12747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 6º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os principais órgãos e seus tecidos

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Os principais órgãos e seus tecidos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.

Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma e utilize o slide “contexto”. Motive uma breve discussão a partir das perguntas propostas.

Apresente a questão disparadora e peça aos estudantes que reflitam sobre:
- Como relacionar os órgão aos próprios tecidos?

Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferência, criando um grupo em aplicativo de mensagens ou, se estiver utilizando a plataforma Zoom, dividindo-os em salas.

Grave um vídeo curto para cada órgão, lendo a descrição dos órgãos misteriosos (sem o gabarito), disponível na aba “materiais e atividades”.

Envie os vídeos aos grupos e peça que respondam, para cada vídeo:
1 - Qual órgão esse vídeo se refere?
2 - Quais os tecidos estão associados a esse órgão? Por que?

Oriente os grupos a registrarem as respostas.

Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e reserve um tempo para que os grupos compartilhem as respostas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.

Convite às famílias
As famílias poderão auxiliar os estudantes a estabelecerem uma comunicação com o grupo e uma relação dos órgão com os tecidos, a partir das informações recebidas.

Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr


Código: CIE6_05V&E06

(EF06CI05) Explicar a organização básica das células e seu papel como unidade estrutural e funcional dos seres vivos.

(EF06CI06) Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos (físicos ou digitais), que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas