Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Durante esta aula, serão abordados temas relacionados às habilidades EF06CI13 e EF06CI14.
Materiais necessários para a aula: Uma lâmpada incandescente e um soquete ou uma bola de isopor de 150 mm (Sol); duas bolas de isopor de 100 mm (Júpiter e Saturno); duas bolas de isopor de 75 mm (Urano e Netuno); duas bolas de isopor de 50 mm (Vênus e Terra); uma bola de isopor de 35 mm (Marte); uma bola de isopor de 25 mm (Mercúrio); uma bola de isopor de 10 mm (Lua); tinta guache nas cores: vermelho, amarelo, azul, cinza, branco, verde, marrom, preto; glitter nas cores: azul, verde, dourado e prateado; pincéis, dez palitos de churrasco; placa de isopor de 3 cm forrada com cartolina preta; Guia de produção do Sistema Solar (anexo), uma base giratória manual ou automática (instruções maiores no Guia de produção do Sistema Solar), tesouras e tubos de cola, régua ou fita métrica, palito de dentes e pedrinhas para aquário.
Link para acessar o Guia de produção de modelo representativo do Sistema Solar: https://drive.google.com/file/d/1xPXLruMQNL5W7QZmToEgcwRNG9mWTDP2/view
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula consulte o texto “ Os planetas do Sistema Solar, da Universidade da Madeira”, disponível em: http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Ensino/RUMOS2014/IaA2014/planetas.pdf (acesso em 26/5/2018).
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nosso planeta está inserido em um sistema planetário, o qual se insere também em outros agrupamentos de corpos celestes no universo.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente a imagem do último filme da saga Star Wars contida neste slide. Após breve conversa com os alunos a respeito do local onde ocorre a trama, destaque que os planetas mostrados no filme são fictícios, mas que, entretanto, são conhecidos diversos planetas próximos à Terra, formando o chamado Sistema Solar. Em seguida, fará uso de um trecho do episódio 17 do ABC da Astronomia (apresentação da imagem no slide), para situá-los acerca dos astros pertencentes a este sistema. Em caso de indisponibilidade de televisão ou projetor para a exibição da imagem e/ou do vídeo, comente acerca das informações neles exibidas.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=m3L86z08ADw
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre como estão organizados os corpos celestes integrantes do Sistema Solar. Não se preocupe em responder seus questionamentos neste momento, mas, sim, estimule-os a pensar sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Separe os alunos em cinco grupos. Peça para que os mesmos elejam um leitor para atividade e em seguida entregue a eles o material e peça para que realizem a conferência dos materiais recebidos.
Os alunos seguirão as instruções contidas no Guia de produção de modelo representativo do Sistema Solar para a montagem dos astros que comporão o modelo do Sistema Solar. Peça que o aluno-leitor refaça a leitura do material sempre que necessário.
Link para o Guia de produção de modelo representativo do Sistema Solar: https://drive.google.com/file/d/1xPXLruMQNL5W7QZmToEgcwRNG9mWTDP2/view
Para a rápida secagem da tinta, pode-se utilizar um secador de cabelos.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Após a finalização da preparação dos astros, a turma se reunirá para a montagem do Sistema Solar, utilizando o glitter prateado para decorar a placa (representando as estrelas) e as pedrinhas para aquário representando o cinturão de asteróides existente entre Marte e Júpiter. Em seguida, afixe os astros sobre a base giratória de forma sequencial seguindo as instruções contidas nas fichas descritivas. Cole as fichas descritivas (já devidamente cortadas pelos alunos) rentes aos astros correspondentes. Em seguida, será possível girar a estrutura, mostrando a esfericidade dos planetas, as órbitas realizadas pelos planetas do Sistema em torno do Sol, bem como traçar um comparativo entre a distância do Sol e o tempo gasto por cada planeta para realizar uma volta completa.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos.
Orientações: Retome o que os alunos haviam dito na apresentação da Questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula.
Espera-se que, por meio da atividade de montagem de um modelo representativo do Sistema Solar, os alunos tenham sido capazes de compreender que o Sol é uma estrela que se encontra no centro do Sistema, sendo orbitado por oito planetas, na seguinte sequência: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Alguns destes planetas, como a Terra, possuem satélites naturais. O satélite natural que orbita ao redor do planeta Terra denomina-se Lua. Além dos planetas e dos satélites, também é possível detectar a presença de asteróides diversos.
Finalize a aula perguntando o que se apresenta neste slide: Qual planeta leva menos tempo para completar uma volta ao redor do Sol? Qual leva mais tempo?. Permita que os alunos respondam a pergunta e, em seguida, destaque que uma volta completa ao redor do Sol (o chamado período orbital) corresponde ao período de um ano e, desta forma, um ano em Mercúrio corresponde ao período de 88 dias terrestres, enquanto um ano em Netuno, por sua vez, corresponde a 165 anos terrestres.