Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula:
Esta aula tem como objetivo identificar hábitos de consumo de energia elétrica da comunidade, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos. O aluno, ao final da aula, deverá ser capaz de identificar e classificar hábitos bons e ruins referente ao consumo consciente e sustentável de energia elétrica. Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:
http://www.fecomercio.com.br/noticia/mudanca-de-habito-e-chave-para-a-eficiencia-energetica
https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia
Materiais necessários para a aula: Folhas de cartolina; estojos de canetinhas para pintura.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o título da aula. Lançe perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. A seguir, pergunte a alguns que se manifestarem: “Por que você acha que usa energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. Permita que alguns alunos respondam voluntariamente. Apresente o objetivo da aula: Identificar hábitos de consumo de energia elétrica bons e ruins, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos em nossas residências e na comunidade de uma forma geral.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Pergunte ao alunos o que eles acham relevantes para influenciar na redução do consumo de energia elétrica. As respostas possíveis:
- Equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes;
- Equipamentos e eletrodomésticos com tecnologias mais avançadas;
- Hábitos mais adequados ao uso consciente e sustentável de equipamentos e eletrodomésticos;
- Reduzir o uso de equipamentos e eletrodomésticos.
Diga que as principais variáveis para o consumo de energia de um equipamento, além da potência e da eficiência, são o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. Sendo estes dois últimos completamente influenciados por hábitos de consumo dos usuários dos equipamentos e eletrodomésticos. E que a adoção de hábitos de consumo consciente e sustentável de energia elétrica normalmente trazem grandes possibilidades de redução no consumo de energia elétrica também.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ao lançar a questão disparadora, aguarde o posicionamento de alguns alunos. E caso as manifestação não ocorram ou não haja o envolvimento da turma inicialmente, sugere-se ilustrar com alguns exemplos, como os hábitos influenciam no consumo de energia elétrica, levando em conta principalmente o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. A seguir, está disponibilizado alguns exemplos de situações que aumentam o consumo de energia elétrica, as quais uma mudança de atitude pode gerar uma significativa redução no consumo.
Exemplos de hábitos que aumentam significativamente o consumo de energia:
- Manter a iluminação artificial de um ambiente, mesmo quando tem luz do dia e bastaria abrir as cortinas para ter uma iluminação sem custos;
- Manter as lâmpadas de um ambiente ligadas, mesmo quando não tem ninguém no ambiente.
Existem situações sutis que contribuem para o aumento no consumo de energia elétrica, pois, por menos que o equipamento consuma, se ficar muito tempo ligado, este consumo começa a ficar relevante:
- O modo stand-by dos equipamentos e eletrodomésticos.
Existem equipamentos que têm o consumo maior de acordo com o regime de funcionamento:
- Ferro de engomar e máquina de lavar roupas consomem mais se forem usados muitas vezes por pouco tempo.
Há equipamentos que consomem mais se os ambientes estiverem inadequados para o seu funcionamento:
- Condicionador de ar funcionando em ambiente aberto ou exposto à luz solar.
Há eletrodomésticos que aumentam o consumo de acordo com ajuste:
- Condicionador de ar ajustado para temperaturas muito baixas.
Existem equipamentos que consomem mais energia se for aberto e fechado muitas vezes ao longo do dia:
- Geladeira e freezer.
Feche esta etapa, conscientizando a turma que estes são apenas alguns exemplos de como hábitos de uso e atitudes simples influenciam no consumo de energia dos equipamentos e eletrodomésticos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Proponha um debate em sala de aula sobre os hábitos das famílias dos alunos no consumo de energia elétrica, de forma a conscientizar a todos das mudanças necessárias, levando em consideração o que aprendemos até aqui (sugiro no formato Brainstorming, onde cada aluno possa sugerir ações já praticadas em suas residência, por eles ou pelos pais). Faça o registro numa lista com hábitos sustentáveis e que ajudam na conservação de energia. E, ao final, esta lista deve ser consolidada com o grupo selecionado as mais relevantes para registrar e fixar em um local visível da sala de aula. Esclareça para a turma que o objetivo do registro dessa atividade é podermos trocar experiências que nos ajudem, como comunidade, a desenvolver hábitos mais sustentáveis.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Proponha uma pesquisa para verificar qual é o perfil de consumo de energia da turma. Verificar se a turma tem um perfil mais sustentável ou não, a partir do resultado da pesquisa. Crie uma forma de registrar a pesquisa, que pode ser usada para a reflexão da turma. Sugiro fixar em um local visível da sala de aula. Sugestão de divulgação dos resultados: através de um cartaz produzido pela própria turma, mas nada impede o uso de alguma outra forma, tais como: jornal escolar impresso ou através da rádio escolar. Observações: você pode usar um formulário como instrumento de pesquisa, o qual pode ser enviado para toda comunidade escolar ou só para a turma, podendo ser preenchidos e enviado, inclusive, por celular. Contudo, se o acesso à internet for difícil ou houver pessoas que não possuam smartphones na sala de aula, pode ser trazido impresso e, como parte da atividade, ser apurado o resultado da pesquisa e aferido o perfil da turma. Esta pesquisa pode ser estendida a toda comunidade escolar como parte de uma campanha de conscientização no uso da energia elétrica. Os dados podem ser consolidados no google forms (caso seja estendido a toda comunidade) e a divulgação dos resultados pode ser feita em um cartaz fixado em um local visível da escola, como o jornal escolar, ou ainda enviada por email para todos que aceitaram participar. O resultado da pesquisa, portanto, deve ser disponibilizada para discussão e debate. Nos materiais de apoio foi disponibilizado um modelo de formulário de pesquisa.
A seguir, foi disponibilizado um tutorial de como construir uma pesquisa no google forms: https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop
Modelo de formulário da pesquisa, desenvolvida nos materiais complementares.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Recapitule o objetivo da aula: identificar os hábitos no consumo de energia elétrica e repassar para toda a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável dos equipamentos e eletrodomésticos, de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Podendo, muitas vezes, ser feito aumentando a vida útil dos equipamentos com a utilização adequada dos mesmos. Exemplos de hábitos sustentáveis:
- Juntar um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
- Não ficar abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira, ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, listar o que precisa, por exemplo, para fazer o almoço e retirar de uma só vez;
- Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, promover a troca da mesma (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha. Se a folha de papel cair, sinaliza que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira;
- Ajustar a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
- Não guardar produtos muito quentes na geladeira;
- Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, retirar o produto do freezer uma hora antes da preparação;
- Juntar uma quantidade maior de roupas para lavar com a máquina de lavar até próximo da capacidade nominal da mesma, pois assim se poupa energia elétrica e água também (quando é bombeada também consome energia elétrica, além disso, a água recurso escasso);
- Quando não houver ninguém no cômodo, desligar as lâmpadas (em alguns casos, em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas por pouco tempo, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, como corredores e escadas, por exemplo. Nesse caso, utilizar sensor de presença, bem como o uso de lâmpadas de LED, que também reduzem o consumo);
- Utilizar equipamentos com o selo PROCEL A;
- O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo ele vai consumir muito mais do que se usarmos com o ambiente fechado;
- Tentar usar o ar condicionado com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vão aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
- Tentar usar o ar condicionado apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando, e não frequentemente;
- Usar o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tomar banhos mais curtos;
- Desligar os equipamentos que estão no modo stand-by, quando não for utilizar por muitas horas, por exemplo, no turno da noite;
- Não deixar o carregador de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há um consumo de energia, além de aumentar o potencial de risco caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
- Não utilizar a parte de trás da geladeira como secador de roupas.