Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para apresentar vídeo e ter acesso a comentários dos espectadores, como grupo no Whatsapp ou YouTube; documento no Google Drive.
- Optativas: ferramenta de videochamada, como Hangout ou Zoom, por exemplo.
Contexto e questão disparadora
Apresente para os alunos diversos tipos de semente (sugestões: feijão, abacate, mamão, ameixa…). Para isso, faça uso de uma videochamada com os alunos e apresente as frutas e as sementes ou grave um vídeo e compartilhe por e-mail, Whatsapp ou link do YouTube. Peça que as crianças respondam:
- Que outros tipos de sementes podem existir?
Mão na massa
Peça para as crianças coletarem algumas sementes de frutas que possuem em casa e tirem fotos dessas sementes. Divida a turma em grupos de quatro alunos. Solicite que compartilhem as imagens das sementes em um documento do Google Drive, categorizando em: lisas ou ásperas, claras ou escuras e grandes ou pequenas. Após todos terminarem a categorização, solicite que os grupos compartilhem os documentos entre si e que observem as categorizações uns dos outros.
Sistematização
Explore a variedade de sementes que os grupos categorizaram e pergunte:
- Quais tipos de sementes vocês observaram?
- Qual seria a função da semente?
Comente que as sementes são de vários tipos, mas que a função é sempre a mesma: a reprodução das plantas. Posteriormente, você poderá explorar melhor a função desse órgão.
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar durante a coleta das sementes e motivar a criança a observar detalhadamente cada uma delas, a fim de categorizá-las corretamente.