Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o slide "Contexto". as opiniões. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Quais critérios devo levar em conta ao avaliar um projeto de construção de uma usina nuclear?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos. Envie a atividade via Whatsapp.
Peça para eles responderem:
- O que Carlos Eduardo fez para evitar a falta de luz em casa?
- Qual é o recurso natural usado pelo gerador eólico?
- Quais as condições geográficas mais adequadas para a construção de usinas eólicas?
- Qual é a forma de energia que o gerador eólico transforma em energia elétrica?
- Expliquem como funciona um gerador eólico.
- Analisem o infográfico “Como funciona uma Usina Eólica?” e discutam coletivamente as vantagens e desvantagens da instalação dessa usina em uma determinada região.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data para que os representantes dos grupos possam enviar a atividade.
Material de Apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3(disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada toda a turma. Proponha uma roda de conversa para consolidarem os conceitos.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE8_05M&E05
(EF08CI06) Discutir e avaliar usinas de geração de energia elétrica (termelétricas, hidrelétricas, eólicas etc.), suas semelhanças e diferenças, seus impactos socioambientais, e como essa energia chega e é usada em sua cidade, comunidade, casa ou escola.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes