12755
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Diferentes partes: as camadas da atmosfera

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Diferentes partes: as camadas da atmosfera

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Ferramenta para fazer um quiz online: Kahoot.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.

Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- A atmosfera é dividida em camadas, quais critérios podemos usar para definir tais camadas? 

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Envie aos estudantes o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”. Oriente os grupos a discutirem sobre as informações e curiosidades de cada uma das camadas da atmosfera.
Peça que cada estudante faça uma representação dessas informações no diagrama. Diga que podem fazer desenhos, setas ou esquemas para fazer as representações, 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem as conclusões sobre a atividade. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a interpretar as informações e representar no diagrama.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_11T&U05

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas