12761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Francisco Wanderley Diógenes Peixoto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo identificar hábitos de consumo de energia elétrica da comunidade, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos. O aluno, ao final da aula, deverá ser capaz de identificar e classificar hábitos bons e ruins referente ao consumo consciente e sustentável de energia elétrica. Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

http://www.fecomercio.com.br/noticia/mudanca-de-habito-e-chave-para-a-eficiencia-energetica

https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/dicas-de-consumo/Paginas/default.aspx

https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia

Materiais necessários para a aula: Folhas de cartolina; estojos de canetinhas para pintura.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula. Lançe perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. A seguir, pergunte a alguns que se manifestarem: “Por que você acha que usa energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. Permita que alguns alunos respondam voluntariamente. Apresente o objetivo da aula: Identificar hábitos de consumo de energia elétrica bons e ruins, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos em nossas residências e na comunidade de uma forma geral.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte ao alunos o que eles acham relevantes para influenciar na redução do consumo de energia elétrica. As respostas possíveis:

- Equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes;

- Equipamentos e eletrodomésticos com tecnologias mais avançadas;

- Hábitos mais adequados ao uso consciente e sustentável de equipamentos e eletrodomésticos;

- Reduzir o uso de equipamentos e eletrodomésticos.

Diga que as principais variáveis para o consumo de energia de um equipamento, além da potência e da eficiência, são o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. Sendo estes dois últimos completamente influenciados por hábitos de consumo dos usuários dos equipamentos e eletrodomésticos. E que a adoção de hábitos de consumo consciente e sustentável de energia elétrica normalmente trazem grandes possibilidades de redução no consumo de energia elétrica também.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ao lançar a questão disparadora, aguarde o posicionamento de alguns alunos. E caso as manifestação não ocorram ou não haja o envolvimento da turma inicialmente, sugere-se ilustrar com alguns exemplos, como os hábitos influenciam no consumo de energia elétrica, levando em conta principalmente o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. A seguir, está disponibilizado alguns exemplos de situações que aumentam o consumo de energia elétrica, as quais uma mudança de atitude pode gerar uma significativa redução no consumo.

Exemplos de hábitos que aumentam significativamente o consumo de energia:

  • Manter a iluminação artificial de um ambiente, mesmo quando tem luz do dia e bastaria abrir as cortinas para ter uma iluminação sem custos;
  • Manter as lâmpadas de um ambiente ligadas, mesmo quando não tem ninguém no ambiente.

Existem situações sutis que contribuem para o aumento no consumo de energia elétrica, pois, por menos que o equipamento consuma, se ficar muito tempo ligado, este consumo começa a ficar relevante:

  • O modo stand-by dos equipamentos e eletrodomésticos.

Existem equipamentos que têm o consumo maior de acordo com o regime de funcionamento:

  • Ferro de engomar e máquina de lavar roupas consomem mais se forem usados muitas vezes por pouco tempo.

Há equipamentos que consomem mais se os ambientes estiverem inadequados para o seu funcionamento:

  • Condicionador de ar funcionando em ambiente aberto ou exposto à luz solar.

Há eletrodomésticos que aumentam o consumo de acordo com ajuste:

  • Condicionador de ar ajustado para temperaturas muito baixas.

Existem equipamentos que consomem mais energia se for aberto e fechado muitas vezes ao longo do dia:

  • Geladeira e freezer.

Feche esta etapa, conscientizando a turma que estes são apenas alguns exemplos de como hábitos de uso e atitudes simples influenciam no consumo de energia dos equipamentos e eletrodomésticos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Proponha um debate em sala de aula sobre os hábitos das famílias dos alunos no consumo de energia elétrica, de forma a conscientizar a todos das mudanças necessárias, levando em consideração o que aprendemos até aqui (sugiro no formato Brainstorming, onde cada aluno possa sugerir ações já praticadas em suas residência, por eles ou pelos pais). Faça o registro numa lista com hábitos sustentáveis e que ajudam na conservação de energia. E, ao final, esta lista deve ser consolidada com o grupo selecionado as mais relevantes para registrar e fixar em um local visível da sala de aula. Esclareça para a turma que o objetivo do registro dessa atividade é podermos trocar experiências que nos ajudem, como comunidade, a desenvolver hábitos mais sustentáveis.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Proponha uma pesquisa para verificar qual é o perfil de consumo de energia da turma. Verificar se a turma tem um perfil mais sustentável ou não, a partir do resultado da pesquisa. Crie uma forma de registrar a pesquisa, que pode ser usada para a reflexão da turma. Sugiro fixar em um local visível da sala de aula. Sugestão de divulgação dos resultados: através de um cartaz produzido pela própria turma, mas nada impede o uso de alguma outra forma, tais como: jornal escolar impresso ou através da rádio escolar. Observações: você pode usar um formulário como instrumento de pesquisa, o qual pode ser enviado para toda comunidade escolar ou só para a turma, podendo ser preenchidos e enviado, inclusive, por celular. Contudo, se o acesso à internet for difícil ou houver pessoas que não possuam smartphones na sala de aula, pode ser trazido impresso e, como parte da atividade, ser apurado o resultado da pesquisa e aferido o perfil da turma. Esta pesquisa pode ser estendida a toda comunidade escolar como parte de uma campanha de conscientização no uso da energia elétrica. Os dados podem ser consolidados no google forms (caso seja estendido a toda comunidade) e a divulgação dos resultados pode ser feita em um cartaz fixado em um local visível da escola, como o jornal escolar, ou ainda enviada por email para todos que aceitaram participar. O resultado da pesquisa, portanto, deve ser disponibilizada para discussão e debate. Nos materiais de apoio foi disponibilizado um modelo de formulário de pesquisa.

A seguir, foi disponibilizado um tutorial de como construir uma pesquisa no google forms: https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop

Modelo de formulário da pesquisa, desenvolvida nos materiais complementares.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Recapitule o objetivo da aula: identificar os hábitos no consumo de energia elétrica e repassar para toda a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável dos equipamentos e eletrodomésticos, de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Podendo, muitas vezes, ser feito aumentando a vida útil dos equipamentos com a utilização adequada dos mesmos. Exemplos de hábitos sustentáveis:

  • Juntar um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
  • Não ficar abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira, ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, listar o que precisa, por exemplo, para fazer o almoço e retirar de uma só vez;
  • Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, promover a troca da mesma (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha. Se a folha de papel cair, sinaliza que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira;
  • Ajustar a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
  • Não guardar produtos muito quentes na geladeira;
  • Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, retirar o produto do freezer uma hora antes da preparação;
  • Juntar uma quantidade maior de roupas para lavar com a máquina de lavar até próximo da capacidade nominal da mesma, pois assim se poupa energia elétrica e água também (quando é bombeada também consome energia elétrica, além disso, a água recurso escasso);
  • Quando não houver ninguém no cômodo, desligar as lâmpadas (em alguns casos, em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas por pouco tempo, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, como corredores e escadas, por exemplo. Nesse caso, utilizar sensor de presença, bem como o uso de lâmpadas de LED, que também reduzem o consumo);
  • Utilizar equipamentos com o selo PROCEL A;
  • O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo ele vai consumir muito mais do que se usarmos com o ambiente fechado;
  • Tentar usar o ar condicionado com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vão aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
  • Tentar usar o ar condicionado apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando, e não frequentemente;
  • Usar o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tomar banhos mais curtos;
  • Desligar os equipamentos que estão no modo stand-by, quando não for utilizar por muitas horas, por exemplo, no turno da noite;
  • Não deixar o carregador de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há um consumo de energia, além de aumentar o potencial de risco caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
  • Não utilizar a parte de trás da geladeira como secador de roupas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:

Esta aula tem como objetivo identificar hábitos de consumo de energia elétrica da comunidade, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos. O aluno, ao final da aula, deverá ser capaz de identificar e classificar hábitos bons e ruins referente ao consumo consciente e sustentável de energia elétrica. Para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula, fica a sugestão de pesquisa:

http://www.fecomercio.com.br/noticia/mudanca-de-habito-e-chave-para-a-eficiencia-energetica

https://www.cpfl.com.br/energias-sustentaveis/eficiencia-energetica/uso-consciente/dicas-de-consumo/Paginas/default.aspx

https://www.ecycle.com.br/5179-consumo-consciente-de-energia

Materiais necessários para a aula: Folhas de cartolina; estojos de canetinhas para pintura.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o título da aula. Lançe perguntas que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como: “Quem acredita que sabe consumir a energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. A seguir, pergunte a alguns que se manifestarem: “Por que você acha que usa energia elétrica de uma forma consciente e sustentável?”. Permita que alguns alunos respondam voluntariamente. Apresente o objetivo da aula: Identificar hábitos de consumo de energia elétrica bons e ruins, levando em consideração o tempo de uso, a potência nominal e a eficiência relativa dos equipamentos e eletrodomésticos em nossas residências e na comunidade de uma forma geral.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pergunte ao alunos o que eles acham relevantes para influenciar na redução do consumo de energia elétrica. As respostas possíveis:

- Equipamentos e eletrodomésticos mais eficientes;

- Equipamentos e eletrodomésticos com tecnologias mais avançadas;

- Hábitos mais adequados ao uso consciente e sustentável de equipamentos e eletrodomésticos;

- Reduzir o uso de equipamentos e eletrodomésticos.

Diga que as principais variáveis para o consumo de energia de um equipamento, além da potência e da eficiência, são o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. Sendo estes dois últimos completamente influenciados por hábitos de consumo dos usuários dos equipamentos e eletrodomésticos. E que a adoção de hábitos de consumo consciente e sustentável de energia elétrica normalmente trazem grandes possibilidades de redução no consumo de energia elétrica também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Ao lançar a questão disparadora, aguarde o posicionamento de alguns alunos. E caso as manifestação não ocorram ou não haja o envolvimento da turma inicialmente, sugere-se ilustrar com alguns exemplos, como os hábitos influenciam no consumo de energia elétrica, levando em conta principalmente o tempo de uso e o regime de utilização por parte dos usuários. A seguir, está disponibilizado alguns exemplos de situações que aumentam o consumo de energia elétrica, as quais uma mudança de atitude pode gerar uma significativa redução no consumo.

Exemplos de hábitos que aumentam significativamente o consumo de energia:

  • Manter a iluminação artificial de um ambiente, mesmo quando tem luz do dia e bastaria abrir as cortinas para ter uma iluminação sem custos;
  • Manter as lâmpadas de um ambiente ligadas, mesmo quando não tem ninguém no ambiente.

Existem situações sutis que contribuem para o aumento no consumo de energia elétrica, pois, por menos que o equipamento consuma, se ficar muito tempo ligado, este consumo começa a ficar relevante:

  • O modo stand-by dos equipamentos e eletrodomésticos.

Existem equipamentos que têm o consumo maior de acordo com o regime de funcionamento:

  • Ferro de engomar e máquina de lavar roupas consomem mais se forem usados muitas vezes por pouco tempo.

Há equipamentos que consomem mais se os ambientes estiverem inadequados para o seu funcionamento:

  • Condicionador de ar funcionando em ambiente aberto ou exposto à luz solar.

Há eletrodomésticos que aumentam o consumo de acordo com ajuste:

  • Condicionador de ar ajustado para temperaturas muito baixas.

Existem equipamentos que consomem mais energia se for aberto e fechado muitas vezes ao longo do dia:

  • Geladeira e freezer.

Feche esta etapa, conscientizando a turma que estes são apenas alguns exemplos de como hábitos de uso e atitudes simples influenciam no consumo de energia dos equipamentos e eletrodomésticos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Proponha um debate em sala de aula sobre os hábitos das famílias dos alunos no consumo de energia elétrica, de forma a conscientizar a todos das mudanças necessárias, levando em consideração o que aprendemos até aqui (sugiro no formato Brainstorming, onde cada aluno possa sugerir ações já praticadas em suas residência, por eles ou pelos pais). Faça o registro numa lista com hábitos sustentáveis e que ajudam na conservação de energia. E, ao final, esta lista deve ser consolidada com o grupo selecionado as mais relevantes para registrar e fixar em um local visível da sala de aula. Esclareça para a turma que o objetivo do registro dessa atividade é podermos trocar experiências que nos ajudem, como comunidade, a desenvolver hábitos mais sustentáveis.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações: Proponha uma pesquisa para verificar qual é o perfil de consumo de energia da turma. Verificar se a turma tem um perfil mais sustentável ou não, a partir do resultado da pesquisa. Crie uma forma de registrar a pesquisa, que pode ser usada para a reflexão da turma. Sugiro fixar em um local visível da sala de aula. Sugestão de divulgação dos resultados: através de um cartaz produzido pela própria turma, mas nada impede o uso de alguma outra forma, tais como: jornal escolar impresso ou através da rádio escolar. Observações: você pode usar um formulário como instrumento de pesquisa, o qual pode ser enviado para toda comunidade escolar ou só para a turma, podendo ser preenchidos e enviado, inclusive, por celular. Contudo, se o acesso à internet for difícil ou houver pessoas que não possuam smartphones na sala de aula, pode ser trazido impresso e, como parte da atividade, ser apurado o resultado da pesquisa e aferido o perfil da turma. Esta pesquisa pode ser estendida a toda comunidade escolar como parte de uma campanha de conscientização no uso da energia elétrica. Os dados podem ser consolidados no google forms (caso seja estendido a toda comunidade) e a divulgação dos resultados pode ser feita em um cartaz fixado em um local visível da escola, como o jornal escolar, ou ainda enviada por email para todos que aceitaram participar. O resultado da pesquisa, portanto, deve ser disponibilizada para discussão e debate. Nos materiais de apoio foi disponibilizado um modelo de formulário de pesquisa.

