12750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Linhas de montagem automatizadas

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Linhas de montagem automatizadas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Bressani Figueiredo Mascarenhas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive. 

Contexto e questão disparadora
Peça aos alunos que assistam aos videos:

- “Processo de fabricação do FORD MODEL T”, disponível em (disponível aqui).
- “FIAT BETIM - LINHA DE PRODUÇÃO” (disponível aqui).

Peça para responderem às seguintes perguntas:

- Já ouviram pessoas mais velhas, amigos, vizinhos ou familiares, falando sobre como era difícil fabricar sapatos?
- Já ouviram pessoas mais velhas, amigos, vizinhos ou familiares, falando sobre como era trabalhar em uma fábrica?
- O que eles faziam na fábrica?

Caso não seja possível assistir ao vídeo, peça aos estudantes que leiam o texto presente nos slides "Contexto".

Junto às orientações para assistir ao vídeo ou fazer a leitura, apresente a questão disparadora aos estudantes e peça a eles que reflitam sobre:

- Para que um robô?

Essas orientações podem ser apresentadas por meio de uma conferência, um vídeo curto, um e-mail, ou por aplicativo de mensagens, como fizer mais sentido para seu contexto.

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.

Oriente os grupos a criarem um plano de automatização de produção, respondendo às seguintes questões:
- Qual produto será produzido?
- Como isso será feito?
- Quais os mecanismos necessários?
- Qual o custo por produção?
- Quais os impactos causados pelo meio de produção proposto? 

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem o plano de automatização. Finalize a aula com uma reflexão sobre as possibilidades e consequências da utilização de robôs na indústria. 

Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes no contato com o grupo e na reflexão sobre o plano de automatização proposto.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE7_06M&E04

(EF07CI06) Discutir e avaliar mudanças econômicas, culturais e sociais, tanto na vida cotidiana quanto no mundo do trabalho, decorrentes do desenvolvimento de novos materiais e tecnologias (como automação e informatização).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas