12499
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Carta opinativa

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Carta opinativa

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano cuja habilidade-base é a EF09LI06

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: seis envelopes coloridos contendo um papel com a dica acerca do gênero textual que será lido na aula (context); carta opinativa impressa para leitura sugerida no input, cartas opinativas impressas para leituras sugeridas no output.

Textos input: https://docs.google.com/document/d/13ECKRv9QTDANxa4xEaMRWAQhXabwaoOzcJ-gJXUJRac/edit

Textos output: https://docs.google.com/document/d/1-LLHgzApF5YQWQ26Ms8IfyhrXl36ysmXxejrWGlViYg/edit

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, faça um jogo de adivinhação com os alunos. Peça a ajuda de seis alunos voluntários. Entregue para cada um deles um envelope contendo uma dica acerca do gênero discursivo que será lido durante a aula. Os seis alunos deverão se posicionar à frente da classe e cada um deles deverá ler a dica que está em seu envelope para que os demais colegas possam tentar adivinhar à qual gênero a dica se refere. A cada dica lida deve ser dado um tempo para que a classe dê suas respostas. Enquanto isso, você pode registrar no quadro as sugestões de respostas dos alunos. A ideia é que os alunos reflitam acerca da forma composicional, propósito comunicativo, público-alvo e veículo do gênero antes de fazer as leituras. Considerando que se tratam de gêneros que, provavelmente, os alunos não têm o hábito de leitura, sugerimos que você escreva no quadro os nomes destes (chronics, letters, editorials, essays, articles) para que os alunos tentem adivinhar, dentre aqueles que você escreveu, qual corresponde às pistas dadas pelos colegas.

Dicas (Tips) que estarão inseridas nos envelopes:

  • It’s an argumentative/opinion text that can be found in newspapers and magazines, printed or online. (Espera-se que os alunos dêem respostas mais generalizadas essa informação por ser ela muito abrangente. Espera-se que eles respondam algo como: chronics; letters; editorials; essays; articles. Ao propor essa afirmação, os alunos poderão refletir acerca do tipo textual predominante no gênero que será lido e onde o gênero veicula)
  • The text brings information about the place and date in which it was written (Aqui os alunos, provavelmente, ficarão em dúvida entre: chronics, letters e editorials, mas certamente já excluirão essays e articles)
  • It refers to facts or situations that have recently happened, and newspapers and magazines published texts about them (Essa afirmação, certamente, ainda deixará os alunos em dúvida com relação aos gêneros: chronics, editorials e letters)
  • It is signed. The author identifies himself/herself. (Ao incluir essa informação, o gênero editorial ficará excluído, pois ele não é assinado por uma pessoa específica, mas representa a opinião do jornal ou revista como um todo. Dessa forma, os dois gêneros que caberão nessa afirmação serão: chronics e letters)
  • It has a definite interlocutor. It is written for specific people. (Essa informação possibilitará aos alunos pensar sobre o público-alvo do gênero que será lido. Considerando que eles estarão em dúvida sobre crônicas ou cartas, ao pensar em um interlocutor definido, é provável que eles descubram o gênero que será lido, pois as crônicas são escritas para o público-alvo do jornal ou revista em que elas veiculam (o que se trata de um público amplo) e não para uma pessoa específica, como no caso das cartas que são escritas para o editor. De qualquer forma, se eles ainda tiverem dúvida, a última dica resolverá o problema)
  • When writing this kind of text, the author intends to present his opinion/point of view about a fact, position himself about something, praise, complain, suggest changes (Aqui, espera-se que os alunos, então, identifiquem que o gênero discursivo que será lido nessa aula será a carta opinativa)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero carta opinativa por se tratar de um gênero argumentativo por meio do qual os fatos e opiniões podem ser facilmente identificados.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler uma carta opinativa, identificando os fatos e opiniões nela veiculados

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os elementos linguísticos que introduzem fatos e opiniões na carta opinativa

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua o texto para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos.

What fact is the author referring to? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: he is talking about a news that was published in The Washington Times newspaper on May, 22; he is referring to the recent tax cut proposed by Trump; he is talking about the news “Why liberals hate the Trump tax cut”, that was published in The Washington Times on May, 22; he is referring to Trump’s tax plan)

How could you identify the fact that the author is talking about? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he wrote the name of the news and its date of publishing in parenthesis; during the whole text he approaches the fact, that is, the Trump’s tax plan; even in the title we can identify the main thesis of the news he is referring to: tax law; the name of the news he read and is talking about was presented between quotes)

What is the author’s opinion about the published news? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he positions himself against the Trump tax plan (I disagree strongly with the latest tax attempt at tax “reform”)

What linguistic tips (verbal resources) introduced the author’s opinion? (Espera-se que os alunos respondam algo como: The use of adverbs to intensify statements (I disagree strongly, But it is worse, In my opinion); lexical choices to give his opinion (Tax law benefits Trump first, during the campaign Donald Trump famously bragged), use of figures of speech (irony - Year after year, he eliminates taxable income by claiming depreciation on his commercial real-estate properties, and doing so is perfectly legal/ metaphor - In my opinion, he changes to the rates were little more than smoke and mirrors to divert attention from Mr. Trump’s real agenda), use of subject pronoun I (I identify as a liberal, so I was interested in what J.T. Young had to say about what he believes I think; In my opinion, he changes to the rates were little more than smoke and mirrors to divert attention from Mr. Trump’s real agenda); use of personal questioning (Third, what happened to trying to balance the budget?) Provavelmente, os alunos não identificarão todos esses aspectos, especialmente a escolha lexical e o uso de figuras de linguagem. Depois que eles responderem ao questionamento proposto, você pode acrescentar informações às respostas dadas por eles, mostrando no texto o mecanismo linguístico utilizado como marca opinativa.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler cartas opinativas, identificando os fatos e opiniões nelas presentes, bem como os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos leiam as cartas e identifiquem a quais fatos os autores se referem e qual a opinião deles acerca dos fatos identificados

Orientações: As cartas que serão lidas pelos alunos fazem referência a dois fatos, especificamente. A primeira comenta um editorial e a segunda, terceira e quarta cartas comentam uma reportagem de capa do jornal. Trabalhe com os alunos divididos em duplas ou trios. Entregue uma carta para cada grupo, aleatoriamente. Peça a eles que leiam e identifiquem a qual fato o autor está se referindo e qual a opinião dele acerca do fato citado. Peça a eles que identifiquem quais recursos linguísticos os auxiliaram a identificar os fatos e opiniões no texto. Em seguida, eles devem tomar nota no caderno ou numa folha à parte, dos fatos e opiniões identificados, conforme modelo de anotações (letters notes). Com relação às opiniões, os alunos podem selecionar excertos, ou seja, não é necessário que eles retirem do texto todas as marcas opinativas, mas que identifiquem uma ou duas e destaquem os recursos linguísticos que as introduziram no texto. Estimamos 5 minutos para leitura do texto, 10 minutos para anotações no caderno e 5 minutos para partilha das respostas. Para o momento de partilha oral das respostas, sugerimos os seguintes questionamentos:

What fact is the author referring to in the letter you’ve read?

How could you identify the fact that the author is talking about?

What is the author’s opinion about the fact he is referring to?

What linguistic tips introduced the author’s opinion?

Para mais informações acerca das respostas a serem dadas pelos alunos acesse a letters notes answers’ key.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos retomem o propósito comunicativo do gênero lido, que identifiquem os recursos linguísticos utilizados para introduzir os fatos e opiniões nos textos e as estratégias de leitura que utilizaram para fazer a leitura dos textos.

Orientações: Encerre a sua aula propondo alguns questionamentos para os alunos. Preencha as informações do slide sugerido com as respostas dadas pelos alunos.

Faça alguns questionamentos:

What is the goal of opinion letters? A essa pergunta espera-se que os alunos retomem o que foi trabalhado no context e respondam algo como: by writing an opinion letter the author intends to present his/her opinion/point of view about a fact (generally about a text that was previously published in the newspaper or magazine), position himself about something, praise, complain, suggest changes. It is addressed to the newspaper/magazine editor.

What are the common linguistic resources used to introduce facts in the text? Espera-se que os alunos respondam citando os elementos linguísticos que eles identificaram durante a leitura dos textos do input e output: use of quotes; the name of the news/editorial, etc; different color to emphasize the news; news date of publishing.

What are the common linguistic resources used to introduce the author’s opinion in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: use of adjectives and adverbs to intensify ideas; lexical choices; exclamation marks; personal questioning; use of figures of speech; use of the subject pronoun I.

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: skimming, inference, genre identification, background knowledge, cognates, keywords; nominal groups.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este é o primeiro plano cuja habilidade-base é a EF09LI06

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: seis envelopes coloridos contendo um papel com a dica acerca do gênero textual que será lido na aula (context); carta opinativa impressa para leitura sugerida no input, cartas opinativas impressas para leituras sugeridas no output.

Textos input: https://docs.google.com/document/d/13ECKRv9QTDANxa4xEaMRWAQhXabwaoOzcJ-gJXUJRac/edit

Textos output: https://docs.google.com/document/d/1-LLHgzApF5YQWQ26Ms8IfyhrXl36ysmXxejrWGlViYg/edit

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:8 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; despertar a curiosidade deles acerca do gênero que será lido.

Orientações: Antes de ler o objetivo da aula, faça um jogo de adivinhação com os alunos. Peça a ajuda de seis alunos voluntários. Entregue para cada um deles um envelope contendo uma dica acerca do gênero discursivo que será lido durante a aula. Os seis alunos deverão se posicionar à frente da classe e cada um deles deverá ler a dica que está em seu envelope para que os demais colegas possam tentar adivinhar à qual gênero a dica se refere. A cada dica lida deve ser dado um tempo para que a classe dê suas respostas. Enquanto isso, você pode registrar no quadro as sugestões de respostas dos alunos. A ideia é que os alunos reflitam acerca da forma composicional, propósito comunicativo, público-alvo e veículo do gênero antes de fazer as leituras. Considerando que se tratam de gêneros que, provavelmente, os alunos não têm o hábito de leitura, sugerimos que você escreva no quadro os nomes destes (chronics, letters, editorials, essays, articles) para que os alunos tentem adivinhar, dentre aqueles que você escreveu, qual corresponde às pistas dadas pelos colegas.

Dicas (Tips) que estarão inseridas nos envelopes:

  • It’s an argumentative/opinion text that can be found in newspapers and magazines, printed or online. (Espera-se que os alunos dêem respostas mais generalizadas essa informação por ser ela muito abrangente. Espera-se que eles respondam algo como: chronics; letters; editorials; essays; articles. Ao propor essa afirmação, os alunos poderão refletir acerca do tipo textual predominante no gênero que será lido e onde o gênero veicula)
  • The text brings information about the place and date in which it was written (Aqui os alunos, provavelmente, ficarão em dúvida entre: chronics, letters e editorials, mas certamente já excluirão essays e articles)
  • It refers to facts or situations that have recently happened, and newspapers and magazines published texts about them (Essa afirmação, certamente, ainda deixará os alunos em dúvida com relação aos gêneros: chronics, editorials e letters)
  • It is signed. The author identifies himself/herself. (Ao incluir essa informação, o gênero editorial ficará excluído, pois ele não é assinado por uma pessoa específica, mas representa a opinião do jornal ou revista como um todo. Dessa forma, os dois gêneros que caberão nessa afirmação serão: chronics e letters)
  • It has a definite interlocutor. It is written for specific people. (Essa informação possibilitará aos alunos pensar sobre o público-alvo do gênero que será lido. Considerando que eles estarão em dúvida sobre crônicas ou cartas, ao pensar em um interlocutor definido, é provável que eles descubram o gênero que será lido, pois as crônicas são escritas para o público-alvo do jornal ou revista em que elas veiculam (o que se trata de um público amplo) e não para uma pessoa específica, como no caso das cartas que são escritas para o editor. De qualquer forma, se eles ainda tiverem dúvida, a última dica resolverá o problema)
  • When writing this kind of text, the author intends to present his opinion/point of view about a fact, position himself about something, praise, complain, suggest changes (Aqui, espera-se que os alunos, então, identifiquem que o gênero discursivo que será lido nessa aula será a carta opinativa)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula

Optamos por trabalhar com o gênero carta opinativa por se tratar de um gênero argumentativo por meio do qual os fatos e opiniões podem ser facilmente identificados.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler uma carta opinativa, identificando os fatos e opiniões nela veiculados

Expectativa: Que os alunos consigam identificar os elementos linguísticos que introduzem fatos e opiniões na carta opinativa

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua o texto para leitura. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos.

What fact is the author referring to? (Aqui, espera-se que os alunos respondam algo como: he is talking about a news that was published in The Washington Times newspaper on May, 22; he is referring to the recent tax cut proposed by Trump; he is talking about the news “Why liberals hate the Trump tax cut”, that was published in The Washington Times on May, 22; he is referring to Trump’s tax plan)

How could you identify the fact that the author is talking about? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he wrote the name of the news and its date of publishing in parenthesis; during the whole text he approaches the fact, that is, the Trump’s tax plan; even in the title we can identify the main thesis of the news he is referring to: tax law; the name of the news he read and is talking about was presented between quotes)

What is the author’s opinion about the published news? (Espera-se que os alunos respondam algo como: he positions himself against the Trump tax plan (I disagree strongly with the latest tax attempt at tax “reform”)

What linguistic tips (verbal resources) introduced the author’s opinion? (Espera-se que os alunos respondam algo como: The use of adverbs to intensify statements (I disagree strongly, But it is worse, In my opinion); lexical choices to give his opinion (Tax law benefits Trump first, during the campaign Donald Trump famously bragged), use of figures of speech (irony - Year after year, he eliminates taxable income by claiming depreciation on his commercial real-estate properties, and doing so is perfectly legal/ metaphor - In my opinion, he changes to the rates were little more than smoke and mirrors to divert attention from Mr. Trump’s real agenda), use of subject pronoun I (I identify as a liberal, so I was interested in what J.T. Young had to say about what he believes I think; In my opinion, he changes to the rates were little more than smoke and mirrors to divert attention from Mr. Trump’s real agenda); use of personal questioning (Third, what happened to trying to balance the budget?) Provavelmente, os alunos não identificarão todos esses aspectos, especialmente a escolha lexical e o uso de figuras de linguagem. Depois que eles responderem ao questionamento proposto, você pode acrescentar informações às respostas dadas por eles, mostrando no texto o mecanismo linguístico utilizado como marca opinativa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 min

Propósito: Ler cartas opinativas, identificando os fatos e opiniões nelas presentes, bem como os recursos linguísticos que foram utilizados para introduzir fatos e opiniões no texto.

Expectativa: Que os alunos leiam as cartas e identifiquem a quais fatos os autores se referem e qual a opinião deles acerca dos fatos identificados

Orientações: As cartas que serão lidas pelos alunos fazem referência a dois fatos, especificamente. A primeira comenta um editorial e a segunda, terceira e quarta cartas comentam uma reportagem de capa do jornal. Trabalhe com os alunos divididos em duplas ou trios. Entregue uma carta para cada grupo, aleatoriamente. Peça a eles que leiam e identifiquem a qual fato o autor está se referindo e qual a opinião dele acerca do fato citado. Peça a eles que identifiquem quais recursos linguísticos os auxiliaram a identificar os fatos e opiniões no texto. Em seguida, eles devem tomar nota no caderno ou numa folha à parte, dos fatos e opiniões identificados, conforme modelo de anotações (letters notes). Com relação às opiniões, os alunos podem selecionar excertos, ou seja, não é necessário que eles retirem do texto todas as marcas opinativas, mas que identifiquem uma ou duas e destaquem os recursos linguísticos que as introduziram no texto. Estimamos 5 minutos para leitura do texto, 10 minutos para anotações no caderno e 5 minutos para partilha das respostas. Para o momento de partilha oral das respostas, sugerimos os seguintes questionamentos:

What fact is the author referring to in the letter you’ve read?

How could you identify the fact that the author is talking about?

What is the author’s opinion about the fact he is referring to?

What linguistic tips introduced the author’s opinion?

Para mais informações acerca das respostas a serem dadas pelos alunos acesse a letters notes answers’ key.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 min

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos retomem o propósito comunicativo do gênero lido, que identifiquem os recursos linguísticos utilizados para introduzir os fatos e opiniões nos textos e as estratégias de leitura que utilizaram para fazer a leitura dos textos.

Orientações: Encerre a sua aula propondo alguns questionamentos para os alunos. Preencha as informações do slide sugerido com as respostas dadas pelos alunos.

Faça alguns questionamentos:

What is the goal of opinion letters? A essa pergunta espera-se que os alunos retomem o que foi trabalhado no context e respondam algo como: by writing an opinion letter the author intends to present his/her opinion/point of view about a fact (generally about a text that was previously published in the newspaper or magazine), position himself about something, praise, complain, suggest changes. It is addressed to the newspaper/magazine editor.

What are the common linguistic resources used to introduce facts in the text? Espera-se que os alunos respondam citando os elementos linguísticos que eles identificaram durante a leitura dos textos do input e output: use of quotes; the name of the news/editorial, etc; different color to emphasize the news; news date of publishing.

What are the common linguistic resources used to introduce the author’s opinion in the text? Espera-se que os alunos respondam algo como: use of adjectives and adverbs to intensify ideas; lexical choices; exclamation marks; personal questioning; use of figures of speech; use of the subject pronoun I.

What reading strategies were used to read the text? Aqui, espera-se que os alunos já tenham conhecimento de estratégias de leitura variadas e que saibam fazer uso delas na leitura de textos em língua estrangeira. Espera-se que eles respondam algo como: skimming, inference, genre identification, background knowledge, cognates, keywords; nominal groups.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano