Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Para os questionamentos, espera-se que a turma responda algo assim:
Em quais situações usamos o gráfico de setores? Usamos quando queremos exibir os dados em porcentagens.
Como ele pode ser usado? Com as porcentagens (conforme exposto pela Ana).
Lembram? Sim.
Propósito: Envolver os alunos para uma maior e melhor participação.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.
Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de setores.
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).
Orientações: Acesse,Material de apoio , para ser direcionado até a Planilha eletrônica geradora desse gráfico de setores.
Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de Setores e verão esse exemplo já produzido.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Após a resolução do problema, explique que os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa, encontrar outra maneira de solucionar o mesmo problema usando a ideias da figura dos prédios malha quadriculada.
Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).
Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de que utilizar a planilha eletrônica pode ser uma alternativa para solucionar a atividade e que, após a resolução do problema via planilha eletrônica, os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa: encontrar as frequências, o que dá outra maneira de solucionar o mesmo problema usando ideias diferentes.
Propósito: Mostrar aos estudantes que existem diferentes caminhos e possibilidades de buscar solucionar um problema.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).
Orientações: Chamar a atenção dos alunos para utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de setores, uma vez que otimiza a geração desse gráfico, que seria o ideal.
Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de setores são os ideais a serem usados com as porcentagens.
Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de setores. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.
Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de setores a partir de uma tabela.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar