12731
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - As plantas e sua interação com a luz solar

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre As plantas e sua interação com a luz solar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Jaiana Richardo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagem, vídeo e áudio (Grupo de Whatsapp ou E-mail, por exemplo); tabela compartilhada no Google Drive.

- Optativas: videochamada pelo Hangouts ou Zoom

Contexto e questão disparadora

Solicite que as crianças plantem duas sementes de feijão e esperem alguns dias para crescer. Uma das sementes deve ser colocada em ambiente ensolarado e a outra em um guarda-roupa, gaveta ou caixa escura. Questione os alunos sobre o que eles acham que vai acontecer. Compartilhe uma tabela com a turma, com as seguintes indicações nas colunas:

- O que eu penso que irá acontecer?
- O que aconteceu?
- E o que eu aprendi?

Peça para os alunos preencherem a primeira coluna, e cada um fazer o registro em uma linha da tabela.

Mão na massa

Peça para os alunos observarem o experimento diariamente (e aguar ambas as sementes). Após uma semana de observação, peça que registrem, por fotografia, o que aconteceu com elas, compartilhem a foto com os demais colegas da turma e completem a segunda coluna da tabela.

Sistematização

Solicite que os alunos leiam os registros uns dos outros na tabela e analisem as imagens. Se tiver oportunidade de realizar uma videochamada, promova uma discussão em cima do experimento sobre as observações realizadas. Por fim, peça para os alunos completarem a última coluna da tabela. Após todos terem preenchido, proponha um registro coletivo para o seguinte questionamento:

- Como chegamos à conclusão de que o sol é fundamental para a sobrevivência das plantas?

Convite às famílias

Engaje os alunos no experimento, motivando-os a realizarem as observações e os registros.

Sugestão Enviada Por:


Código: CIE2_05V&E03

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF02CI05) Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 2º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas