunos de que estamos numa sequência de aulas voltadas à previsão do tempo, sobre a qual os ventos interferem diretamente.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o slide projetado com os alunos. Se quiser agregar mais fatos históricos à contextualização da aula, a página em inglês da Wikipedia traz informações interessantíssimas sobre o Sr. Francis Beauford (https://en.wikipedia.org/wiki/Beaufort_scale).

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre e leia a tabela classificação dos ventos.

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Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Mostre e leia a tabela classificação dos ventos.

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Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Apresente a questão aos alunos e dê algum tempo para que eles elaborem e apresentem hipóteses. Há opções ao anemômetro, como por exemplo, usar um pêndulo com uma esfera de isopor, o que permite estimar a velocidade do vento. No entanto, esse instrumento é muito impreciso, pois apresenta muita oscilação. Outra opção é o catavento.

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Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de aproximadamente cinco alunos. Disponibilize o material de apoio impresso, ao menos uma cópia para cada grupo. Além disso, cada equipe deverá receber quatro garrafas pet de dois litros ou maiores, uma rolha ou uma borracha, palitos grandes de churrasco, uma tampa de caneta, ferro de solda ou arame + alicate e, neste caso, uma fonte de chama, tesoura ou estilete, uma agulha ou alfinete e cola.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Questione os alunos acerca da necessidade de extrapolar a informação qualitativa (anemômetro girando mais rápido = maior velocidade do vento) para conseguir determinar numericamente a velocidade do vento. Permita que os estudantes elaborem e compartilhem ideias, hipóteses, resultados e dificuldades. A tabela de Beauford faz associações interessantes entre a velocidade do vento e as “manifestações” de correntes sobre a superfície marítima e terrestre. É provável que eles lancem olhares sobre o ventilador, e tentem determinar o intervalo de tempo que o vento leva pra percorrer alguma distância a partir de quando é lançado pelo aparelho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: A segunda pergunta exige que se saiba calcular o perímetro do trajeto circular que as conchas do anemômetro percorrem enquanto giram; e que se conte quantos giros completam em determinado intervalo de tempo. Essa discussão também é interessante para que os alunos entendam que, com os equipamentos de que dispomos, seria muito impreciso considerar intervalos pequenos de tempo e pouco prático considerar intervalos muito grandes. A contagem das rotações do anemômetro por minuto (r.p.m.) atenua a imprecisão instrumental no resultado de nossas medições. Também vale encaminhar uma discussão sobre como tornar essa contagem (das rotações do aparelho) mais precisa, fácil e prática: pintar uma das quatro conchas de uma cor diferente das outras, colocar um pedaço fino de plástico ou papel passando por um ponto fixo à base, de modo que cada giro completo fosse acompanhado de um barulho.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: A terceira pergunta remete ao fato de que a velocidade de giro do anemômetro há de ser menor que a velocidade do vento, em função de atritos entre as partes móveis e as partes fixas do aparelho. Permita que os alunos pensem a respeito, apresentem suas ideias e discutam antes de apresentar respostas prontas aos questionamentos.

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