12500
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Estratégias de escrita_construção da persuasão

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Estratégias de escrita_construção da persuasão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING9_07UN06
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2129/estrategias-de-escrita-construcao-da-persuasao

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, Google Docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context (momento síncrono)
Trabalhe com os alunos de forma síncrona o slide do Context. Explique que eles não precisam entender tudo que o apresentador fala, mas para ficarem atentos aos elementos principais, que são os elementos persuasivos. Trabalhe o seguinte handout com eles via Mentimeter, ou no WhatsApp. Apresente uma questão por vez.

Após as discussões sugeridas no plano de aula, para fechamento deste momento e link com a sessão seguinte, solicite aos alunos para escreverem as palavras que transmitam os pontos mais importantes da mensagem que Mundano quis relatar. Se for possível, elabore uma nuvem de palavras no Mentimeter para que seja construída em tempo real. Caso não seja possível, peça aos alunos que escrevem no chat do Hangout, Zoom, ou WhatsApp. Aqui, é esperado que eles escrevam palavras como: superheroes, catadores, invisible, social, carroça, recycle, millions.

Em seguida, apresente o objetivo da aula e explique a importância de Mundano ter usado dados concretos para poder ser convincente em sua fala no TED.

Input
Os alunos serão orientados para realizarem essa tarefa em duplas. Encaminhe o slide 2, aquele em que consta apenas a transcrição da fala dele, e a folha de atividades (encontrada aqui).

Output (momento síncrono)
Tempo sugerido: 30 minutos
Envie as orientações para os alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer. O link da worksheet está aqui.

Sugira aos alunos que o Output seja realizado da seguinte forma: as duplas poderão apresentar um slide no PowerPoint ou Google Presentation para compartilharem (caso tenham computador). Se não tiverem, eles podem enviar a apresentação para você e você compartilha o documento da dupla com seus alunos. Outra opção é eles elaborarem uma foto com o tema que pretendem falar a respeito, com o devido texto editado, e compartilharem como um post de Instagram, via WhatsApp, para os colegas. O importante é que cada dupla comente sobre seu projeto e apresente seus elementos persuasivos. Envie uma rubrica para seus alunos avaliarem se encontraram os elementos importantes. A rubrica pode ser encontrada aqui. Oriente os alunos para preencherem a primeira coluna com os nomes da dupla que irá apresentar, e posteriormente para colocarem um x em cada item que perceberem que foi apresentado.

Feedback (momento síncrono)
Tempo sugerido: 10 minutos
Reveja com os alunos o slide de review e verifique as possíveis dúvidas. Comente sobre as tópicos trazidos, bem como sugestões de melhorias.

Convite às famílias
Peça aos alunos para que eles perguntem aos pais sugestão de ideias ou lembranças de vivências pessoais para os argumentos persuasivos.

Sugestão Enviada Por: Nani Maciel


Código: ING9_07UND06

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.

(EF09LI11) Utilizar recursos verbais e não verbais para construção da persuasão em textos da esfera publicitária, de forma adequada ao contexto de circulação (produção e compreensão).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas