Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
Cópia dos slides 6 e 7 para registro das observações (uma cópia para cada grupo de até quatro integrantes), um pedaço de cartolina; uma folha de acetato incolor; um papel celofane; uma folha de polipropileno (espécie de plástico utilizado na fabricação de pastas escolares), uma lanterna para a experiência que deverá ser realizada para que a turma, dividida em grupos de até quatro integrantes, observe e faça os registros necessários.
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre transparência dos materiais. Após, prossiga com a apresentação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 3, 4, 5 e 6).
Orientações: Leia a informação do slide e discuta sobre cada par de objetos representado nas imagens:
Qual deles é transparente? Por quê?
Quais as vantagens ou desvantagens do objeto transparente em relação ao não transparente?
De que material são feitos os objetos transparentes? E os não transparentes?
Que outros exemplos de objetos e/ou materiais transparentes e não transparentes nós temos em nosso cotidiano?
Qual a aplicabilidade destes objetos (transparentes e não transparentes) no nosso dia a dia?
Imagine um líquido dentro de cada um dos dois copos. Em qual deles você identificaria o líquido mais facilmente?
Qual sacola você utilizaria para transportar um objeto que não deseja que os outros vejam? Por quê?
Após as discussões geradas pelas questões iniciais propostas, prossiga com a apresentação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora do slide e explique para a turma que todos irão participar de uma atividade experimental para verificar a passagem da luz em alguns materiais e que esta questão será retomada no fim da aula. Organize os alunos em grupos de até quatro, distribua os materiais necessários para o experimento e mais uma cópia do slide 6 para cada grupo.
Após, prossiga com a apresentação.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5 e 6).
Orientações: Leia as informações do slide, identifique cada material e apresente para a turma. Logo após, realize a experiência em ambiente pouco iluminado e solicite que cada grupo registre as observações na cópia do slide 6. Em seguida, prossiga com a apresentação.
Resultados esperados:
Materiais transparentes - Permitem que os raios de luz os atravessem completamente. Ex: acetato incolor e papel celofane.
Materiais translúcidos - Permitem que os raios de luz os atravessem parcialmente. Ex: polipropileno.
Materiais opacos - Não permitem que os raios de luz os atravessem. Ex: cartolina.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e solicite que os mesmos registrem, assinalando com um X, a forma como observam a passagem da luz através de cada material utilizado no experimento.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos (slides 5, 6 e 7).
Orientações: Distribua uma cópia do slide para cada grupo e peça que os(as) alunos(as), com base nas observações em relação à passagem da luz através de cada material utilizado no experimento, discutam as questões que foram propostas neste slide. Determine um tempo para a tarefa e, após, solicite que cada grupo exponha para turma os resultados de suas discussões.
Sugestões de respostas:
A função principal da estufa é proteger as plantas e manter as melhores condições para o perfeito desenvolvimento do cultivo. As plantas precisam de terra, água e luz solar, e o vidro ou plástico incolor, como materiais transparentes, permitem a passagem da luz solar e ainda protege as plantas de possíveis pragas, como besouros, gafanhotos etc.
Sugestão de link para leitura: http://www.revistaagropecuaria.com.br/2018/07/04/fique-por-dentro-de-alguns-detalhes-sobre-a-utilizacao-das-estufas-agricolas/
O vidro ou acrílico incolor são materiais transparentes e permitem que possamos ver através deles. Assim, o peixe dentro do aquário poderá ser visto e apreciado pelos que estão em volta.
Sugestão de link para leitura: https://fortichapas.com.br/placa-acrilica-e-usada-em-aquario/
Após, prossiga com a apresentação.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 10 e 11).
Orientações: Leia as informações do slide e dialogue com os(as) alunos(as) sobre o que é uma hipótese e proponha a construção escrita coletiva de uma hipótese baseada na observação da atividade prática e que responda a Questão disparadora e que foi retomada aqui.
Sugestão:
O material é transparente quando os raios de luz o atravessam completamente. E, também, quando nos permite ver através dele outro objeto ou paisagem.