12496
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Dimensão cultural

Plano de aula - Podcasts

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Podcasts

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Raisa Ketzer Porto

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma série de cinco (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to understand the podcast genre.

Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão global.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?

  • Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário.
  • Diga: Sit in pairs. You have 2 minutes to interview your partner and find out her/his answers to these questions. Do you have any questions?
  • Dê dois minutos para que as duplas conversem e monitore o trabalho delas enquanto isso.
  • Ao final do tempo, diga: Would one of the groups like to share their answers?
  • Ouça as contribuições e só interfira se necessário.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4 e 5.

Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no podcast (Livros infantis da área de STEM- Science, technology, engineering & mathematics).

Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com vocabulário, se necessário.

  • Leia o conteúdo do slide ou da impressão em tamanho grande e tire qualquer dúvida acerca do vocabulário;
  • Pergunte: Do you think 'How old is Muttajji' is a book or a film? Why? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's a book because there's a logo of a publisher/there's a button that says "Read Story");
  • Pergunte: Do you think this story is about mathematics or geography? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's about mathematics because the review mentions a mathematical journey);
  • Pergunte: What's the name of the publisher of this book? (Idealmente, os alunos responderão Pratham Books);
  • Diga: We are going to listen to a podcast about Pratham Books and their set of books in the area of STEM (Escreva STEM no quadro). What does STEM stand for? What does it mean? (Caso os alunos não respondam, diga e escreva no quadro Science, Technology, Engineering & Mathematics);
  • Distribua os worksheets para os alunos;
  • Diga: Let's take a look at task 1. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário;
  • Pergunte: What do you have to do in this task? (Idealmente, os alunos responderão Choose the option that summarizes the podcast.)
  • Reproduza o episódio do podcast desde o princípio até 2 minutos e 15 segundos e deixe que os alunos selecionem a opção correta. Para fazê-lo, clique no botão de play (na cor rosa).
  • Reproduza novamente o episódio para que eles confiram suas respostas.
  • Diga: You have one minute to compare your answers with a partner.
  • Terminado o tempo, corrija a atividade.
  • Pergunte à turma: Do you believe these books can help Indian children enjoy reading more? Why (not)? E deixe que os alunos respondam livremente.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar as diferentes etapas do podcast.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a maior parte das etapas do podcast para que, assim, possam entender melhor a estrutura desse gênero.

Orientações: Leia o slide (ou escreva seu conteúdo no quadro);

  • Diga para os alunos: Sit in pairs. You have one minute to come up with different ways to introduce and to end a podcast episode. Remember: There's no right or wrong now!
  • Finalizado o tempo, ouça as respostas dos alunos;
  • Diga: Let's take a look at task 2 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação a vocabulário;
  • Pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão algo como Choose the option that represents what the podcaster is saying);
  • Para a letra A, toque (2 vezes) o podcast do início até 0:27;
  • Para a letra B, toque (2 vezes) o podcast de 0:36 até 0:44;
  • Para a letra C, toque (2 vezes) o podcast de 3:12 até 3:20;
  • Para a letra D, toque (2 vezes) o podcast de 15:30 até 15:41;
  • Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you've chosen these options.
  • Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e corrija a atividade.
  • Ao final de cada letra, pergunte: How did you know the podcaster was (a) introducing the episode/(b) giving a personal example/(c) starting an interview/(d) ending the episode?
  • Escreva as expressões em negrito (no quadro) e pergunte aos alunos se eles conhecem outras formas de dizê-las;
  • Escreva algumas das respostas dos alunos no quadro.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Esboçar um episódio de um podcast sobre algum tema relacionado à ciência.

Expectativa: Que os alunos consigam criar um esboço do programa que vão criar. Não espere, neste momento, que eles escrevam o script do programa, uma vez que esse será o homework assignment.

Orientações: Peça aos alunos: Sit in groups of 5;

  • Diga: Let's take a look at task 3. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire possíveis dúvidas e dê exemplos para cada um, se necessário.
  • Dê de 5 a 7 minutos para que os grupos trabalhem e monitore o processo enquanto isso;
  • Ao final do tempo, diga: Let's share some ideas! e ouça algumas ideias.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula com relação ao gênero podcast.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Finalmente, caso queira levar o projeto do podcast adiante, passe o homework para eles.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma série de cinco (ING9_03UN01 até ING9_03UN05) que abordarão o papel do inglês na produção científica.

Preparação para a aula: Imprima todo o material com antecedência, o que inclui:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Diga: Today we are going to learn how to understand the podcast genre.

Informações para o professor: Nesta aula, com relação à compreensão oral, os alunos exercitarão a habilidade de compreensão global.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o slide ou peça: Could anyone volunteer to read what's on the board/screen, please?

  • Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário.
  • Diga: Sit in pairs. You have 2 minutes to interview your partner and find out her/his answers to these questions. Do you have any questions?
  • Dê dois minutos para que as duplas conversem e monitore o trabalho delas enquanto isso.
  • Ao final do tempo, diga: Would one of the groups like to share their answers?
  • Ouça as contribuições e só interfira se necessário.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos - Esse é o tempo para os slides 4 e 5.

Propósito: Antecipar o conteúdo do vídeo.

Expectativa: Que os alunos consigam antecipar o tema que será discutido no podcast (Livros infantis da área de STEM- Science, technology, engineering & mathematics).

Orientações: Pergunte: What can you see in this picture? e permita que os alunos descrevam o que veem, ajudando com vocabulário, se necessário.

  • Leia o conteúdo do slide ou da impressão em tamanho grande e tire qualquer dúvida acerca do vocabulário;
  • Pergunte: Do you think 'How old is Muttajji' is a book or a film? Why? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's a book because there's a logo of a publisher/there's a button that says "Read Story");
  • Pergunte: Do you think this story is about mathematics or geography? (Idealmente, os alunos responderão algo como It's about mathematics because the review mentions a mathematical journey);
  • Pergunte: What's the name of the publisher of this book? (Idealmente, os alunos responderão Pratham Books);
  • Diga: We are going to listen to a podcast about Pratham Books and their set of books in the area of STEM (Escreva STEM no quadro). What does STEM stand for? What does it mean? (Caso os alunos não respondam, diga e escreva no quadro Science, Technology, Engineering & Mathematics);
  • Distribua os worksheets para os alunos;
  • Diga: Let's take a look at task 1. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação ao vocabulário;
  • Pergunte: What do you have to do in this task? (Idealmente, os alunos responderão Choose the option that summarizes the podcast.)
  • Reproduza o episódio do podcast desde o princípio até 2 minutos e 15 segundos e deixe que os alunos selecionem a opção correta. Para fazê-lo, clique no botão de play (na cor rosa).
  • Reproduza novamente o episódio para que eles confiram suas respostas.
  • Diga: You have one minute to compare your answers with a partner.
  • Terminado o tempo, corrija a atividade.
  • Pergunte à turma: Do you believe these books can help Indian children enjoy reading more? Why (not)? E deixe que os alunos respondam livremente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: Continuação do input.

Propósito: Identificar as diferentes etapas do podcast.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a maior parte das etapas do podcast para que, assim, possam entender melhor a estrutura desse gênero.

Orientações: Leia o slide (ou escreva seu conteúdo no quadro);

  • Diga para os alunos: Sit in pairs. You have one minute to come up with different ways to introduce and to end a podcast episode. Remember: There's no right or wrong now!
  • Finalizado o tempo, ouça as respostas dos alunos;
  • Diga: Let's take a look at task 2 on your worksheet. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire qualquer dúvida com relação a vocabulário;
  • Pergunte: What do you have to do? (Idealmente, os alunos dirão algo como Choose the option that represents what the podcaster is saying);
  • Para a letra A, toque (2 vezes) o podcast do início até 0:27;
  • Para a letra B, toque (2 vezes) o podcast de 0:36 até 0:44;
  • Para a letra C, toque (2 vezes) o podcast de 3:12 até 3:20;
  • Para a letra D, toque (2 vezes) o podcast de 15:30 até 15:41;
  • Diga: Compare your answers in pairs. Tell your partner why you've chosen these options.
  • Dê um minuto para que os alunos comparem suas respostas e corrija a atividade.
  • Ao final de cada letra, pergunte: How did you know the podcaster was (a) introducing the episode/(b) giving a personal example/(c) starting an interview/(d) ending the episode?
  • Escreva as expressões em negrito (no quadro) e pergunte aos alunos se eles conhecem outras formas de dizê-las;
  • Escreva algumas das respostas dos alunos no quadro.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Esboçar um episódio de um podcast sobre algum tema relacionado à ciência.

Expectativa: Que os alunos consigam criar um esboço do programa que vão criar. Não espere, neste momento, que eles escrevam o script do programa, uma vez que esse será o homework assignment.

Orientações: Peça aos alunos: Sit in groups of 5;

  • Diga: Let's take a look at task 3. Could anybody volunteer to read it, please?
  • Tire possíveis dúvidas e dê exemplos para cada um, se necessário.
  • Dê de 5 a 7 minutos para que os grupos trabalhem e monitore o processo enquanto isso;
  • Ao final do tempo, diga: Let's share some ideas! e ouça algumas ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos percebam o quanto aprenderam durante aula com relação ao gênero podcast.

Orientações: Se tiver tempo o bastante, coloque a pergunta no quadro (What have you learned today?) e deixe que os alunos respondam livremente. Caso contrário, vá direto para a leitura do slide com eles e peça que deem exemplos, sempre que possível.

Finalmente, caso queira levar o projeto do podcast adiante, passe o homework para eles.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Dimensão cultural do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano