12737
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 3º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - É hora de comer: como se alimentam os animais?

Plano de aula de Ciências com atividades para 3o ano do EF sobre É hora de comer: como se alimentam os animais?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lindsai Santos Amaral Batista

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Site para sortear grupos (disponível aqui).

Optativas:
- Mural virtual: Padlet (para compartilhamento das montagens de forma assíncrona).
- Gravação de aulas: Loom ou Google apresentações para proposta assíncrona.

Contexto e questão disparadora

Marque uma videochamada com a turma para narrar a fábula apresentada no plano de aula, disponível no slide 3. Para enriquecer o contexto, monte uma apresentação de slides, no Google ou outra similar, com a fábula escrita e adicione imagens dos personagens presentes na história (cegonha e raposa).

Siga as orientações presentes no slide 4 e instigue os alunos com perguntas que ajudem na formulação de hipóteses sobre as situações apresentadas na história.
No próximo slide, projete a questão disparadora para a turma. Em seguida, apresente a atividade que deverá ser realizada em grupos pelos estudantes. Se preferir, tenha a divisão de grupos já definida e mostre para a turma.

Mão na massa

Por meio de videochamada, pelo Hangouts ou Zoom, organize os slides da seguinte forma: Fábula/Questão disparadora/Sugestão de grupos/Cards.

Leia as informações presentes em todos os cards para a turma e comece o sorteio. Com a ajuda de um site sorteador de nomes, (disponível aqui) sorteie um card para cada grupo. Os cartões com as informações sobre animais e alimentos estão disponíveis na aba “Materiais e atividades”.

Seguindo os próximos passos indicados na etapa “mão na massa”, peça para que os alunos realizem as montagens e interajam entre si via Whatsapp ou videoconferência, para trocarem ideias sobre o que fazer com os materiais disponíveis em casa. Lembre-os que, embora o trabalho seja em grupo, cada aluno deve fazer a própria montagem referente ao card do grupo. Marque uma videochamada em data posterior para que os alunos apresentem os produtos feitos.

Sorteie algumas crianças de cada grupo para compartilharem as criações e explicações. Peça para detalharem as adaptações que sugeriram para que os animais se alimentassem, como sugerido no slide 8.

Sistematização

Ainda na videoconferência, à medida que as crianças apresentam e dão opiniões, projete um documento em branco e registre algumas adaptações criadas pelos alunos, que possam te ajudar durante a sistematização. Quando os grupos finalizarem as apresentações, projete as imagens presentes nos slides 9, 10 e 11. Apresente a relação entre as estruturas de alimentação dos animais e as adaptações para diferentes alimentos. Ao final, partilhe essas imagens com a turma.

Convite às famílias

As famílias acompanharão as crianças no momento de execução das montagens, auxiliando as crianças nas possibilidades de construção com recursos descartáveis.

Sugestão Enviada Por: Aline Soares Silva


Código: CIE3_04V&E03

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 3º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 3º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas