12735
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Características das flores

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Características das flores

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens e imagens, como grupo de Whatsapp, por exemplo.

Contexto e questão disparadora

Apresente os seguintes versos aos alunos:

 

“Uma bela flor
Tem cheiro de frescor
Pétalas vermelhas,
Mas que bela cor”

Jaiana Richardo

Pergunte aos alunos:

- Vocês já viram uma flor?
- Quais as características das flores?
- O que são pétalas?
- Só existem flores com pétalas vermelhas?

Informe que, durante essa aula, eles compreenderão melhor as características da flores.

Mão na massa

Peça que as crianças façam uma pesquisa sobre as principais partes da flores e, utilizando materiais que tenham em casa, produzam um modelo de flor. Quando terminarem a produção, peça para que tirem uma foto e compartilhem com os demais alunos da turma, especificando o material que utilizaram para cada parte.

Sistematização

Após os alunos observarem e analisarem os modelos de flores produzidos, retome os questionamentos com a turma:

- Vocês já viram uma flor?
- Quais as características das flores?
- O que são pétalas?
- Só existem flores com pétalas vermelhas?

Sistematize os conhecimentos sobre as partes das flores, variedades e a função que elas têm para as plantas.

Convite às famílias

Os familiares podem colaborar com a produção do modelo de flor, coleta de materiais para a produção e orientando para o aperfeiçoamento do projeto.

Sugestão Enviada Por: Cíntia Diógenes


Código: CIE2_06V&E04

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI06) Identificar as principais partes de uma planta (raiz, caule, folhas, flores e frutos) e a função desempenhada por cada uma delas, e analisar as relações entre as plantas, o ambiente e os demais seres vivos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas