Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que assistam ao vídeo “ABC da Astronomia - Planetas” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora:
- Como todos esses corpos celestes vistos no vídeo estão organizados em nosso sistema planetário?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Explique aos estudantes que eles deverão fazer uma representação do Sistema Solar com objetos disponíveis em casa.
Oriente-os a pedir ajuda da família para esta atividade e fazer uma foto do produto final.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e compartilhe as fotos envidas pelos estudantes. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Peça para as famílias auxiliarem os estudantes a fazer uma representação do Sistema Solar com objetos disponíveis em casa.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE6_12T&U03
(EF06CI13) Selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra.
(EF06CI14) Inferir que as mudanças na sombra de uma vara (gnômon) ao longo do dia em diferentes períodos do ano são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol.
AULA 01
AULA 04
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes