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Plano de aula - Gráficos de Barras (Ampliação)

POR: Abel Pedro dos Santos Júnior 17/07/2018
Código: MAT9_24PES04

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA21) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.


Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (setores), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Setores

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.

Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.

Discuta com a turma:

  • Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
  • Só existe uma forma de construir gráficos?
  • É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
  • Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Para os questionamentos, espera-se que a turma responda algo assim:

Em quais situações usamos o gráfico de setores? Usamos quando queremos exibir os dados em porcentagens.

Como ele pode ser usado? Com as porcentagens (conforme exposto pela Ana).

Lembram? Sim.

Propósito: Envolver os alunos para uma maior e melhor participação.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.

Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de setores.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 a 6).

Orientações: Acesse,Material de apoio , para ser direcionado até a Planilha eletrônica geradora desse gráfico de setores.

Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de Setores e verão esse exemplo já produzido.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Após a resolução do problema, explique que os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa, encontrar outra maneira de solucionar o mesmo problema usando a ideias da figura dos prédios malha quadriculada.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de que utilizar a planilha eletrônica pode ser uma alternativa para solucionar a atividade e que, após a resolução do problema via planilha eletrônica, os alunos terão um desafio adicional nesta tarefa: encontrar as frequências, o que dá outra maneira de solucionar o mesmo problema usando ideias diferentes.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem diferentes caminhos e possibilidades de buscar solucionar um problema.

Tempo sugerido: 20 minutos (Slides 8 e 9).

Orientações: Chamar a atenção dos alunos para utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de setores, uma vez que otimiza a geração desse gráfico, que seria o ideal.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de setores são os ideais a serem usados com as porcentagens.

Propósito: Mostrar aos estudantes que existem muitos caminhos e possibilidades de se exibir a solução de uma situação problema.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria, por fim, o gráfico de setores. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de setores a partir de uma tabela.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Ficha completa

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Abel Pedro dos Santos Júnior

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF09MA21 - Leitura, interpretação e representação de dados de pesquisa expressos em tabelas de dupla entrada, gráficos de colunas simples e agrupadas, gráficos de barras e de setores e gráficos pictóricos.

Objetivos específicos

Escolher e construir o gráfico mais adequado (setores), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.

Conceito-chave

Gráficos de Setores

Recursos necessários

Computador e datashow para projeção do plano e notebooks com softwares, tais como Microsoft Excel, OpenOffice.org Calc ou Planilhas Google instalados para uso da planilha eletrônica (ideal).


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