Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade EF07CI12 não será contemplada em sua totalidade e que as propostas terão continuidade em aulas prévias e subsequentes. Esta é considerada a quinta aula da sequência sobre o tema. Por isso, é pressusto que o conceito de atmosfera e as outras propriedades do ar já tenham sido trabalhados com os alunos neste ano. A camada de ozônio será tratada em plano um exclusivo.
As camadas da atmosfera representam uma divisão criada pelos cientistas para facilitar o estudo das diferentes características da atmosfera. Para mais informações acesse:
http://www.pucminastempoclima.com.br/apresentacao/camadasDaAtmosfera e https://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/science/atmosphere-layers2.html (em inglês).
Materiais necessários para a aula: Atividade para impressão e régua.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o título para os alunos. Pergunte: “Vocês já ouviram falar das camadas da atmosfera?” e “A atmosfera é dividida em parte iguais?” Respostas esperadas: “Sim ela é toda dividida.” e “É dividida por quilometragem.”
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos. Esclareça para os alunos, por meio de exemplos, o que são 1000km: “de Belo Horizonte até Curitiba são 100km”; ou “de Manaus até Macapá”. Em seguida, pegue uma régua e mostre aos alunos que uma bola de futebol tem 22cm de diâmetro e faça uma linha no quadro com os 22cm. Então, mostre na régua 1,5cm, marque na linha no quadro 1,5cm de cada lado. Diga que esta é a proporção do tamanho da Terra em relação ao tamanho da atmosfera.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a pergunta para os alunos e espere pelas respostas dos alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro ou cinco alunos. Se forem formados mais de quatro grupos, organize mais de um conjunto de estações. Distribua uma atividade de impressão do plano para cada aluno, disponível no material complementar. Explique a atividade: “Em cada estação vão ser apresentadas informações, características e curiosidades sobre cada camada da atmosfera. Vocês deverão colocar essas informações no diagrama da folha que receberam. Vocês podem fazer desenhos, setas ou esquemas para fazer as representações.” Enquanto os alunos produzem os diagramas, ande pela sala, ajudando-os nas percepções de cada informação. Avise que você está marcando o tempo para cada estação. Mais informações podem ser acessadas em: https://scied.ucar.edu/atmosphere-layers (em inglês), https://www.nasa.gov/mission_pages/sunearth/science/mos-upper-atmosphere.html (em inglês) e https://www.google.com.br/search?q=VAREJ%C3%83O-SILVA%2C+Mario+Adelmo.+Meteorologia+e+Climatologia&oq=VAREJ%C3%83O-SILVA%2C+Mario+Adelmo.+Meteorologia+e+Climatologia&aqs=chrome..69i57.405j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8 em variação vertical de propriedades da atmosfera (página 125- 134).
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Mostre o diagrama e peça aos alunos que observem as diferenças nas representações das informações. Diga aos estudantes que os cientistas usaram as características de temperatura, altitude e composição do ar para definir os limites das camadas. Pergunte se eles concordam com tais critérios. Destaque as características de cada camada, perguntando aos alunos quais são as mais marcantes para eles e quais das informações eles acharam mais legais.
Sistematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre a imagem da Nasa, diga que ela foi tirada na estação espacial durante o nascer do sol. Comente que por causa das diferentes características de cada camada, a luz se comporta de formas diferentes, aparecendo como cores diferentes.