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Plano de aula > Ciências > 5º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Vaporização e condensação da água

Plano de aula de Ciências com atividades para 5o ano do EF sobre Vaporização e condensação da água

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fransueli Bahr da Silva de Góes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Os materiais dependerão das estratégias propostas pelos estudantes. É muito provável que seja utilizado água fervente, uma chapa quente, uma garrafa com água gelada, roupa molhada, entre outros.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que eles entendem por esses processos. É bastante provável que os estudantes dessa etapa já conheçam os estados físicos da água. Aproveite o momento para identificar suas concepções. Se julgar necessário, faça uma breve introdução sobre o assunto.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Mostre as imagens à turma, oriente-os a classificá-las em: ocorre o processo de vaporização e/ou ocorre o processo de condensação. Alguns estudantes podem ainda lembrar que há alguns tipo de vaporização, se isso acontecer peça que ele explique aos demais e organize um subgrupo de classificação. Essa subclassificação será melhor explorada na etapa da investigação. Motive-os a relembrar de outras situações cotidianas em que ocorrem esses processos.

Gabarito: Roupa secando no varal - vaporização do tipo evaporação; Água fervendo na panela - evaporação do tipo ebulição; Box de vidro embaçado - vaporização do tipo ebulição quando a água quente vira vapor e condensação quando esse vapor encontra o box de vidro e se transforma em gotas d’água; lata “suada” - condensação; rastro no céu deixado pelo avião - condensação; orvalho na planta - condensação; vapor d’água na panela quente - vaporização do tipo calefação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Atribua, da maneira que preferir, um (ou mais) dos fenômenos apresentados no slide anterior a cada grupo. Se houver sugestões que não aparecem no slide, elas também podem ser atribuídas a um dos grupos. É interessante que cada grupo tenham uma situação diferente para investigar. Leia a questão com a turma e motive-os a refletir sobre suas hipóteses.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Certifique-se que os grupos entenderam qual situação será investigada. Leia os roteiro da investigação com a turma, essa é apenas uma sugestão, o importante é que a investigação seja conduzida pelos estudantes e orientada pelo(a) professor(a). Oriente os grupos quanto às estratégias utilizadas para verificar suas hipóteses, discuta com o grupo sobre viabilidade e segurança dos testes, como tratam-se de fenômenos que ocorrem com a mudança de temperatura, alguns podem precisar do auxílio de algum adulto ou observação de vídeos.

Como tratam-se de situações do cotidiano dos estudantes, pode ser que sejam mais interessantes de serem observadas em casa e posteriormente reproduzidas na escola em menor escala. Como por exemplo, durante o banho, a água que inicialmente evapora e posteriormente condensa no box ou na parede. Ou como a roupa que seca no varal ou a água que evapora em uma poça. Questões como essas devem aparecer no momento da definição de estratégias para verificar as hipóteses. Espera-se que os grupo percebam fatores como:

  • Evaporação: É um processo lento. Além da temperatura, o vento e a umidade do ar são fundamentais nesse processo. Para perceber esses fatores os estudantes podem comparar roupas estendidas em locais com vento e em locais sem circulação de ar, em locais úmidos e secos, com e sem incidência sol, por exemplo.
  • Ebulição: É um processo mais rápido que a evaporação mas necessita de uma temperatura maior. Os estudantes podem observar esse processo com o auxílio de um termômetro. Para garantir a segurança dos estudantes, esse fenômeno pode ser pesquisado em vídeos na internet ou manipulado pelo professor.
  • Calefação: processo de vaporização instantânea com a necessidade de intensa fonte de calor. Para garantir a segurança dos estudantes esse fenômeno pode ser pesquisado em vídeos na internet ou manipulado pelo professor.
  • Condensação: Ocorre quando o vapor de água presente no ar encontra uma superfície com temperatura suficiente para que ela volte ao estado líquido. Essa temperatura depende da umidade do ar. Os estudantes podem percebê-las comparando recipientes com várias temperaturas e ambientes mais ou menos úmidos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente os pequenos grupos a discutirem sobres as conclusões que eles chegaram após as observações e como eles podem responder à questão disparadora. Verifique se os fatores apresentados nas orientações do slide anterior foram observados pelos grupos e, em caso negativo, auxilie-os com novas observações. Motive-os a planejar como cada grupo pode compartilhar suas conclusões com os demais e organize a turma para que isso aconteça.

Organize as informações apresentadas pelos grupos sistematizando-as do quadro de maneira que seja possível responder à questão disparadora para cada situação investigada.

Para saber mais, acesse:

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: Os materiais dependerão das estratégias propostas pelos estudantes. É muito provável que seja utilizado água fervente, uma chapa quente, uma garrafa com água gelada, roupa molhada, entre outros.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título com a turma e questione sobre o que eles entendem por esses processos. É bastante provável que os estudantes dessa etapa já conheçam os estados físicos da água. Aproveite o momento para identificar suas concepções. Se julgar necessário, faça uma breve introdução sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações: Mostre as imagens à turma, oriente-os a classificá-las em: ocorre o processo de vaporização e/ou ocorre o processo de condensação. Alguns estudantes podem ainda lembrar que há alguns tipo de vaporização, se isso acontecer peça que ele explique aos demais e organize um subgrupo de classificação. Essa subclassificação será melhor explorada na etapa da investigação. Motive-os a relembrar de outras situações cotidianas em que ocorrem esses processos.

Gabarito: Roupa secando no varal - vaporização do tipo evaporação; Água fervendo na panela - evaporação do tipo ebulição; Box de vidro embaçado - vaporização do tipo ebulição quando a água quente vira vapor e condensação quando esse vapor encontra o box de vidro e se transforma em gotas d’água; lata “suada” - condensação; rastro no céu deixado pelo avião - condensação; orvalho na planta - condensação; vapor d’água na panela quente - vaporização do tipo calefação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize a turma em pequenos grupos, de 3 a 5 estudantes. Atribua, da maneira que preferir, um (ou mais) dos fenômenos apresentados no slide anterior a cada grupo. Se houver sugestões que não aparecem no slide, elas também podem ser atribuídas a um dos grupos. É interessante que cada grupo tenham uma situação diferente para investigar. Leia a questão com a turma e motive-os a refletir sobre suas hipóteses.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Certifique-se que os grupos entenderam qual situação será investigada. Leia os roteiro da investigação com a turma, essa é apenas uma sugestão, o importante é que a investigação seja conduzida pelos estudantes e orientada pelo(a) professor(a). Oriente os grupos quanto às estratégias utilizadas para verificar suas hipóteses, discuta com o grupo sobre viabilidade e segurança dos testes, como tratam-se de fenômenos que ocorrem com a mudança de temperatura, alguns podem precisar do auxílio de algum adulto ou observação de vídeos.

Como tratam-se de situações do cotidiano dos estudantes, pode ser que sejam mais interessantes de serem observadas em casa e posteriormente reproduzidas na escola em menor escala. Como por exemplo, durante o banho, a água que inicialmente evapora e posteriormente condensa no box ou na parede. Ou como a roupa que seca no varal ou a água que evapora em uma poça. Questões como essas devem aparecer no momento da definição de estratégias para verificar as hipóteses. Espera-se que os grupo percebam fatores como:

  • Evaporação: É um processo lento. Além da temperatura, o vento e a umidade do ar são fundamentais nesse processo. Para perceber esses fatores os estudantes podem comparar roupas estendidas em locais com vento e em locais sem circulação de ar, em locais úmidos e secos, com e sem incidência sol, por exemplo.
  • Ebulição: É um processo mais rápido que a evaporação mas necessita de uma temperatura maior. Os estudantes podem observar esse processo com o auxílio de um termômetro. Para garantir a segurança dos estudantes, esse fenômeno pode ser pesquisado em vídeos na internet ou manipulado pelo professor.
  • Calefação: processo de vaporização instantânea com a necessidade de intensa fonte de calor. Para garantir a segurança dos estudantes esse fenômeno pode ser pesquisado em vídeos na internet ou manipulado pelo professor.
  • Condensação: Ocorre quando o vapor de água presente no ar encontra uma superfície com temperatura suficiente para que ela volte ao estado líquido. Essa temperatura depende da umidade do ar. Os estudantes podem percebê-las comparando recipientes com várias temperaturas e ambientes mais ou menos úmidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Oriente os pequenos grupos a discutirem sobres as conclusões que eles chegaram após as observações e como eles podem responder à questão disparadora. Verifique se os fatores apresentados nas orientações do slide anterior foram observados pelos grupos e, em caso negativo, auxilie-os com novas observações. Motive-os a planejar como cada grupo pode compartilhar suas conclusões com os demais e organize a turma para que isso aconteça.

Organize as informações apresentadas pelos grupos sistematizando-as do quadro de maneira que seja possível responder à questão disparadora para cada situação investigada.

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