12734
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Os tipos de sementes

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Os tipos de sementes

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: caixas de papelão, cola, sementes de diversos formatos, como por exemplo: semente de laranja, feijão, milho, melancia, abóbora, limão, pêssego, maçã, mamão, girassol, castanhas, pimentão, arroz, ameixa, caqui etc. Obs.: as sementes devem estar secas para a realização da etapa Mão na massa. Deixe-as secando em um pedaço de jornal dois dias antes da realização desta aula, caso julgue necessário. Esta aula pode ser projetada via aparelho multimídia, impressa ou explicada no quadro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão adquirir e compartilhar conhecimentos sobre os tipos de sementes.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o contexto da situação em que Pedro parou para observar o que estava dentro da maçã, seguido das características da semente: sementes pequenas, escuras e lisas. Se possível, trazer em sala de aula uma maçã cortada ao meio e pedir para os alunos observarem as sementes. Questione se já pararam para observar as características de sementes que consomem em sua alimentação.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Lance a questão disparadora a respeito de quais outros tipos de sementes podem existir, instigando os alunos a pensar se as sementes são sempre iguais ou se podemos encontrar diferenças entre elas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize a turma em três grupos e disponibilize para cada um deles uma caixa de papelão, que já deve conter orientações semelhantes ao slide, com regiões delimitadas para colagem de sementes lisas, ásperas, claras, escuras, grandes e pequenas. Se observar outras características nas sementes que separou, adapte as separações da caixa. Distribua os mostruários de sementes que separou e peça que os estudantes manuseiem as sementes e observem seus formatos, texturas, colorações. Solicite que, em seguida, as colem no local onde melhor se encaixam. Algumas sementes poderão ter características que se encaixam em mais de uma classificação, por exemplo, a semente da melancia: ela é pequena, escura e lisa. Nesse caso, os alunos irão classificá-la de acordo com a característica que acharem mais marcante. Oriente-os sobre outras posições cabíveis. Caso as crianças sintam dificuldade na colagem, disponibilize saquinhos plásticos, para que coloquem as sementes dentro, e fita durex, para realizarem a fixação das sementes nas caixas. Ao término, exponha o mostruários das caixas criadas na sala ou na escola, como preferir.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Exponha a sistematização ou comente que cada fruto ou planta possui um tipo de semente e que eles observaram uma pequena parcela das possibilidades existentes na natureza. Cite os exemplos do slide. Caso haja alguma fruta específica de sua região, fale sobre como é a semente dela. Comente sobre a importância da semente, sendo ela a responsável por gerar a próxima geração da planta ou de frutos, pois caem na terra e germinam. Concretize a função da semente, pedindo para que cada grupo escolha uma semente de seu próprio mostruário ou selecione uma semente só para a turma toda, que será plantada, se possível, em algum local da escola. Oriente os alunos a escolher uma semente de fruto com árvore de pequeno porte e leve em consideração a presença de plantas exóticas que podem causar alterações no local onde será plantada. Mostre à turma que, aquela semente que estão plantando, irá dar vida a outra árvore/planta. Finalize com a última questão, pedindo para os grupos comentarem quais tipos de sementes observaram e como contariam para Pedro que tipos de sementes existem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: caixas de papelão, cola, sementes de diversos formatos, como por exemplo: semente de laranja, feijão, milho, melancia, abóbora, limão, pêssego, maçã, mamão, girassol, castanhas, pimentão, arroz, ameixa, caqui etc. Obs.: as sementes devem estar secas para a realização da etapa Mão na massa. Deixe-as secando em um pedaço de jornal dois dias antes da realização desta aula, caso julgue necessário. Esta aula pode ser projetada via aparelho multimídia, impressa ou explicada no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula e comente que os alunos irão adquirir e compartilhar conhecimentos sobre os tipos de sementes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Apresente o contexto da situação em que Pedro parou para observar o que estava dentro da maçã, seguido das características da semente: sementes pequenas, escuras e lisas. Se possível, trazer em sala de aula uma maçã cortada ao meio e pedir para os alunos observarem as sementes. Questione se já pararam para observar as características de sementes que consomem em sua alimentação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Lance a questão disparadora a respeito de quais outros tipos de sementes podem existir, instigando os alunos a pensar se as sementes são sempre iguais ou se podemos encontrar diferenças entre elas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Organize a turma em três grupos e disponibilize para cada um deles uma caixa de papelão, que já deve conter orientações semelhantes ao slide, com regiões delimitadas para colagem de sementes lisas, ásperas, claras, escuras, grandes e pequenas. Se observar outras características nas sementes que separou, adapte as separações da caixa. Distribua os mostruários de sementes que separou e peça que os estudantes manuseiem as sementes e observem seus formatos, texturas, colorações. Solicite que, em seguida, as colem no local onde melhor se encaixam. Algumas sementes poderão ter características que se encaixam em mais de uma classificação, por exemplo, a semente da melancia: ela é pequena, escura e lisa. Nesse caso, os alunos irão classificá-la de acordo com a característica que acharem mais marcante. Oriente-os sobre outras posições cabíveis. Caso as crianças sintam dificuldade na colagem, disponibilize saquinhos plásticos, para que coloquem as sementes dentro, e fita durex, para realizarem a fixação das sementes nas caixas. Ao término, exponha o mostruários das caixas criadas na sala ou na escola, como preferir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Exponha a sistematização ou comente que cada fruto ou planta possui um tipo de semente e que eles observaram uma pequena parcela das possibilidades existentes na natureza. Cite os exemplos do slide. Caso haja alguma fruta específica de sua região, fale sobre como é a semente dela. Comente sobre a importância da semente, sendo ela a responsável por gerar a próxima geração da planta ou de frutos, pois caem na terra e germinam. Concretize a função da semente, pedindo para que cada grupo escolha uma semente de seu próprio mostruário ou selecione uma semente só para a turma toda, que será plantada, se possível, em algum local da escola. Oriente os alunos a escolher uma semente de fruto com árvore de pequeno porte e leve em consideração a presença de plantas exóticas que podem causar alterações no local onde será plantada. Mostre à turma que, aquela semente que estão plantando, irá dar vida a outra árvore/planta. Finalize com a última questão, pedindo para os grupos comentarem quais tipos de sementes observaram e como contariam para Pedro que tipos de sementes existem.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI04 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano