Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens e imagens, como grupo de Whatsapp, por exemplo.
Contexto e questão disparadora
Apresente os seguintes versos aos alunos:
“Uma bela flor
Tem cheiro de frescor
Pétalas vermelhas,
Mas que bela cor”
Jaiana Richardo
Pergunte aos alunos:
- Vocês já viram uma flor?
- Quais as características das flores?
- O que são pétalas?
- Só existem flores com pétalas vermelhas?
Informe que, durante essa aula, eles compreenderão melhor as características da flores.
Mão na massa
Peça que as crianças façam uma pesquisa sobre as principais partes da flores e, utilizando materiais que tenham em casa, produzam um modelo de flor. Quando terminarem a produção, peça para que tirem uma foto e compartilhem com os demais alunos da turma, especificando o material que utilizaram para cada parte.
Sistematização
Após os alunos observarem e analisarem os modelos de flores produzidos, retome os questionamentos com a turma:
- Vocês já viram uma flor?
- Quais as características das flores?
- O que são pétalas?
- Só existem flores com pétalas vermelhas?
Sistematize os conhecimentos sobre as partes das flores, variedades e a função que elas têm para as plantas.
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar com a produção do modelo de flor, coleta de materiais para a produção e orientando para o aperfeiçoamento do projeto.