A seguir, foi disponibilizado um tutorial de como construir uma pesquisa no google forms: https://support.google.com/docs/answer/6281888?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop

Modelo de formulário da pesquisa, desenvolvida nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Recapitule o objetivo da aula: identificar os hábitos no consumo de energia elétrica e repassar para toda a comunidade escolar as sugestões de uso sustentável dos equipamentos e eletrodomésticos, de forma a contribuir para o meio ambiente e ainda reduzir a conta de energia elétrica. Podendo, muitas vezes, ser feito aumentando a vida útil dos equipamentos com a utilização adequada dos mesmos. Exemplos de hábitos sustentáveis:

  • Juntar um número maior de peças de roupas para engomar, ao invés de engomar uma ou duas peças de cada vez;
  • Não ficar abrindo a porta da geladeira constantemente, pois além de reduzir o consumo da geladeira, ajuda a conservar os alimentos. Se for o caso, listar o que precisa, por exemplo, para fazer o almoço e retirar de uma só vez;
  • Quando a borracha da geladeira estiver desgastada, promover a troca da mesma (uma forma de verificar é fechar a porta da geladeira com uma folha de papel interposta entre a porta e a borracha. Se a folha de papel cair, sinaliza que é o momento de trocar a borracha de vedação da geladeira;
  • Ajustar a temperatura da geladeira para valores intermediários e não para a temperatura mínima, pois a temperatura mínima leva a um consumo maior de energia elétrica;
  • Não guardar produtos muito quentes na geladeira;
  • Quando for preciso descongelar um produto guardado no freezer para uma refeição, ao invés de tentar descongelar usando o microondas, retirar o produto do freezer uma hora antes da preparação;
  • Juntar uma quantidade maior de roupas para lavar com a máquina de lavar até próximo da capacidade nominal da mesma, pois assim se poupa energia elétrica e água também (quando é bombeada também consome energia elétrica, além disso, a água recurso escasso);
  • Quando não houver ninguém no cômodo, desligar as lâmpadas (em alguns casos, em cômodos onde há uma grande circulação de pessoas por pouco tempo, é difícil controlar o processo de ligar e desligar, como corredores e escadas, por exemplo. Nesse caso, utilizar sensor de presença, bem como o uso de lâmpadas de LED, que também reduzem o consumo);
  • Utilizar equipamentos com o selo PROCEL A;
  • O condicionador de ar funciona semelhante à geladeira, ou seja, se ficarmos abrindo constantemente a porta ou a janela do cômodo ele vai consumir muito mais do que se usarmos com o ambiente fechado;
  • Tentar usar o ar condicionado com uma temperatura equilibrada, entre 22°C e 24°C, pois abaixo desses valores vão aumentar muito o consumo de energia elétrica, especialmente nos dias quentes;
  • Tentar usar o ar condicionado apenas nos dias em que a temperatura realmente estiver incomodando, e não frequentemente;
  • Usar o chuveiro aquecido apenas nos dias frios e tomar banhos mais curtos;
  • Desligar os equipamentos que estão no modo stand-by, quando não for utilizar por muitas horas, por exemplo, no turno da noite;
  • Não deixar o carregador de celular plugado na tomada quando não estiver carregando, pois há um consumo de energia, além de aumentar o potencial de risco caso haja um curto-circuito ou falha que cause um sobreaquecimento no carregador;
  • Não utilizar a parte de trás da geladeira como secador de roupas.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano