Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano atingirá melhor seus objetivos se aplicado em sequência do CIE2_05VE05.
Materiais necessários para a aula: Lista de caracterização das folhas contida no material complementar, folhas de papel, cola e 6 folhas de plantas por aluno, de preferência apanhadas do chão. Esta aula pode ser aplicada utilizando aparelho multimídia, caso não seja possível, pode ser impressa ou passada no quadro. A estrutura do álbum está disponível no material complementar, onde há dois arquivos para serem divididos, visando economia de papel. Se optar, peça para que eles realizem uma capa para o álbum de folhas que irão produzir ao término da atividade.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Inicie a aula com o questionamento: “Vocês já repararam nas folhas das árvores que vocês encontram pela cidade?” Em seguida, leia o título da aula para os alunos e complemente dizendo que nesta aula, irão observar as diferentes formas de folhas que existem ao redor deles, e assim, irão conhecer uma parte da grande variedade existente.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Proporcione o contexto sobre morfologia: formato externo de um objeto, ser vivo, estrutura, etc. Em seguida, peça para que os alunos observem o formato das frutas apresentadas no slide. Faça a mediação de forma que percebam as diferenças quanto à forma das três frutas. Complemente que essa observação é chamada de morfologia e que tudo que observamos possui uma morfologia, seja um objeto, uma fruta, um animal, etc.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Após o contexto sobre morfologia, instigue os alunos a pensarem se as folhas também possuem morfologias diferentes lançando as perguntas acima.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Cada aluno deverá montar o seu álbum, mas você pode dividí-los em grupos para saírem em busca das folhas, caso sejam encontradas em ambiente escolar. Caso não, acompanhe-os até o redor da escola para coletarem. Atente os alunos a pegarem somente folhas caídas no chão. O ideal seria usar folhas de qualquer planta e não somente de árvores. Isso irá aumentar a variedade de formas encontradas. Em alguns casos, folhas caídas perdem características de sua morfologia, talvez fosse interessante ter folhas recém-caídas e no caso de folhas verdes, colocá-las por alguns dias entre folhas de jornal para que sequem e não enrolem. Certifique-se com antecedência sobre a disponibilidade de material para desenvolvimento da atividade e, caso julgue necessário, oriente sobre a coleta desse material anterior à aula.
Mão na massa
Orientações: Após a turma coletar as folhas, peça para que os alunos a colem no local indicado do material complementar e apresente esse slide demonstrando as partes bainha, pecíolo e limbo, para que se localizem ao preencher a tabela de caracterização. Explique a função de cada um, as características da margem, apontando os exemplos. Complemente ainda que a imagem que eles estão vendo é uma folha simples, mas podem existir folhas compostas, onde o limbo é dividido em pequenas porções, os folíolos, como o trevo de quatro folhas. Atente-se ainda que como as folhas foram coletadas do chão, não é possível observar adequadamente a região da bainha da folha. O próximo passo é o preenchimento da tabela, auxilie-os com as observações do material complementar.
Sistematização
Tempo sugerido: 6 minutos
Orientações: Faça o fechamento da aula comentando sobre o porquê de tanta diversidade de folhas, citando os exemplos acima. Você pode pegar alguns exemplos dos próprios alunos e fazer a comparação das diferenças, ou até mesmo trazer alguns exemplos que observou em sala de aula. Demonstre os exemplos de diversidade de morfologia das plantas acima, apontando as formas de ápice, margem do limbo, formatos semelhantes às estrelas, coração, os diferentes formatos e outras características que julgar importante. Em seguida, peça para os alunos trocarem experiências com algum colega e observarem se encontraram folhas diferentes e no que elas se diferem. Finalize a sistematização lançando o propósito: “Que tal treinarmos nosso olhar para tanta variedade?”, proporcionando o instinto de observador e também para que o aluno ao passar pelas ruas, parques ou até mesmo em sua casa, consiga observar as diferentes folhas que encontra no seu dia a dia.