12747
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Os principais órgãos e seus tecidos

Plano de aula de Ciências com atividades para 6o ano do EF sobre Os principais órgãos e seus tecidos

Plano 06 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE03, CIE6_05VE04 e CIE6_05VE05.

Materiais necessários para a aula: Calculadora e cola.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a esta aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Após estudar células, tecidos e órgãos, é comum que os alunos compreendam apenas a relação hierárquica entre estes níveis de organização (células em conjunto formam tecidos, assim como tecidos em conjunto formam órgãos), entretanto, não conseguem aplicar este conhecimento, especialmente quando se trata da relação entre tecidos e órgãos. Leia para os alunos o balão de pensamento do personagem apresentado no slide. Em seguida, pergunte se eles se identificam com a situação do personagem. Explique que é comum neste tipo de situação e que o objetivo de vocês durante esta aula é tentar encontrar uma solução para isso. É possível que alguns alunos consigam fazer algumas relações mais óbvias ou amplamente conhecidas neste momento: tecido ósseo, presente nos ossos, tecido muscular, presente nos músculos etc. Neste caso, escute o que eles têm a dizer e explique que é importante que ao longo da aula eles consigam fazer essas relações com os demais tipos de tecido também.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor sua opinião sobre ela. Para aqueles que apresentaram relações mais óbvias ou amplamente conhecidas entre tecidos e órgãos, aproveite para perguntar de que maneira esses conseguiram fazer esta relação. É provável que neste caso eles justifiquem a partir da nomenclatura (osso = ósseo, músculo = muscular etc.). Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, preferencialmente cada grupo deve ter cinco alunos, mas esta quantidade pode ser alterada de acordo com o perfil da turma. Explique para eles que os grupos irão competir no jogo do órgão misterioso. É importante enfatizar para os alunos que, embora se trate de um jogo, o foco da aula é a aprendizagem, não a competição. Neste jogo, o professor entrega uma ficha e algumas cartas aos grupos, cada carta contém informações sobre algum tecido ou órgão específico. Também existem cartas que são utilizadas apenas pelo professor durante o jogo, nelas existem descrições sobre um suposto órgão do corpo humano sem que a identidade deste órgão seja revelada. Os alunos devem escutar o professor descrever o suposto órgão, identificar quais de suas cartas possuem relação com este suposto órgão, colocá-las (colar) na ficha que foi entregue, justificar a escolha de cada carta (há um espaço para isso reservado na ficha) e apresentar o que desenvolveram na etapa de Sistematização da aula (próximo slide). Certifique-se de imprimir as regras do jogo, as fichas e as cartas antes da aplicação deste plano de aula.

É interessante que a etapa de apresentação do jogo e explicação das regras ocorra em no máximo 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 15 minutos para desenvolver a atividade. Caso perceba que é viável a aplicação de mais de uma rodada do jogo, imprimir mais cópias das fichas e das cartas dos alunos, pois as que forem coladas nas fichas em uma rodada não poderão ser reutilizadas na próxima rodada.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça aos grupos de alunos, um de cada vez, que apresentem para a turma o que colocaram na ficha (as cartas que julgaram ter relação com o suposto órgão descrito pelo professor e a justificativa de suas escolhas). À medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, abra espaço para que outros estudantes deem suas opiniões sobre esta produção antes de passar a vez para o próximo grupo, pois assim é possível maior compartilhamento de ideias. Além disso, à medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, medie as informações que foram apresentadas, explicando o que realmente está correto e também orientando a respeito dos equívocos. Utilize as informações do gabarito da carta que descreveu inicialmente para os alunos, pois lá está a identidade real do órgão e as justificativas sobre os tecidos relacionados a ele. Introduza o conceito de tecido conjuntivo, pois este não foi abordado nos planos de aula anteriores, mas é citado em algumas descrições de órgãos da atividade. Em seguida, calcule junto com eles a pontuação final de cada grupo. Retome a Questão disparadora: pergunte como eles conseguiram relacionar as cartas que tinham em mãos com o suposto órgão descrito, assim como se o jogo ajudou a responder a Questão disparadora. Por fim, explique para os alunos que são os tecidos de um órgão que dão suporte para que ele consiga realizar sua função (por exemplo, se um órgão precisa efetuar movimento, a presença de tecido muscular em sua composição que possibilita esta ação).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: É mais bem desenvolvida quando aplicada após os planos de aula CIE6_05VE03, CIE6_05VE04 e CIE6_05VE05.

Materiais necessários para a aula: Calculadora e cola.

Materiais de referência conceitual como fonte de informações auxiliares relacionadas a esta aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título da aula para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Após estudar células, tecidos e órgãos, é comum que os alunos compreendam apenas a relação hierárquica entre estes níveis de organização (células em conjunto formam tecidos, assim como tecidos em conjunto formam órgãos), entretanto, não conseguem aplicar este conhecimento, especialmente quando se trata da relação entre tecidos e órgãos. Leia para os alunos o balão de pensamento do personagem apresentado no slide. Em seguida, pergunte se eles se identificam com a situação do personagem. Explique que é comum neste tipo de situação e que o objetivo de vocês durante esta aula é tentar encontrar uma solução para isso. É possível que alguns alunos consigam fazer algumas relações mais óbvias ou amplamente conhecidas neste momento: tecido ósseo, presente nos ossos, tecido muscular, presente nos músculos etc. Neste caso, escute o que eles têm a dizer e explique que é importante que ao longo da aula eles consigam fazer essas relações com os demais tipos de tecido também.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a Questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor sua opinião sobre ela. Para aqueles que apresentaram relações mais óbvias ou amplamente conhecidas entre tecidos e órgãos, aproveite para perguntar de que maneira esses conseguiram fazer esta relação. É provável que neste caso eles justifiquem a partir da nomenclatura (osso = ósseo, músculo = muscular etc.). Independentemente do que for exposto pelos alunos, mantenha-se imparcial a todas as ideias apresentadas, não indicando quais ideias estão próximas do real ou do correto. Ou seja, este momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, preferencialmente cada grupo deve ter cinco alunos, mas esta quantidade pode ser alterada de acordo com o perfil da turma. Explique para eles que os grupos irão competir no jogo do órgão misterioso. É importante enfatizar para os alunos que, embora se trate de um jogo, o foco da aula é a aprendizagem, não a competição. Neste jogo, o professor entrega uma ficha e algumas cartas aos grupos, cada carta contém informações sobre algum tecido ou órgão específico. Também existem cartas que são utilizadas apenas pelo professor durante o jogo, nelas existem descrições sobre um suposto órgão do corpo humano sem que a identidade deste órgão seja revelada. Os alunos devem escutar o professor descrever o suposto órgão, identificar quais de suas cartas possuem relação com este suposto órgão, colocá-las (colar) na ficha que foi entregue, justificar a escolha de cada carta (há um espaço para isso reservado na ficha) e apresentar o que desenvolveram na etapa de Sistematização da aula (próximo slide). Certifique-se de imprimir as regras do jogo, as fichas e as cartas antes da aplicação deste plano de aula.

É interessante que a etapa de apresentação do jogo e explicação das regras ocorra em no máximo 5 minutos, para que os alunos tenham ao menos 15 minutos para desenvolver a atividade. Caso perceba que é viável a aplicação de mais de uma rodada do jogo, imprimir mais cópias das fichas e das cartas dos alunos, pois as que forem coladas nas fichas em uma rodada não poderão ser reutilizadas na próxima rodada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Peça aos grupos de alunos, um de cada vez, que apresentem para a turma o que colocaram na ficha (as cartas que julgaram ter relação com o suposto órgão descrito pelo professor e a justificativa de suas escolhas). À medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, abra espaço para que outros estudantes deem suas opiniões sobre esta produção antes de passar a vez para o próximo grupo, pois assim é possível maior compartilhamento de ideias. Além disso, à medida que cada grupo terminar de apresentar o que produziu, medie as informações que foram apresentadas, explicando o que realmente está correto e também orientando a respeito dos equívocos. Utilize as informações do gabarito da carta que descreveu inicialmente para os alunos, pois lá está a identidade real do órgão e as justificativas sobre os tecidos relacionados a ele. Introduza o conceito de tecido conjuntivo, pois este não foi abordado nos planos de aula anteriores, mas é citado em algumas descrições de órgãos da atividade. Em seguida, calcule junto com eles a pontuação final de cada grupo. Retome a Questão disparadora: pergunte como eles conseguiram relacionar as cartas que tinham em mãos com o suposto órgão descrito, assim como se o jogo ajudou a responder a Questão disparadora. Por fim, explique para os alunos que são os tecidos de um órgão que dão suporte para que ele consiga realizar sua função (por exemplo, se um órgão precisa efetuar movimento, a presença de tecido muscular em sua composição que possibilita esta ação).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 6º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano