Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Ferramenta para fazer um quiz online: Kahoot.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma. Apresente o slide “contexto” e motive uma breve discussão.
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- A atmosfera é dividida em camadas, quais critérios podemos usar para definir tais camadas?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos estudantes o arquivo disponível na aba “materiais e atividades”. Oriente os grupos a discutirem sobre as informações e curiosidades de cada uma das camadas da atmosfera.
Peça que cada estudante faça uma representação dessas informações no diagrama. Diga que podem fazer desenhos, setas ou esquemas para fazer as representações,
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os estudantes compartilhem as conclusões sobre a atividade. Finalize seguindo as orientações disponíveis nos slides “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar o estudante a interpretar as informações e representar no diagrama.