12728
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Flexibilidade dos materiais

Plano de aula de Ciências com atividades para 2o ano do EF sobre Flexibilidade dos materiais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Helisabety Barros Mendes de Melo

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas

USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS

- Essenciais: videochamada por Zoom ou Hangout, por exemplo.

- Optativas: ferramenta para compartilhamento de imagem (grupo de whatsapp, como sugestão).

Contexto e questão disparadora

Em uma proposta de aula síncrona, ensine os alunos a fazerem um barquinho de papel com origami. Peça que acompanhem o passo a passo e os reproduzam em uma folha de papel em casa. Ao final, solicite que mostrem o resultado, como ficou o barquinho de papel.

Lance o seguinte questionamento:

- O que significa dizer “a flexibilidade é uma característica do papel”?

Escute as respostas dos alunos, incentivando-os a participarem e discutirem sobre o assunto. Caso não seja viável uma aula síncrona, grave um vídeo ensinando como fazer o barquinho de papel e encaminhe aos alunos. Solicite que eles também façam os barquinhos, tirem uma foto e compartilhem com os demais colegas da turma por grupo de Whatsapp, por exemplo.

Mão na massa

Divida a turma em três grupos e, para cada grupo, faça uma das perguntas a seguir:

- Entre uma folha de papel e um pedaço de mangueira, qual é o mais flexível? Justifique.
- Entre um pedaço de mangueira e um lápis, qual é o mais flexível? Justifique.
- Entre um lápis e um clip de metal, qual é o mais flexível? Justifique.

Você pode dividir os grupos em subsalas, se optar pela ferramenta de videochamadas Zoom. Dê um tempo para os grupos pensarem em estratégias para chegarem às conclusões. Depois, volte todos os alunos para a mesma sala e peça para que os grupos 1, 2 e 3 apresentem as conclusões, nessa ordem.

Sistematização

Em parceria com seus alunos, elabore uma frase que responda à questão disparadora da aula:

- O que significa dizer “a flexibilidade é uma característica do papel?

Para isso, pode utilizar um documento compartilhado no Google Docs.

Convite às famílias

Os familiares podem contribuir sugerindo estratégias para chegar a uma conclusão na atividade Mão na massa e apoiando a colaboração do grupo.

Sugestão Enviada Por: Lilian Bacich e Renata Capovilla


Código: CIE2_02M&E02

(EF02CI02) Propor o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas