Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou blog.
Context
Diga aos alunos que esta é a primeira de cinco aulas que visam a prepará-los para um seminário. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que ouvirão um podcast para extrair informações e conhecer o formato.
Compartilhe com antecedência o áudio (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que ouçam o que está sendo discutido.
Apresente o slide de context e incentive-os a elencarem argumentos para defender a escolha e levar para a aula síncrona.
Input
Em uma aula síncrona, peça aos alunos que apresentem os argumentos e discuta-os. Em seguida, converse com a turma sobre o podcast que ouviram e compartilhe o worksheet (disponível aqui), para que resolvam as atividades. Caso deseje, reproduza o podcast novamente e vá pausando para ter certeza de que todos estão acompanhando o conteúdo.
Output
Assincronamente, compartilhe o slide de output e explique a tarefa para a turma. Você pode dividir a turma em duplas ou deixar que realizem a tarefa individualmente. Peça aos alunos que registrem as respostas e compartilhem em um próximo encontro síncrono.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar no debate das questões do output. Os alunos podem fazer um levantamento do quão importante é o inglês no núcleo familiar e compartilhar as respostas com os colegas em murais como o Flipgrid e o Padlet.
Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre
Código: ING9_03UND06
(EF09LI17) Debater sobre a expansão da língua inglesa pelo mundo, em função do processo de colonização nas Américas, África, Ásia e Oceania.
(EF09LI18) Analisar a importância da língua inglesa para o desenvolvimento das ciências (produção, divulgação e discussão de novos conhecimentos), da economia e da política no cenário mundial.
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 07
AULA 12
AULA 13
AULA 15
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes