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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Gráficos de Barras (Ampliação)

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Abel Pedro dos Santos Júnior

 

Objetivo select-down

Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (setores), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Setores

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Para os questionamentos, espera-se que a turma responda algo assim:

Em quais situações usamos o gráfico de setores? Usamos quando queremos exibir os dados em porcentagens.

Como ele pode ser usado? Com as porcentagens (conforme exposto pela Ana).

Lembram? Sim.

Propósito: Envolver os alunos para uma maior e melhor participação.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.

Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de setores.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Acesse,Material de apoio , para ser direcionado até a Planilha eletrônica geradora desse gráfico de setores.

Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de Setores e verão esse exemplo já produzido.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a resolução do problema, explique que os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa, encontrar outra maneira de solucionar o mesmo problema usando a ideias da figura dos prédios malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de que utilizar a planilha eletrônica pode ser uma alternativa para solucionar a atividade e que, após a resolução do problema via planilha eletrônica, os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa: encontrar as frequências, o que dá outra maneira de solucionar o mesmo problema usando ideias diferentes.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem diferentes caminhos e possibilidades de buscar solucionar um problema.

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de setores, uma vez que otimiza a geração desse gráfico, que seria o ideal.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de setores são os ideais a serem usados com as porcentagens.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de setores. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de setores a partir de uma tabela.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.


Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (setores), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Setores

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Para os questionamentos, espera-se que a turma responda algo assim:

Em quais situações usamos o gráfico de setores? Usamos quando queremos exibir os dados em porcentagens.

Como ele pode ser usado? Com as porcentagens (conforme exposto pela Ana).

Lembram? Sim.

Propósito: Envolver os alunos para uma maior e melhor participação.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.

Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de setores.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Acesse,Material de apoio , para ser direcionado até a Planilha eletrônica geradora desse gráfico de setores.

Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de Setores e verão esse exemplo já produzido.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a resolução do problema, explique que os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa, encontrar outra maneira de solucionar o mesmo problema usando a ideias da figura dos prédios malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de que utilizar a planilha eletrônica pode ser uma alternativa para solucionar a atividade e que, após a resolução do problema via planilha eletrônica, os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa: encontrar as frequências, o que dá outra maneira de solucionar o mesmo problema usando ideias diferentes.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem diferentes caminhos e possibilidades de buscar solucionar um problema.

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de setores, uma vez que otimiza a geração desse gráfico, que seria o ideal.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de setores são os ideais a serem usados com as porcentagens.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de setores. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de setores a partir de uma tabela.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (setores), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Setores

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


Código: MAT9_24PES04

(EF09MA21) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.


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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

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