Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o slide e leia o título da aula para os alunos. Comente com a classe o fato de haver água em suspensão no ar e a importância deste fato para o bem estar das pessoas.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete e leia as questões para os alunos. Pergunte sobre os motivos ou propriedades que levam as pessoas a se sentirem refrescadas quando molhadas e se eles sabem que esta sensação é intensificada quando há ventos. Pergunte também sobre o que leva a pele a enrugar-se quando “absorve” água. A resposta para esta questão é que a pele enruga devido a expansão da camada de queratina que a recobre. A intenção destes questionamentos é permitir que os alunos elaborem hipóteses, sondando os conhecimentos prévios que eles possam ter acerca dos assuntos que serão trabalhados.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Projete e leia a questão disparadora para os alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Esta imagem contém a foto de dois aparelhos destinados à determinação dos índices de umidade do ar. Apresente as imagens aos alunos. Questione se algum deles conhece estes aparelhos e se imaginam como funcionam. Explique para eles os respectivos nomes: psicrômetro e higrógrafo. Lembre-os que na etapa “contexto” nos referimos às propriedades da água, indicando que são elas a base do desenvolvimento e da construção destes aparelhos. Este fator pode ajudar os alunos ao longo da discussão, seja na elaboração de hipóteses ou na geração de ideias. Caso seja interessante, diga que um dos termômetros do psicrômetro tem uma malha ao redor, que fica constantemente umedecida.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações:
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de 4 integrantes. Distribuir a primeira parte do material de apoio referente a esta aula e as tesouras.
A proposta desta etapa da atividade é investigativa. De posse dos dados fornecidos, os alunos deverão associar ideias, extrapolar conceitos e criar hipóteses acerca dos mecanismos de funcionamento e utilização dos dois aparelhos que estamos estudando na aula. Permita que os alunos discutam aquilo que está proposto. Acompanhe as discussões conforme possível.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Esta etapa também está pautada pelo material impresso distribuído aos alunos. Desfaça os grupos que realizaram a etapa “mão na massa” e peça para que formem novos grupos. Diga para os alunos lerem os textos explicativos da “sistematização” e respondam às questões 1, 2 e 3. Reserve ao menos 5 minutos para aferir quais foram as respostas dadas pelos alunos e para que eles expliquem para a turma quais foram as linhas de raciocínio empregadas por eles na escolha das respostas.
Respostas:
Para responder a questão 1, o fator relevante na determinação da umidade relativa a partir do psicrômetro é a diferença de temperaturas. Observando a tabela, podemos observar que uma diferença de 2,5oC quando TS está entre 22 e 23oC é indicativa de uma umidade de 80% (alternativa C).
Na questão 2, a resposta está na intersecção da linha verde vertical referente à temperatura de 37°C com a linha azul diagonal referente a 20°C, ponto que aponta para os valores da alternativa B.
Na questão 3, sobre o Higrógrafo, uma maior umidade do ar faria com que o feixe de crina se alongasse, levando o ponteiro registrador para a parte inferior do papel.